A comunicação coesa das lideranças é papel fundamental para o desenvolvimento e clareza dos papéis dos colaboradores. Cabe à empresa fornecer diretrizes gerais de boas práticas para seus líderes e colaboradores, mas é papel da gestão prezar pela abertura, clareza e empatia nos momentos de fala e escuta dentro dos seus respectivos times.


Melhores práticas identificadas

  • Liderança acessível

A comunicação adequada da liderança com a equipe inicia com a abertura e acessibilidade. É necessário passar disponibilidade para os colaboradores a fim de criar um canal seguro e empático que tenha escuta para novas ideias, sugestões e alinhamentos.


Sim. "Sim, apesar de apresentarmos certo distanciamento por conta do home office, as lideranças são acessíveis e tentam ser sempre abertos e transparentes com os colaboradores"

Sim. "Sempre que preciso falar com alguma liderança, ela é prestativa, educada e solícita. Então, a comunicação flui de uma forma bem positiva."

Sim. "Há transparência bacana com a alta liderança da empresa porém diante do cenário de home office, gostaria que as lideranças diretas fossem ainda mais próximas para melhorar a produtividade de todos"

Não. "Sinto uma grande falta de comunicação na empresa, nos setores e também vindo dos gestores. Alguns não são acessíveis e isso inibe os colaboradores de tentar se comunicar e de compartilhar. Meu gestor prefere que eu fale diretamente com ele sempre, para não causar atritos, porém não sinto que meu gestor consegue passar adequadamente as demandas para as outras lideranças e muita coisa não anda, produtividade cai. Lembrando que ser gestor é diferente de ser líder, sinto que temos gestores e não líderes, líder comunica e escuta."

Não. "Em algumas instâncias as lideranças não possuem um canal claro e ágil de comunicação com todos os colaboradores, passando uma impressão de que priorizam apenas a comunicação com níveis mais altos da hierarquia das equipes, ou possuindo algum viés de que algumas pessoas não possuem pontos pertinentes a serem debatidos."


  • Alinhamento de estratégia de comunicação organizacional

É importante garantir que as lideranças sigam as mesmas diretrizes gerais de comunicação dentro da empresa. Assim, ruídos entre áreas são evitados, gerando um alinhamento da empresa como um todo.


Sim. " A minha liderança SIM, mas nas conversas de corredores da pra notar que nosso time é uma exceção."

Sim. "dentro do time sim, entre times ainda precisamos aprimorar pontos como transparência e facilitar o acesso à informação"

Sim. "A minha líder sim, mas vejo que isso ainda é um gap em outras áreas."

Não. "Acredito que falte alinhamento por parte de algumas áreas/líderes."

Não. " A comunicação direta (com meu superior imediato) acontece bem. Mas qualquer comunicação entre diferentes níveis e/ou diferentes áreas é um caos :/"

Sim. "De tempos em tempos, dependendo da necessidade, reuniões são realizadas com toda a equipe com informativos sobre mudanças/adaptações. E-mails também são encaminhados com novas diretrizes e conseguimos manter um alinhamento adequado entre todos da equipe."

Não. "As minhas lideranças mais diretas sim, mas tenho sentido ruído com a liderança de outro time. Enquanto trabalho com outro time, vi que uma pessoa está seguindo um direcionamento que eu não recebi (relacionado ao direcionamento do produto)."


  • Qualidade na comunicação

A comunicação de qualidade impacta diretamente processos e informações trocadas dentro da organização. É preciso prezar por melhores práticas, ter atenção ao papel de cada canal de comunicação disponível na organização e o tempo certo para anúncios e alinhamentos.


Sim. "Até onde consigo enxergar, sim. A comunicação é mesmo horizontal entre líderes e liderados. Mas isso não quer dizer que não tenha algo que precise ou possa ser melhorado. Sugiro que os líderes leiam o livro "comunicação não violenta" ou façam o curso de Inteligencia Emocional sugerido pela Inovação, pois infelizmente ainda temos alguns exemplos de comunicação inadequada nas lideranças. O controle emocional do líder é refletido no comportamento de sua equipe."

Não. "A liderança que estou hoje, sinto que falta uma comunicação mais eficiente, as coisas quando são ditas, é dito por cima. As instruções mudam muito rapidamente e nem todos da equipe estão cientes da mudança que ocorreu. As vezes você fica sabendo da mudança, quando está em uma reunião e quando é mencionado. Eu entendo que nem tudo iremos saber, mas quando falamos de processo, de objetivos (metas), todos precisam estar na mesma página."

Não. "Estou respondendo quanto a minha liderança imediata (coordenadora), acredito que a comunicação poderia ser muito melhor, clara e mais objetiva. Quanto a gerencia e etc a comunicação é excelente."

Não. "De forma alguma! Isso é algo que já havíamos cobrado! A falta de reunião com os colaboradores, a ausência de informativos de processos!"

Não. "muitas vezes as diretrizes não são claras e os colaboradores tem duvidas sobre seus objetivos"

Sim. "Sim, perfeitamente! Nas Weeklys sempre se comunicam super bem, de forma clara. E quando tenho alguma dúvida sempre me atendem com a informação que preciso."



Sentimentos identificados


Transparência

Sim. "Acredito que a comunicação pode melhorar. Ser mais transparente.

Esse tema está presente na maioria das empresas. Que lutam em melhorias na comunicação.

Somos dependentes de informações. E quando elas chegam no momento certo e com qualidade, a chance de algum processo dar errado minimiza."

Não. "Acredito que, às vezes, nos falta transparência. Algumas lideranças precisam evoluir nesse ponto. Já vi momentos em que não houve comunicação da liderança para determinada situação e essa comunicação/alinhamento aconteceu entre os colaboradores de diferentes áreas (um não exclui o outro, mas a comunicação da liderança sempre é importante, na minha opinião)."

Sim. "Super! O diálogo sempre é transparente e fluido, não há uma hierarquização e sim uma verticalizarão da comunicação!"

Sim. "Minha liderança direta é muito aberta, transparente e os níveis acima, sempre participando nas quinzenais, acredito isso é muito bom."

Não. "Acredito que falta uma maior transparência entre os acontecimentos da empresa, falta também um feedback maior dos gestores."


Impacto de uma boa comunicação

Sim. "Com toda certeza! Sempre foram muito claros em tudo e todo o que passam para nós. A transparência da [Empresa] desde o mais velho de casa até o recém-chegado, sempre foi 10000%. Não é um tema engessado, a forma como é feito a abordagem, nos fazem acreditar sempre mais e mais em tudo que é nos passado. Formando um time mais coeso, firme e forte."

Sim. "A comunicação na minha opinião é algo que vem crescendo cada vez mais, as lideranças sempre agiram adequadamente mas ultimamente tem nos aproximado cada vez mais."

Sim. "Uma grande vantagem de trabalhar aqui acredito ser essa liberdade na comunicação com meu gestor e também com qualquer outra liderança, de maneira aberta e horizontal!"

Sim. "Acredito que uma das melhores características da [Empresa] é a transparência com todos"

Sim. "há um esforço mutuo da gestão em comunicar se com time, isso é ótimo! Há livre acesso."