A exemplo da metodologia 5S, que é um programa de gestão de qualidade empresarial, a limpeza e organização do ambiente de trabalho contribuem para o desempenho dos times. Equipes de alto desempenho tendem a ter maior satisfação e engajamento, devido ao sentimento de ser útil e produtivo.

Identificamos algumas práticas que podem auxiliar nesse ponto, respeitando condições dos modelos de trabalho HO, híbrido ou presencial. Veja abaixo:


Melhores práticas identificadas


  • Conscientização sobre responsabilidade de ambientes comuns

Ambientes comuns serão tão agradáveis quanto o nível de atenção à boa convivência dos seus participantes. Isso inclui atenção à manutenção da limpeza dos ambientes. Cuidado que pode ser incentivado com a disponibilização de mini kits de limpeza, por exemplo. 


Sim. “Melhorou bastante em relação ao que era; mas, ainda temos problemas na gestão do horário para limpeza no setor (disponibilidade de pessoal nos dias em que podemos ceder a área para limpeza); além disso, muitos colaboradores não se conscientizam com relação à manutenção da limpeza, principalmente nas áreas comuns; como banheiros.”

Sim. “O que não é adequada é a postura de algumas pessoas largando copo, papel de bala para as pessoas responsáveis pela limpeza tirar.”

Não. "A estação de trabalho nunca é limpa. Acredito que se nos fornecessem material adequado para a limpeza de telas e teclados poderíamos fazer isso nós mesmos."

Não. "AS PAs de trabalho do CS não são limpas, o chão é limpo esporadicamente. Os banheiros precisam ser higienizados com maior frequência, e seria interessante uma campanha de conscientização dos usuários para colaborar com a manutenção da limpeza."

Não. "As vezes sinto que as estações de trabalho deveriam receber uma atenção melhor, ou ter materiais disponíveis para cada um limpar a sua mesa"

Não. "Pois os colaboradores não fazem o mínimo que cada um deve fazer pra manter a limpeza do ambiente!" 

Não. "Vejo que mesmo com muita orientação as pessoas tem muita dificuldade em manter a organização e limpeza das áreas, temos que mudar o nível de cobrança."

Sim. "Sim, aplico o 5S"

Sim. “[Nome] faz um trabalho excelente, porém os colegas deixam muita sujeira na cozinha.”


  • Refletir com o time sobre a relação entre produtividade x limpeza do ambiente (aplicar em HO)

Independente do modelo de trabalho (HO, híbrido ou presencial), a limpeza precisa ser considerada. Muitas pessoas já possuem a consciência e vivem a realidade de boa qualidade de ambiente de trabalho por fazerem suas organizações e limpezas. Outros precisarão de orientação e conscientização. Sabemos que não há como a empresa garantir qual será a realidade da casa de cada um, mas é possível orientar e esclarecer as vantagens envolvidas.


Sim. "Importante para se manter o ambiente produtivo"

Sim. “Sempre tento manter meu espaço de trabalho limpo e organizado, como nunca trabalhei no escritório não sei como é, mas acredito que seja limpo e organizado também.”

Sim. “Eu sempre limpo e organizo minha casa para ficar num ambiente de trabalho mais gostoso.”

Sim. “Estamos de home office, mas a prática de organização se aplica tb no meu atual ambiente de trabalho. E isso ajuda muito a manter o foco no que é realmente necessário” 

Sim. "Sim, como fico remoto é a primeira tarefa do dia "limpar o ambiente"."

Sim. "Ambiente de trabalho limpo e organizado e muito mais facil e rápido para se executar as tarefas"


  • Gestão de horário/agenda de limpeza para não impactar o trabalho

A organização para a limpeza é fundamental para fazer com que a mesma seja efetiva para os habitantes desses espaços. Identificar o horário de maior fluxo de pessoas e interditar somente metade do local para a limpeza podem ajudar no fluxo de higienização


Sim. "Mas pode melhorar. Passar o aspirador e limpar as mesas antes dos funcionários chegarem, deixa mais agradável. Não é interessante chegar às 7h e pegar o barulho do aspirador, ou não ter a mesa limpa porque você já está lá. 

Limpar o banheiro em horário de volta do almoço também deveria ser proibido. Isso deveria acontecer antes das pessoas voltarem do almoço. Entendo que os horários das limpezas que "não dá para fazer com os funcionários lá" dever ser revistos."

Sim. “porém é feita sem planejamento, como limpeza do vidro de portas no horário de pico (como início de expediente, saída para o almoço, etc). além disso com frequência é ligado o aspirador antes da 19h, o que está dentro da faixa do horário de trabalho flexível.”

Não. "O ambiente de trabalho vive sujo pois as pessoas da limpeza mal passam no setor."

Não. "Não tem horário para limpeza dos banheiros do prédio. A sensação que dá, é que ficam o dia inteiro limpando, o que não seria ruim, se durante a limpeza pudéssemos usar. Não conseguimos usar os banheiros quando precisamos."

Sim. "Sim, mas o grande problema são as pessoas que não tem educação, principalmente nos sanitários masculinos. Se a limpeza completa (Lavar, ensaboar, esfregar) nos sanitários pudesse ser reforçada para 2x na semana, seria melhor."

Sim. "A limpeza é excelente. Sugiro apenas uma llimpeza extra no meio/final da tarde por conta dos cachorros."



Sentimento identificados


Limpeza funciona bem

Sim. "Sim, inclusive a [Nome], moça responsável pela limpeza do 12° é muito competente e caprichosa." Trinus

Sim. "Funcionária [Nome] da unidade é muito caprichosa na limpeza da unidade."

Sim. “a pessoa responsável pela limpeza é muito cuidadosa.”

Sim. “Muito! A [Nome] é muito caprichosa, além de manter o ambiente limpo cuida de todos com a maior atenção!”

Sim. “Nessa parte sempre foi bem limpa, sempre teve funcionários adequados pra poderem manter a limpeza, seja no ambiente de trabalho, como os banheiros, copa etc”

Sim. "Sim sensacional. O trabalho feito em São Paulo pela [Nome] é realmente espetacular. Muito competente no que faz. Educada e detalhista. Ela nos ajuda demais no dia a dia mantendo tudo limpo e organizado."

Sim. “A limpeza melhorou 100% depois que a colaboradora [Nome] assumiu o andar, antes a limpeza era muito insatisfatória. Além de ser uma ótima profissional, é uma pessoa muito educada, discreta e simpática. Torço para que ela permaneça durante muito tempo conosco.”

Sim. “Completamente! Com a admissão da colaboradora [Nome], a sede ficou visivelmente mais limpa e organizada!! Estamos muito satisfeitos com o trabalho exercido por ela.”