A realização profissional de cada colaborador é um sentimento pessoal. Porém, a empresa pode tomar algumas ações para favorecer e aflorar essa sensação na equipe. Entre essas ações, identificamos as práticas de construção de um plano de carreira, plano individual ou metas, para que os colaboradores enxerguem o caminho e seu desenvolvimento. Durante essa jornada, algumas necessidades de captação e formação podem surgir. Se tiver a possibilidade, a empresa deve investir no desenvolvimento profissional dos seus colaboradores, seja por treinamentos, mentorias ou formações específicas. Esses aspectos somados à autonomia e cultura de protagonismo são alavancas do sentimento de realização profissional dos times.


Melhores práticas identificadas

  • Plano de carreira / PDI / Metas individuais

A realização profissional passa pelo sentimento de evolução em busca de alcançar objetivos. Para isso, é importante         que o colaborador tenha metas definidas, sejam elas oriundas de um plano de carreira ou de um plano desenvolvimento individual alinhados ao objetivos da empresa. Quando alcançadas e trabalhadas, as metas são importantes referências no caminho do desenvolvimento em busca do sentimento de realização.


Sim. "Sigo fielmente o Plano de Carreira que tracei a anos. Sei que ainda posso ir mais longe, contribuindo para o crescimento das pessoas e consequentemente da empresa, e tudo tem acontecido conforme planejado."

Sim. "Sim, assim que entrei e passei do periodo de experiência, já foi definido um plano de carreiras em conjunto comigo."

Não. "Ainda estou definindo metas de carreira e pontos de oportunidade. Amo o que faço, mas preciso definir para onde ir, especialmente quando mais de uma área me interessa."

Sim. "Minha resposta seria na verdade Sim e Não. Porque eu faço o que gosto e tenho colegas de trabalho incríveis. Mas não fica claro o que precisamos fazer para por exemplo, ser promovido(a) de Assistente para Analista e Coordenador, ou até mesmo as mudanças de Júnior, Pleno e Senior. Não tem plano de carreira, então entramos aqui sem saber até onde podemos chegar. "O plano de carreira é um conjunto de objetivos, metas e ações que ajudam um profissional a se destacar em longo prazo. Ele serve como um direcionamento para o crescimento na profissão, permitindo que o indivíduo alcance cargos maiores e mais estáveis dentro do ambiente de trabalho."

Não. "Realizada ainda não, a minha meta é ser uma analista Sênior, mas gosto do que faço e do meu trabalho."

Sim. "Sim, acredito que a liberdade e aprendizado que a [Empresa] nos proporciona, é bem gratificante. Porém, gostaria de enxergar um plano de carreira bem mais estruturado, como por exemplo, próximos passos documentados, pois as poucas vezes que meu gestor mencionou, foi em reuniões 1x1, mas de boca a boca. Acho que facilitaria a visão do time, com relação a próximos passos, estratégias de crescimento e motivações."


  • Capacitação / Desenvolvimento

O sentimento de realização profissional perpassa pela perceção de domínio de trabalho e de conhecimento. Ter capacitações constantes favorece a percepção de evolução positiva e de crescimento pessoal e profissional.


Sim. "Ainda estou em processo de construção, realizando melhorias contínuas e melhorias com estudos para um plano de carreira. Estou subindo degrau por degrau, mas me orgulho muito da oportunidade de fazer essa escada na [Empresa]. Ao encerrar meu curso, pretendo dar segmento a mais planos e estudos."

Não. "Ainda não, porque apesar de já ter uma formação acadêmica meu objetivo é estudar mais, mas infelizmente não consigo pagar uma pós agora.

Não. "Acredito que posso render mais, se houver reconhecimento e mais treinamentos para que eu possa desenvolver mais todos os processos da empresa."

Sim. "A [Empresa] e os gestores estão me ajudando muito em atingir minhas metas profissionais, através de orientação, treinamento, feedback, mão na massa... E gosto muito dessa dinâmica de trabalho e sinto que estou crescendo."

Não. "Não, porque ainda não tenho conhecimento suficiente, estou buscando recursos pessoais para adquirir mais conhecimento. Única pessoa que motiva a evoluir dentro da empresa é meu coordenador, não sinto apoiado pela empresa ou RH para evoluir profissionalmente."

Não. "Não, pois acredito que lideranças do meu cargo não são bem remuneradas visto que colaboradores de cargos inferiores como por exemplo [cargo] tem a remuneração melhor que a nossa e possuem bem menos atribuição.

Entendo também que para melhores remunerações exigem maior nivel de estudo e por isso acredito que a [empresa], deveria retornar com o programa de incetivo a desenvolvimento educacional as lideranças visto que isso irá agregar muito valor para as duas partes."

