Engajamento é o resultado de como a pessoa se sente hoje em relação a perspectivas futuras dentro da organização, então perceber solidez, qualidade e boa visibilidade da empresa no mercado tendem a promover motivação e a aumentar o engajamento no time. Afinal, essas características serão inferidas no perfil profissional dos colaboradores.


Por traz do entendimento do nível de motivação, aparece a reflexão de como está o posicionamento de mercado da empresa. Portanto, as melhores práticas identificadas nos comentários dos colaboradores estão direcionadas para os caminhos possíveis para uma boa visibilidade e posicionamento.


Melhores práticas identificadas

  • Marketing e endomarketing ativos

"Quem não é visto, não é lembrado" A força da marca tem relação direta com ações de marketing, estratégias de divulgação e posicionamento. Marketing e endomarketing são complementares e retroalimentáveis. Colaboradores que entendem o valor da marca contribuirão com o Marketing e ações de Marketing podem e devem ser utilizados para endomarketing.


Sim. "A algum tempo a empresa tem aparecido constantemente em redes socias, assim como grandes embaixadoras como a [Influencers] fizeram com que a Imagem da marca tem tido mais força e credibilidade!!!Mesmo sabendo que a empresa é bastante tradicional e muito renomada, a cultura brasileira pede uma imagem , figura pública. .... Parabéns a empresa pela iniciativa!!!"

Não. "O que me motiva é quando Mídias nos anunciam para o mercado, pois isso sei que nos traz mais visibilidade e pode acelerar mais ainda nosso crescimento. E quando conseguimos contas sólidas e grandes no mercado, pois isso ajuda na imagem.

Acredito que possamos alavancar mais a nossa imagem:

- tendo alguém de RP para contato com várias Mídias (sei que já está nos planos). Talvez fazermos releases e enviar para essas Mídias. Time de Conteúdo pode nos ajudar nisso enquanto não temos alguém de RP, pois temos jornalistas na equipe;

- nos inserir no E-commerce Brasil e outros meios de comunicação fortes do segmento de e-commerce com artigos escritos pelos líderes, Operações e CEO;

- gerar mais conteúdo e vídeos sobre a agência nas redes sociais (essa melhoria já estamos correndo atrás, retomando com força agora também aos poucos). "

Não. "Eu sei que a empresa faz um ótimo trabalho em relação aos clientes, mas eu sinto que falta marketing próprio. A empresa precisa se promover mais não só para conquistar novos clientes e confiança de mercado, mas também para atrair colaboradores cada vez mais capacitados. Acredito que a empresa poderia fazer mais uso das redes sociais e criar uma campanha de Google/Facebook para ela própria (não sei se já existe essa atividade, mas se existe acredito que não é forte o suficiente para finalidade que mencionei"


  • Atualização em relação a reconhecimentos e premiações do segmento

Existem alguns recursos externos que impulssionam o posicionamento da marca. Há inúmeras certificações e premiações fornececidas por empresas renomadas e sólidas no mercado que trazem de forma objetiva a qualidade de entrega e o potencial das empresas. 


Sim. "Apesar de não termos um alcance tão alto nas redes, os feedbacks dos clientes e as indicações para prêmios por parte deles são sempre motivadores."

Sim. "Com certeza!!! Ser reconhecida como Startup pioneira em [produto] e, por ser uma tecnologia nova no Brasil e fazer parte das 100 Open Startups brasileiras, faz total diferença."

Não. "Eu acredito que o mercado não tem uma visão da [Empresa] como uma empresa visionária, um GPTW, ou algo assim, talvez por não focar muito em employer branding. Não é algo que me incomoda, mas ao mesmo tempo não é como se eu pudesse chegar para os meus amigos e dizer que eu trabalho na [Empresa] e eles responderem "caraca, que legal, já ouvi falar muito bem dessa empresa"."

Sim. "Sim, mas precisamos melhorar as ações da Marca Empregadora, para que fortaleça ainda mais no mercado. O GPTW ajudará muito nessa expansão da [Empresa]."


  • Reforçar marca empregadora

Ter uma marca forte no mercado é algo que chama bastante atenção dos colaboradores. Porém, ser considerada um ótimo lugar para se trabalhar é tão importante quanto. Com uma marca empregadora forte reforçamos não só a importância do negócio da empresa, mas também a experiência que os colaboradores têm internamente. Quando esse assunto é reforçado também incentivamos os colaboradores a indicarem a empresa para outros profissionais.


Sim. "Acredito que a [empresa] tenha uma boa imagem no mercado para os negócios e neutro para candidatos, por isso penso que poderíamos trabalhar mais com o employer branding para atrair mais talentos."

Não. "Uma empresa pouco conhecida e com baixa avaliação no Glassdoor. Precisaria de mais ações de mkt tb no linkedin." 

Sim. "Sim, acredito que somos vistos como uma empresa inovadora e aposto muito que a [Empresa] vai ser uma ótima credencial no meu CV daqui alguns anos. Mas poderíamos melhorar um pouco o posicionamento no LinkedIn, ainda é meio quadrada lá e não reflete nossos valores, nosso trabalho em equipe, nosso crescimento - como o RH pode nos ajudar a ter um posicionamento mais legal nas redes?"

Sim. "Acredito que a [empresa] é muito mais que o mercado enxerga. Sempre tenho feedback positivo dos candidatos sobre a experiência dos nossos colaboradores e me motiva por ser resultado do meu trabalho."

Sim. "Sim, inclusive, acho que poderia até trabalhar mais os próprios relatos dos colaboradores em redes como o LinkedIn, porque é unânime a paixão por trabalhar aqui! <3"


Sentimentos identificados


A empresa ser reconhecida é motivador

Sim. "Somos super reconhecidos e isso é muito bom"

Sim. "Trabalhamos na empresa numero 1 do segmento do País e isso orgulha qualquer funcionário!"

Sim. "Com certeza atuar em uma empresa bem conceituado no Mercado gera uma motivação ainda maior, pois não só a empresa ganha boa visibilidade, mas também os profissionais que se tornam referência por atuar nela."

Sim. "Sim, pois a minha carreira será melhor reconhecida se eu trabalhar em uma empresa com uma boa imagem no mercado."

Sim. "Sim, a imagem do mercado é muito positiva. Me traz muito orgulho, admiração e motivação trabalhar na [Empresa]"

Sim. "Quanto melhor a imagem da empresa no mercado mais motivador é fazer parte da equipe."


Sentir o crescimento da empresa

Sim. "Empresa que esta crescendo e mostrando cada vez melhor sua marca no mercado."

Sim. "Estamos crescendo e aparecendo cada vez mais. A nossa participação no [mercado] Brasil tem trazido muita visibilidade para a empresa." 

Sim. "A imagem mostra uma empresa em crescimento, trazendo a ideia de possibilidade de crescimento profissional simultâneo"

Sim. "A possibilidade de expansão e crescimento da empresa são os motivos que me mantém motivada."

Sim. "Vejo muito comentários positivos da [Empresa] e isso me motiva e me deixa orgulhosa do crescimento e comprometimento de todos, além de me sentir orgulhosa de fazer parte."