A sensação de dever cumprido está relacionado com a maneira como as pessoas gerenciam suas obrigações. Mais do que fazer um grande número de entregas, sentir que uma meta ou objetivo foi alcançado pode ser combustível para um maior envolvimento e engajamento. A liderança deve servir de apoio para os colaboradores desenvolverem suas habilidades de autogerenciamento e buscar cada vez mais aprimorar a capacidade de planejamento e execução. Além disso, o trabalho em equipe favorece o funcionamento correto da "engrenagem" e permite o alcance dos objetivos macro da organização, transmitindo a sensação de dever cumprido. 


Melhores práticas identificadas


  • Estratégia de organização de processos

A produtividade e cumprimento de tarefas não necessariamente estão relacionados ao volume de atividades executadas. A organização e priorização de demandas permitem aumentar o desempenho. Apostar em estratégias e metodologias de gestão de processos favorecerá o alcance dos resultados e transmitirá o sentimento de cumprimento das demandas. Exemplos práticos: utilização da metodologia ágil, PDCA ou até decisões simples como permitir um dia inteiro sem reuniões.


Sim. "Sempre penso que poderia ter feito algo, ou estudar algo, pensado mais. Ao definir uma tarefa ou lembrete fica mais fácil de cumprir ou definir prioridades mas quando não marco ou não defino essa tarefa acabo não cumprindo na maioria das vezes"

Sim. "Mantenho um Plano de Ação alinhado com a diretoria e priorizo minhas entregas baseadas no Plano definido. Dessa forma cumpro meu dever além de realizar entregas relevantes com valor para a companhia e superar as expectativas."

Sim. "Sim, principalmente por trabalharmos dentro do [EMPRESA] guiados por KPIs e objetivos claros, que ajudam a direcionar o caminho que devemos seguir."

Sim. "Atualmente depois que adotamos um dia sem reunião está mais fácil levar o dia-a-dia projetos e as reuniões, mas anteriormente era bem complicado"

Não. "Infelizmente o volume de atividade simultâneos e com a mesma prioridade, atrelado a enorme falta de processos me impede de ter um sentimento diferente."

  • Apoio da liderança

Por meio de feedbacks, reuniões e canal de comunicação aberto com a liderança, é possível fortalecer o alinhamento de expectativas dos colaboradores em relação as suas entregas e tarefas. O papel da gestão é apoiar e auxiliar na organização de rotinas para que os colaboradores desenvolvam habilidades de gestão de entregas, ao passo que a sensação de objetivos alcançados e dever cumprido tornam-se presentes.


Sim. "Constantemente temos reuniões com nossos líderes para alinhar nosso desemprenho e receber feedback, para sempre alinhar nossos deveres, entregas e resultados"

Sim. "Procuro manter uma comunicação alinhada com a minha liderança."

Sim. "Sempre busco um feedback do meu gestor em questão dos desafios propostos e cumpridos, nas minhas atividades para certeza de que o meu sentimento de dever cumprido corresponde com as expectativas e até o momento obtive retornos positivos"

Sim. "Por enquanto acredito que sim, no meu "1:1" eu recebi feedback positivo."

Sim. "Sim e tenho o feedback diário do meu Gestor positivamente."

Sim. "Na maior parte do tempo sim, tenho um bom alinhamento das demandas com o meu líder, dessa forma fica claro que tenho de entrega semanalmente. Contudo sinto que ainda estou aprendendo várias coisas e poderia desempenhar meu trabalho melhor."

Sim. "Acredito que sim graças aos feedbacks recebidos"


  • Trabalho em equipe

É preciso que haja cooperação e alinhamento para que os objetivos da organização sejam alcançados. É natural que as demandas se correlacionem, seja dentro do mesmo setor ou em setores diferentes, portanto, a sensação de dever cumprido, muitas vezes, está diretamente relacionada à qualidade do trabalho em equipe.


Sim. "Sim, quando o dever não possui dependência de terceiros. Muitas vezes, por conta da dificuldade de ter retorno das pessoas e encaminhar alguns assuntos, tenho a sensação de que não consegui cumprir determinada meta."

