A infraestrutura adequada é o primeiro passo para o colaborador começar a desempenhar suas funções. Por isso, é importante zelar pela ergonomia, segurança e benefícios oferecidos. Esses fatores impactam na produtividade e qualidade das entregas, além de garantir conforto e saúde para o time. É importante também prestar atenção na qualidade e modernidade dos materiais, principalmente quando prezamos por segurança de dados e agilidade de entregas.


Melhores práticas identificadas

  • Ergonomia

Para garantir saúde e bem-estar dos colaboradores, é importante ficar atento às regras de ergonomia. Além do conforto, essas diretrizes trazem maior segurança e são aliadas da prevenção de acidentes. Caso você queira mais dicas sobre equipamentos e ergonomia, confira nossos outros artigos.


Não. "Atualmente tenho sentido falta de uma mesa ergonômica em meu home office. Gostaria de receber mais instruções sobre ergonomia, e também não sei se seria possível a empresa fornecer alguma parceria para os colaboradores terem desconto na compra de móveis."

Sim. "Mas poderia ter uma atenção melhor na parte de ergonomia.  Exemplo:  apoio para os pés pois aliviaria as pernas e criaria um equilíbrio melhor entre os pés e o encosto da cadeira, aumentando assim o controle sobre a coluna que deve estar sempre apoiada no encosto."

Não. "Acredito que podemos ter uma estrutura mais confortável para a ergonomia. Como suporte para notebook, teclado, segunda tela, etc."

Sim. "A minha infra está muito adequada desde dezembro, quando incluí uma nova cadeira para o trabalho. Escolhi uma ergonômica e isso fez muita diferença na minha rotina. O cansaço e dores sumiram em 2 semanas. Agora, solicitei ao meu gestor que me enviasse um dos monitores disponíveis na empresa. deve chegar em breve. Obrigada pelo apoio e empenho de todos para nosso conforto"

Não. "sinto falta de uma estrutura adequada de "bancada". Adaptei o espaço que tinha em casa da melhor maneira que pude, mas nos últimos meses venho sentindo bastante desconforto em termos de ergonomia."

Sim. "A infra tecnológica sim, a de cadeira e mesa poderiam ser melhor"


  • Auxílio para Home Office

Outra prática recorrente sobre infraestrutura é o auxílio para que os colaboradores possam montar um espaço de trabalho adequado em suas casas. Com a pandemia, um novo benefício tornou-se tendência entre as empresas que optam por modelos de trabalho híbridos ou remotos: o auxílio home office. Nele, são levados em consideração os eventuais gastos extras que os colaboradores possam ter para equiparar seu novo ambiente de trabalho em casa: aumento na conta de luz e internet, cadeiras, monitores, cabos, iluminação e itens periféricos e ergonômicos.


Não. "Como o home office chegou “do nada” e por “obrigação” diria que hoje a minha estrutura não é das melhores, pois falta espaço para uma mesa adequada e uma cadeira confortável, por exemplo. Sei que a [Empresa] fornece cadeira, mas hoje ela não cabe onde trabalho então diria que não tenho uma estrutura adequada. Não é algo que atrapalhe o meu dia a dia, mas sinto que à longo prazo poderá ser uma questão. No paralelo, acredito que seria importante termos um auxílio para home office porque a grande maioria teve que aumentar os planos de internet pra dar conta das vídeo chamadas, além do aumento significativo da conta de luz."

Sim. "No modo geral sim, porém, trabalhando em home office sinto muita falta de uma cadeira confortável, uma sugestão talvez, seria dar uma ajuda de custo para compra de uma cadeira para os funcionários."

Não. "Atualmente, em decorrência do Home Office a minha estrutura não é a mais favorável. Não recebemos um apoio financeiro da empresa relacionado a gastos de Internet e Luz, no entanto, precisamos garantir uma boa conexão para atuação no dia a dia. Além disso, não recebemos orientações e apoio quanto a ergonomia no cenário de Home Office."