Não. "Acho que eu poderia evoluir mais rápido se tivesse mentoria de outros profissionais com mais experiência."


  • Autonomia / Cultura de protagonismo

Ter espaço para atuar com autonomia é um dos fatores que identificados como relevantes pra a sensação de realização profissional. A liberdade de propor ideias, organizar a dinâmica de trabalho de acordo com o contexto vivenciado e ajustada às skills que possui são fatores que contribuem para a cultura de protagonismo e que aumentam a relação afetiva do colaborador com a empresa (o engajamento). Vale lembrar da importância de escopar níveis de amadurecimento para que a experiência se mantenha positiva.


Sim. "Na [Empresa] eu tenho muito espaço e autonomia para criar projetos diferentes e acho que isso contribui muito para a minha realização e crescimento profissional"

Sim. "MUITO realizada! E escrevo muito, em Caps Lock porque é nessa proporção que me sinto mesmo. Eu adoro trabalhar aqui, adoro a possibilidade que tenho de criar, errar, acertar e concretizar, tanto os meus sonhos como líder, quanto os da empresa e também, mas principalmente, dos membros do meu time!"

Sim. "Tenho bastante abertura dentro da minha área, consigo realizar e trazer ideias e meu time é muito alinhado com as expectativas e realidade do nosso dia a dia, o apoio mutuo também facilita em nosso cotidiano."

Sim. "Muito. A [Empresa] tem o correto nível de autonomia para que os profissionais se desenvolvam. Isto é excelente."

Sim. "A [Empresa] me traz desafios e também me dá autonomia para executar as ações que tenho que trazer resultados."


Sentimentos identificados


Desafios

Sim. "Atualmente sim, mas quero mais desafios e crescimento profissional para os próximos anos, tanto como pessoal."

Sim. "O desafio que encontrei na [Empresa], bem como as pessoas que trabalham aqui contribuíram para que alcançasse um novo patamar profissional."

Não. "Não tenho desafios e a oportunidade só fica na fala. Ela não se concretiza."

Sim. "A cada dia busco uma evolução, procuro aprender mais, compartilhar ideias, buscar opiniões com colegas de trabalho, hoje a [Empresa] nos proporciona uma desafio diário!"

Sim. "Sempre com novos desafios e oportunidades no time, resulta em constante crescimento profissional."

Não. "Ainda almejo novos desafios e novas conquistas para o meu perfil profissional."


Constante busca por evolução

Não. "Para alcançar esta realização preciso dar continuidade aos meus estudos, fazendo um mestrado, em seguida um doutorado, é para concluir, um pós-doutorado. Desta forma, sem sombras de dúvidas, estarei completamente realizado profissionalmente."

Não. "Não digo não de maneira negativa, mas sim como alguém que vê que ainda tem muito a crescer e aprender. Acho que conhecimento aplicado no profissional torna a pessoa realizada profissionalmente, por isso invisto em estudos sempre que possível!"

Sim. "Acredito que em termos profissionais ainda tem muita coisa que gostaria de aprender/experimentar, mas acho que atualmente a realização profissional vem do sentimento de estar no "caminho certo". :)"

Sim. "Minha função exige ao mesmo tempo conhecimentos que eu já tenho, como me incentiva a desenvolver minhas técnicas."

Sim. "Parcialmente. Acredito que posso buscar por mais conhecimentos, me aprimorar e com mais bagagem buscar uma melhor posição profissional."


Trabalhar com o que gosta

Sim. "Gosto muito do que faço e me sinto bem trabalhando na [Empresa], porem acredito que devido a minha experiência na área de TI poderia ser melhor aproveitado."

Sim. "Faço o que gosto, a posição que tenho hoje é adequada a minha bagagem e sei que tenho espaço para crescer."

Sim. "Sim, me sinto realizada porque atuo no área que eu gosto e estudei. Mas existem alguns caminhos que quero alcançar, alguns objetivos profissionais que almejo conquistar."

Sim. "Sim, pois estou em uma área que gosto e os jobs são de coisas que gosto de fazer. Além disso ter uma equipe unida e que se dá bem aumenta mais a realização e a motivação."

Sim. "Amo o que faço e faço o que gosto! Gosto de trabalhar com educação e tecnologia."

Sim. "Sou feliz com minha profissão, gosto do que faço, e tenho prazer em realizar minhas atividades. Hoje, me desenvolvo, buscando estar em outro patamar ! Bora pra cima ..."

Sim. "Sim. Gosto muito do que faço e busco me aprimorar ainda mais para crescer junto com a [empresa]!"