Sim. "Eu acredito que sim, mesmo tendo a sensação que as outras pessoas não priorizam tanto as minhas solicitações."

Sim. "Sim, essa é uma meta pessoal! E sei que cumprindo meu dever, não deixo meus parceiros do lado na mão."

Não. "As vezes na falta de um acompanhamento de outros membros da equipe a impressão a que fica é que não saiu 100% ou as entregas foram feitas porém poderiam ter uma qualidade maior caso houvesse uma união maior."

Não. "Eu acredito que o sucesso de um time é composto por todos "cumprindo o seu dever". Em alguns momentos, colegas do time não ajudam como necessário, e, diante de um trabalho em cadeia, em que a qualidade do trabalho do colega afeta o meu trabalho, fica difícil ter missão cumprida no final. Mas, ainda assim, sinto que fazer o melhor que posso é a única saída diante de cenários como este."

Sim. "Sim, como o nosso principal objetivo são as metas mensais, acredito que todo o esforço de trabalho junto aos times, é feito com base nesse objetivo, que é trabalhado diariamente, a fim de alcançar a meta mensal, trimestral e anual."


Sentimentos identificados


Sobrecarga

Não. "Não, as demandas entram de forma desorganizada, sinto que estou apagando incêndios todos os dias"

Sim. "Sim, apesar da alta demanda de atividades, sinto que estou efetuando as entregas e ajudando o time quando necessário também, às vezes até me sobrecarregando para isso."

Sim. "Sim. Porém acho que poderia fazer mais se não fosse o acúmulo de funções que venho desempenhando mas creio que esteja atendendo bem."

Não. "As vezes eu sinto que tenho mais carga de trabalho do que tempo. Apesar de quando vou mostrar os resultados, eles estão bons e mostram o contrário: que com o tempo que tenho, estou lidando bem com a carga de trabalho recebida. Vez ou outra vem aquela sensação da síndrome do impostor. Acredito que é mais uma sensação pessoal do que a realidade."

Sim. "Depende muito do estado de espirito do dia, tem dias mais motivados e produtivos e outros menos, fora a sobrecarga não permitindo que de tempo de fazer tudo que precisa ser feito. Mas no geral, acredito que consegui cumprir meus deveres"

Não. "A alta demanda de trabalha acaba dificultando muito a qualidade no trabalho, porém vejo que essa questão irá melhorar com a entrada de novos colaboradores na família."

Sim. "Sim, porém, sinto que estou sobrecarregada com tantas atividades sendo e a serem feitas. "

Não. "Com muita demanda e pouco braço, muitas vezes acabamos só apagando o fogo e resolvendo as urgências."


Insegurança

Sim. "Eu sempre ando com a síndrome do impostor ao lado. Por diversas vezes achei que não seria possível, que não iria conseguir, mas com o suporte das lideranças e dos meus pares, consegui entregar além do esperado, mas nem do que minha gestão esperava, mas sim, a minha própria expectativa. Está sendo incrível ser desafiada para ir além e alcançar tudo o que desejava."

Não. "Sinto que estou tendo muita dificuldade em compreender e executar tarefas que nunca fiz anteriormente, tenho medo de perguntar, mas estou melhorando essa questão e deixando a timidez de lado, para poder aprender mais!" 

Não. "As vezes a insegurança faz eu não estar satisfeito com o que entreguei."


Positivo

Sim. "Sim, e a sensação de realização é maravilhosa <3"

Sim. "Fico bem confortável e feliz em dizer que considero que cumpri meu dever dentro das funções desempenhadas no meu trabalho."

Sim. "Me sinto bem, quando cumpro com minhas tarefas e da forma mais profissional possível. Esse sentimento é único e me motiva a fazer melhor da próxima vez."

Sim. "Estamos crescendo e com isto, crescem os desafios. Mas me sinto realizado na [Empresa] e com uma sensação de cumprimento do meu dever. Estou feliz demais por fazer parte da [Empresa]."