O reconhecimento dos colaboradores pela liderança direta muitas vezes está ligado às entregas diárias. O líder direto tem o papel de gerir as demandas e auxiliar o colaborador a desenvolver suas habilidades e competências. Para isso, é importante existir constância em feedbacks e momentos de celebração de conquistas. Dar visibilidade para que o colaborador enxergue seu caminho de desenvolvimento aumenta a probabilidade de melhor qualidade e agilidade nas entregas.


Melhores práticas identificadas

  • Feedback como um meio de reconhecimento

O feedback é uma ferramenta importante para o desenvolvimento e reconhecimento dos colaboradores. Por meio dele é possível alavancar pontos positivos e aprimorar os pontos de melhoria. Além disso, quando feito de forma estruturada, o feedback tem o potencial de trazer maior visibilidade para o colaborador em relação às suas entregas e evolução profissional.


Sim. "Creio que sim, porém acho que deveriam falar mais sobre esse assunto e falar mais sobre o que entregamos. Um feedback de como está nosso trabalho ajudaria muito, e daria uma norte. Pois as vezes ficamos meio perdidos, sem saber se de fato nosso trabalho está bom, se está trazendo o resultado esperado."

Sim. "Imagino que sim, mas acredito que hoje em nossa gestão falte o reconhecimento falado, não que precisamos disso para reconhecer o nosso trabalho, mas um feedback é muito importante, até para sabermos onde estamos errando e o que precisamos corrigir, quando digo que acho que sim é porque não há está comunicação, então penso que estou executando o meu trabalho com êxito ."

Sim. "Sempre recebo um feedback da minha liderança e acho fundamental para manter o esforço alinhado na direção certa."

Sim. "Acredito que tenho sim um reconhecimento, porém nem sempre eu tenho um feedback."

Sim. "Recebo sempre feedback. Os positivos me motivam ainda mais e os negativos me mostram o caminho, para que eu não perca o foco."

Não. "Zero celebração. Os comentários só vem quando acontece algum problema. Sessões de feedback são raríssimas"

  • Constância no feedback

Além de implementar o feedback como uma ferramenta de desenvolvimento e reconhecimento, é importante se atentar ao volume e recorrência desse método. Esse é o ponto de partida para desenvolver uma cultura de feedbacks dentro da sua organização ou time. Quando o feedback passa a estar presente no dia a dia, a tendência é que os colaboradores se sintam cada vez mais estimulados a pontuar melhorias e incentivados a evoluir.


Sim. "Recebo feedbacks constantes sobre meu trabalho/desempenho."

Sim. "Sempre recebo meu "feedback pão quentinho", esse é um ponto que admiro muito e que me motiva a dar o meu melhor sempre."

Sim. "Mas gostaria que os feedbacks fossem mais constantes"

Sim. "Feedbacks constantes de forma natural, junto a estímulos de expansão de conhecimento"

Sim. "Sempre há algum tipo de feedback, positivos, negativos sugestão de melhorias e incentivo a evolução."

Sim."Sim, sempre existe um feedback de forma positiva ou negativa sobre as demandas"

Sim. "Sempre me parabenizam pelas atividades realizadas. Recebo sempre Feedbacks construtivos."


  • Rituais com reconhecimentos

Existem momentos de interações entre os times em que os reconhecimentos podem ser estimulados. Essa prática deve ser levada em consideração tanto pela liderança quanto pelos colaboradores. Para entender quais momentos essas interações podem acontecer, reflita sobre os rituais já existentes e em quais deles seria possível celebrar as conquistas alcançadas do time.


Sim. "Diversas das vezes o reconhecimento ocorre em reuniões semanais."

Sim. "Mais importante do que ser conhecida pela liderança é ser conhecida pelo time todo e isso já acontece. Todos membros do time de desenvolvimento sabem o que acontece na área através da nossa reunião semanal de sextas-feiras, na qual falamos sobre absolutamente qualquer coisa que fizemos durante a semana e queremos compartilhar. E é nesse momento que podemos reconhecer o trabalho do(a) colega, dar sugestões ou até mesmo bater umas palmas."

Sim. "É realizado o Daily frequentemente, onde apontamos o que foi executado, os problemas e as soluções."

Sim. "Sempre temos reuniões com a liderança direta que reconhece nossos esforços e principalmente nossas entregas."

Sim. "sempre recebemos feedback durante nossas dailys"

Sim. "As entregas são sempre reconhecidas, até mesmo publicamente quando estamos em call de Weekly ou em algum grupo da empresa."

Sim. "Sim, isso fica principalmente evidente durante o feedback semestral"


Sentimentos identificados


Liderança direta atenta às entregas da equipe

Sim. "Nossa, muito! Recebo feedbacks de forma regular e realmente sinto que a minha líder direta acompanha minhas entregas e os dos demais colegas também. Preocupada em se fazer presente, ela sempre traz críticas construtivas, reconhece os esforços do squad e me incentiva a aprimorar aptidões e novas habilidades."

Não. "Acredito que a liderança direta é muito distante não só de mim, mas também dos outros liderados e com isso acabamos ser prejudicados no momento da avaliação anual e das atividades desenvolvidas."

Não. "Minha liderança direta está distante do dia-a-dia e não está envolvida nos trabalhos que entrego"

Sim. "Sou muito grata, pois a minha líder sempre reconhece as tarefas que entrego e sempre me inspira a continuar entregando."


Ser reconhecido promove motivação

Sim. "sempre recebo feedbacks de reconhecimento, tanto pela minha gestão direta quanto pares e gestores parceiros - isso me motiva e engaja demais :)"

Sim. "Constantemente sou elogiado pela liderança pelo meu trabalho. Sinto feliz, pois por muito tempo buscava um lugar onde eu fosse reconhecido, e finalmente encontrei"

Sim. "Meu trabalho tem sido, além de reconhecido, muito respeitado pela minha liderança direta, isso me faz ter muito gás pra produzir e me da liberdade criativa na execução. [Liderança] é peça fundamental nesse processo de reconhecimento."

Sim. "O acompanhamento da liderança sempre vem em formato de reconhecimento. Isso empolga muito e motiva no dia-a-dia!"

Não. "E infelizmente isso.vai desanimando cada dia que passa mais um pouco"