A partir do conceito de engajamento, que é a ligação afetiva do colaborador com a empresa, fica fácil o entendimento da importância do senso de pertencimento e da clareza na relevância do colaborador para o negócio. Como sugestão, verifique se a empresa segue os seguintes pontos: planejamento estratégico da organização; atuação da liderança na comunicação e definição de como alcançar o planejamento estratégico; e por fim, a acessibilidade dessas informações e formalização de responsabilidades e metas.



Melhores práticas identificadas

  • Estratégia da empresa

É importante que as empresas tenham um planejamento estratégico estruturado e uma boa definição de diretries organizacionais. Através destas definições será possível cascatear e esclarecer papéis, responsabilidades e metas por times e individualmente. Uma empresa que não tem clareza a respeito dos seus objetivos não conseguirá transmitir segurança, senso de importância e pertencimento aos seus colaboradores.


Não. "Os objetivos de negocio da empresa não são tão claros, e algumas tarefas parecem ter pouca relevância."

Sim. "Está claro através de OKR, KR, KPI, plano de ação e alinhamento estratégico"

Não. "Eu entendo meu papel como área, e por termos o foco em excelência de serviço e produto, mas não é claro os objetivos do negócio, qual a missão a curto, médio e longo prazo para que eu possa contribuir com o resultado."

Não. "Somente sei o meu papel nos projetos em desenvolvimento, mas em termos de negócio do que o projeto representa em um todo para a empresa, dificilmente temos esse compartilhamento de informação."

Sim. "Sim, mas é bem complicado. Eu entendo porque eu vou atrás, mas não vejo que as pessoas estão recebendo objetivos claros para o negócio. Me incomoda que as metas da empresa são setorizadas. Não é dada a oportunidade para outros setores da empresa atuarem em metas além da meta "entregue" para aquele setor da empresa normalmente."

Sim. "A empresa está em processo de desenvolvimento em relação ao alinhamento estratégico entre todas as areas e pessoas. A comunicação transparente e em tempo é fundamental pra isso. Além da definição clara dos objetivos que sejam SMART e compartilhados com todos. Ainda percebo dificuldade nas definições de prioridades."


  • Papel da liderança e comunicação

Envolver a liderança é fundamental no processo de engajamento dos colaboradores em relação às suas metas e objetivos macros da organização. Cabe aos líderes cascatear as informações estratégicas da empresa para suas equipes, bem como auxiliar seus liderados com o acompanhamento das metas alinhadas à organização.


Sim. "Toda meta lançada nossos lideres traçam uma trajetoria para seguirmos! Com isso conseguimos alcançar tudo proposto!"

Não. "A equipe precisa de mais feedbacks com os reportes sobre os objetivos traçados pela cia e o que o nosso trabalho impacta nesses objetivos. Estamos num ritmo que trabalhamos, entregamos mas não sabemos se esta de acordo com o esperado."

Sim. "Entendo sim, sempre foi bem apresentado esse papel pela liderança."

Sim. "Eu entendo o meu papel, mas seria importante o gestor deixar claro o que espera."

Sim. "Minha liderança faz alinhamentos nítidos sobre o que esperam de mim e da área onde atuo."

Sim. "Entendo bastante e tenho uma liderança que me passa a segurança que preciso para entender o meu papel."

Sim. "A liderança consegue cascatear a estratégia da empresa e assim nos mostrar o papel de cada um para atingi-la."

Sim. "A comunicação da gestão em relação a isso é muito importante, transparência é o ponto forte da [Empresa]."


  • Clareza das responsabilidades do cargo e definição de metas

Definir as responsabilidades de cada colaborador a partir da estratégia da empresa é essencial para que a pessoa entenda seu papel na organização. A definição de job descriptions é um grande passo para trazer essa clareza. Além disso, é possível utilizar um sistema de metas para trazer maior clareza sobre objetivos da empresa.


Não. "Eu entendo o papel da área para a empresa, mas gostaria muito de ter um direcionamento sobre a minha função de forma específica. Ter um job description seria demais, mas eu acho que já está sendo construído."

Sim. "está claro nos objetivos da tribo e nos OKRs trimestrais."

Sim. "Converso com a equipe para que eles entendam que o papel de cada um é fundamental para alcançarmos a meta de forma geral, para que eles tenham mais envolvimento e responsabilidade em suas atividades no dia a dia."

Sim. "Sim ...tenho sempre atingindo minhas metas...e valorizo a empresa onde trabalho"

Sim. "Sim. Consigo perceber muito claramente o papel de cada colaborador que faz parte do nosso quadro de funcionários.

E por perceber a importância do meu papel na empresa que tenho dado o meu melhor e buscado me atualizar e melhorar como profissional."

Sim. "ter clareza sobre os papéis e responsabilidade são fundamentais para alcançar os objetivos do negócio."

Sim. "Mas, confesso que, ás vezes, há confusão na atuação do foco que está sendo dado, da estratégia definida e, principalmente, na definição dos papéis e responsabilidades"

Sim. "Entendo como o meu papel é importante para alcançar os objetivos da empresa, mas sinto dificuldade em entender o impacto real dos meus resultados na empresa"

Sim. "Compreendo meu papel, inclusive meu gestor nos estimula a participar ativamente na criação dos OKRs."


Sentimentos identificados


A cultura de feedback favorece a clareza de papéis e responsabilidades dentro da organização

Sim. "Eu sou os olhos da empresa no cliente. Adoro mostrar meu potencial e receber feedbacks positivos. Adoro também receber os negativos, pois são neles que nos tornamos uma pessoa cada vez melhor."

Sim. "Através de muito feedback do time, como um todo, tenho entendido pouco a pouco o que é esperado de mim."

Sim. "Sim, meus gestores me dão o feedback e alinhamos o direcionamento, expectativas o obrigações, assim como os resultados esperados."

Não. "Não, ninguém nunca sentou falou comigo, sinto que falta mais feedbacks, eu deduzo o que seja, mas não tenho certeza, a liderança deveria ser mais próxima."


Reconhecer o seu papel nos objetivos das organizações promove engajamento

Sim. "Perfeitamente e isso deixa bem engajado pela importância do meu papel"

Sim. "Entendo perfeitamente e quanto a empresa confia no meu potencial para agregar valor e somar e assim alcançar seus objetivos."

Sim. "Isso me inspira e a cada dia temos novos desafios."

Sim. "Com certeza! A cada dia que passa eu vejo que meu propósito de crescimento, tanto pessoal quanto profissional, está extremamente alinhado com a [Empresa]."