Sim. "Entretanto, se possível, seria interessante uma ajuda de custo para o home office"

Sim. "Recebi uma máquina nova para trabalho e achei isso fantástico. Por enquanto estou de Home Office e a [Empresa] se preocupou em disponibilizar equipamento, mas eu já tenho mesa e cadeira ergonômica e não aceitei. Gosto dessa preocupação e me faz sentir pertencente do negócio."


  • Qualidade e modernidade da infraestrutura

A infraestrutura adequada gera qualidade e velocidade nas entregas dos colaboradores. É importante manter os equipamentos utilizados no dia a dia sempre atualizados e em boas condições. Além disso, processos que envolvem acessibilidade como VPNs e liberação de sites, devem ser sempre atualizados e comunicados com frequência.


Sim. "Mas vejo pessoas no meu time com computadores muito defasados em comparacao ao meu, causa muito atrasado ao desenvolveer software"

Sim. "Equipamentos, software, sistemas, equipe de TI, ferramentas tecnológicas, tudo de última geração, a infraestrutura é excelente!"

Sim. "os notebooks poderiam melhorar, ja estão bem antigos"

Sim. "Porém, acredito que a configuração da minha máquina (CPU) não é suficiente para rodarmos todos os programas que necessitamos no dia a dia. De modo que, além dos sistemas da companhia estarem muito lentos nos últimos tempos, até programas como WORD e EXCEL são lentos em meu PC."

Não. "Equipamentos de trabalho (internet, notebook, fones de ouvidos) obsoletos e velhos."

Sim. "Muito bem amparado tecnologicamente."

Sim. "Porém, a VPN trava em algumas ocasiões e atrapalha"

Sim. "Às vezes a VPN tem uma instabilidade, porém logo é resolvido. O computador oferecido é muito bom."

Sim. "O principal desafio está relacionado a acessos que sempre ficam mudando ou param de funcionar. Provavelmente, devo abrir um chamado por semana para VPN, liberação de sites que já havia solicitado e tinha liberação, bloqueio de páginas [da empresa]."


Sentimentos identificados


Infraestrutura adequada ajuda na produtividade

Sim. "Trabalho com um notebook. Como minha visão, principalmente a direita é muito prejudicada, meu gerente me forneceu um bom monitor com tamanho e resolução adequadas. Assim não tenho dificuldades. Tem hora que sinto falta de um pouco mais de memória, mas o notebook é ótimo. O mouse e teclado são meus, mas por opção."

Sim. "Trabalhar em casa trouxe muitos benefícios pra mim e os equipamentos disponibilizados pela empresa tornam o trabalho bem confortável e produtivo."

Sim. "Temos a disposição um ambiente com Internet rápida, equipe de T.i. pronta para auxiliar e máquinas de qualidade disponíveis, além de monitores de qualidade."

Sim. "Temos tido uma melhora com ferramentas mais adequadas, como recentemente foi me enviado um notebook com melhor desempenho e performance, assim podendo melhorar minhas atividades com eficiência e rapidez.[...] Estamos no rumo certo!"

Sim. "Confesso que até mais do que necessário, a infraestrutura disponibilizada pela empresa é excelente, nos proporciona inclusive uma qualidade de vida no ambiente de trabalho excepcional."



Desconforto por ter que usar equipamento pessoal

Não. "É muito complicado ter que usar seu celular pessoal para realizar as funções da [Empresa]. Salvar fotos, se comunicar no whatsapp, comprometer a memória e compartilhar a tela com o seu whatsapp pessoal as vezes é constrangedor."

Não. "Tenho que utilizar meu computador pessoal, que não está bom, e isso acaba prejudicando o andamento do trabalho."

Não. "Meu computador pessoal está dando problema e não tenho outro equipamento."

Não. "Uso meu celular pessoal para coisas do trabalho."

Não. "Uso meu notebook próprio e ligo para os franqueados do meu celular colocando o número restrito."

Sim. "mas os recursos ainda são limitados , headphone, cadeiras ou qlq necessidade tem que ser providenciado pelo funcionário."

Não. "utilizo o note da minha esposa, ainda não tenho a minha maquina própria."