Manter as metas alinhadas aos objetivos dentro da organização é um desafio constante. Isso porque é necessário que as metas gerais, muitas vezes definidas pela diretoria ou alta liderança, sejam elaboradas levando em consideração os objetivos em comum de cada área, a fim de evitar o conflito de interesses. Além disso, é papel da liderança cascatear as metas em objetivos alcançáveis para suas respectivas equipes, utilizando uma comunicação ampla e clara.


Melhores práticas identificadas

  • Definição de metas desafiadoras e tangíveis

É importante definir metas que tragam o desafio para equipe sem que deixem de ser tangíveis. Isso traz a motivação necessária para que as pessoas se sintam desafiadas a alcançar o objetivo. Se existem metas fora do alcance da equipe o resultado tende a ser inverso, provocando desmotivação e frustração. Portanto, é necessário fazer um acompanhamento junto à liderança para rever a estratégia e a necessidade de possíveis novas contratações ou realocações para demandas.


Sim. "Contudo... As vezes as metas parecem ser muito forçadas, o que pode causar certo desânimo nos colaboradores, principalmente os ligados diretamente ao processo produtivo."

Não. "Há metas corporativas alinhadas aos macro objetivos estratégicos, mas falta tangibilização e desdobramento disso para o nível de atuação mais tático, de forma a termos uma melhor avaliação de desempenho"

Sim. "Sim, as metas são estabelecidas de acordo com nossa produção, são baseadas nas oportunidades, e são metas se acompanhadas e feitas com um trabalho sério e dedicação são metas super atingíveis."

Não. "Tenho a impressão que traçamos metas muito agressivas, que não correspondem a realidade atual ou prospecções mais realista de crescimento. Não posso afirmar se isso vai ou não de encontro aos nossos objetivos, pois eles não são claros para mim."

Sim. "Sim. Metas alinhadas aos objetivos sim. Mas metas tangíveis dada as possibilidades da área, é um ponto que precisa de melhoria. Entra em nossa meta algumas situações que o time, previamente, leva seu olhar e entendimento informando que é algo muito longe da realidade. Mas a meta se mantem, o que acaba interferindo o resultado individual."

  • Clareza na comunicação de metas e objetivos

Após a definição das metas e objetivos, é importante comunicá-los de forma clara e acessível para que todos os colaboradores consigam evoluir na mesma direção. Metas bem disseminadas contribuem para que os objetivos trabalhados no dia a dia sejam condizentes com as metas.


Não. "Respondi não porque não sei as metas e objetivos da empresa. Inclusive, sinto falta de reuniões gerais mais frequentes para entender onde estamos, onde queremos chegar e como estamos trabalhando para fazer acontecer"

Não. "A empresa deveria ter as metas mais difundidas a todos, e estar revendo/revisitando estas metas toda semana. Meta deveria fazer parte do dia a dia da empresa."

Não. "Onde posso ver as metas da empresa? Estão disponíveis em algum lugar além de um rápido slide falado na reunião mensal? Como podemos tornar isso visível para todos durante todo o tempo?"

Não. "A falta de comunicação interna faz com que as áreas não tenham um objetivo único para a empresa como um todo"

Sim. "Tem, mas a aplicação destas metas é bem desorganizada... passam meses na área de negócios, quando chega para o time de desenvolvimento, está em cima da hora e cheio de bloqueios." 

Sim. "Aparentemente sim, mas a visibilidade delas, bem como a evolução do desempenho, precisa ser aperfeiçoado."

Sim. "Para mim é claro o que queremos entregar e como queremos fornecer os serviços aos clientes. Contudo, acho que seria interessante para todos nas reuniões (agora trimestrais) ter um posicionamento do atual momento que a empresa está passando, por exemplo, atualmente está tendo diversas contratações no suporte, mas estamos passando por uma época de expansão do time tech apenas? Qual a meta de expansão? Ideias nesse sentido."

Sim. "Sim, temos metas alinhadas ao objetivos e sempre temos explicações sobre."

  • Impedir o conflito de interesse entre áreas

É importante levar em consideração as diferentes áreas e suas diferentes metas, assim evita-se que os objetivos entrem em conflito durante o dia a dia. A construção das metas em nível micro deve levar em consideração as diretrizes e objetivos macros da organização, este olhar estratégico já favorecerá o alinhamento entre as equipes. Além disso, a clareza entre os objetivos de cada área se faz fundamental no relacionamento entre as mesmas, uma vez que, embora sejam áreas diferentes, estão trabalhando para o mesmo objetivo.


Não. "Estamos caminhando para atingir isso, mas no cenário atual ainda temos muito a melhorar em respeito a definição de metas claras que conectam toda a companhia aos mesmos objetivos. Por isso minha resposta é "Não"."

Não. "As metas são criadas aparentemente sem ter noção do todo e pensando nas áreas e equipes isoladamente. Isso faz com que as equipes trabalhem separadas e pensando no seu próprio ganho e que o produto fique em segundo plano."

Não. "Parece que as áreas têm metas individuais e por isso, acabamos "ferindo" a estratégia de outro canal por não conhecer a fundo."

Não. "Em partes, muitos dos projetos não tem um olhar estratégico. São iniciativas das áreas para melhorar seus próprios indicadores. Ainda falta coesão estratégica entre os times, principalmente em pequenos projetos do dia a dia."

Não. "São definidos os objetivos, mas há confusão por parte dos colegas para definir as metas. E quando conseguem, esquecem que vários times são dependentes uns dos outros, já que somos uma unidade, e não várias empresas embaixo de uma bandeira. Logo, temos objetivos que são alcançados nos "tancos e barrancos" por falta de união, envolvimento dos times e definição de metas por poucas pessoas. É normal produtos ter seus objetivos alinhados com níveis mais altos, mas que ficam travados em um nicho, quando chegam para os times, ou chega torto ou chega em cima da hora, querendo pra ontem algo que ficou 6 meses ou até mesmo mais sendo "processado"."

Sim. "Acredito que as metas estão bem alinhadas com o objetivo de cada funcionário, pelo menos para a área comercial, pois sabemos onde estamos, onde queremos chegar e como queremos realizar isto. Criando estratégias, planos de ações e tendo um olhar clínico aos nossos diagnósticos."


Sentimentos identificados


Metas alinhadas aos objetivos trazem o sentimento de engajamento

Sim. "As metas estão bem alinhadas com o objetivo que é evolução e aprimoramento. Temos um grande trabalho pela frente, mas com o sentimento de que estamos todos remando na mesma direção e empenhados a não desistir ate que o objetivo seja alcançado."

Sim. "Acredito que sim e, inclusive, esse foi um dos motivos que me fez ficar apaixonade pela empresa. Saber que eu acordo todos os dias, ligo o notebook e tenho um propósito totalmente alinhado ao da empresa para qual eu trabalho é algo que me deixa muito feliz, satisfeita e grata."

Sim. "Falta fazer um maior desdobramento de metas para todas as camadas da empresa. Assim conseguiremos fazer com que todos saibam quais os impactos de suas atividades/processos nos objetivos da empresa, gerando maior engajamento."