O sentimento de conforto no diálogo dentro da equipe pode ser aprimorado com algumas práticas. O colaborador se sente mais à vontade para se expressar e se relacionar quando a cultura de respeito, parceria e acolhimento são vivenciadas no dia a dia. Essa cultura pode estar presente em momentos específicos em que conversas são incentivadas, seja por meio de feedback ou trocas mais informais. Além disso, a liderança é vista como exemplo de receptividade e escuta, portanto, é necessário que essas características estejam presentes também na gestão.


  • Favorecer uma cultura de respeito, parceria e acolhimento

Em um ambiente em que o respeito e parceria estão presentes, as relações acontecem de forma mais fluida. A partir disso, os colaboradores se sentem acolhidos, abertos ao diálogo e mais a vontade para propor ideias e se posicionar. 


"Somos muito parceiros e temos liberdade para contar nossas dores, sentimentos, ansiedades, planos e pedir ajuda sempre que preciso, sempre com autonomia, respeito e responsabilidade com o trabalho e com os colegas."

"Sim, o ambiente na minha equipe é ótimo! Por mais que eu tenha entrado recentemente na empresa, desde o primeiro o dia tivermos um ótimo dialogo e fui muito bem acolhido."

"Sim, em geral todos os colegas e coordenadores respondem com respeito e rapidez."

"Sim, tenho bastante abertura para conversar com as pessoas da minha equipe, todos são muito receptivos e abertos"

"Sim, o Time é muito aberto para comunicação e possuímos uma relação de parceria muito grande entre todos do grupo."


  • Gestão receptiva e com escuta

É importante a liderança estar aberta para ouvir seus colaboradores para que os mesmos se sintam seguros e acolhidos. Além disso, o comportamento da gestão é visto como exemplo dentro do time. Se a intenção é favorecer a cultura de acolhimento, esse comportamento necessariamente passa pela prática da liderança.


"Sim. O [gestor] como líder dá total liberdade para expressarmos nossos sentimentos tanto profissionais como pessoais envolvendo relacionamento com cliente/equipe. É muito importante e gratificante vermos que nosso líder está disposto a nos ouvir como profissionais e como ser humano, ainda mais nos dias atuais de pandemia, onde nossos sentimentos oscilam muito, ainda mais a frente de contas e lidando com clientes. Ele nos ouve, nos entende nos auxilia para mantermos sempre relacionamentos saudáveis com todos."

"Nem sempre me sinto confortável em conversar com meu coordenador. O mesmo as vezes não sabe ouvir, não aceita opinião."

"Sinto-me extremamente intimidado e pouco valorizado pelo meu gestor. Se dependesse de mim, sequer faria minha avaliação de desempenho. Atualmente, é o que mais me incomoda."

"Todavia pode melhorar o diálogo sempre, entre gestores e equipe, às vezes temos falha na comunicação."

Sim, me sinto muito confortavel. Minha equipe é extremamente aberta para criticas, sugestoes, elogios. O ambiente de trabalho é agradavel.


  • Incentivar momentos de compartilhamentos e trocas na equipe

Fomentar momentos em que conversas aconteçam dentro da equipe de trabalho favorecem ainda mais o sentimento de comunicação aberta. Seja por meio de feedbacks ou cerimônias de trocas informais, os espaços de diálogo durante a jornada de trabalho são importantes para construir o relacionamento dentro das equipes.


"Apesar de me sentir confortável, sinto falta de momentos específicos de engajamento e de um conhecer melhor o outro, ainda mais com tanta gente nova chegando... uma sugestão seria que as equipes fizessem encontros periódicos para se entrosarem mais :)"

"Sim, com relação a tudo. Melhorias, idéias, feedbacks, papos descontraídos. Tudo é falado dentro da equipe e temos a maturidade de não nos deixarmos abalar quando eu ou nosso gerente falamos de forma mais firme quando necessário."

"Me sinto confortável com a minha equipe direta, sim. Ao final da semana passada também solicitei feedbacks buscando estabelecer uma gestão onde todos se sintam confortáveis para colaborar no desenvolvimento uns dos outros através de uma comunicação bilateral."

"Acho que sempre é uma troca rica. Sempre conseguimos complementar nossas estratégias" 

"Sim, fazer a troca de informações e ficar aberto par receber feedback"


Sentimentos identificados


Comunicação funciona bem dentro da equipe, mas não com outras equipes

"Na maioria das vezes, mas sinto que em algumas áreas as pessoas não lidam muito bem com a opinião e principalmente com críticas. Também acontece muita negligência da nossa opinião."

"Algumas pessoas não tem a flexibilidade necessária, mas na medida do possível, sim. Já trabalhei dentro de outras áreas dentro da empresa e é bem relativo. Umas tem uma liberdade maior e uma cabeça mais aberta, outras as pessoas são mais fechadas em todos os sentidos."

"Faço parte da [equipe], houve um tempo em que não nos comunicávamos bem (a equipe como um todo), mas de um tempo pra cá, melhoramos muito nisso e sim, me sinto confortável em conversar com essa equipe. Porém com a equipe de TI que tecnicamente também é minha equipe (pois está sob a mesma gerencia), não me sinto muito confortável. Confesso que várias vezes já tive "medo" até de tirar dúvidas pois já houveram situações em que perguntei e da forma como fui respondida parecia que minha pergunta foi muito estupida ou burra. Isso me criou uma certa resistência e hoje em dia não me sinto muito confortável para conversar com uma boa parte da equipe de TI."


Colaboração

"Meu time é super colaborativo!"

"Todos da equipe são atenciosos, colaborativos e prestativos, interessados sempre em solucionar quaisquer problemas."

"A comunicação flui muito bem com todos os stakeholders. Tanto para assuntos de trabalho quanto para assuntos pessoais. O clima na [Empresa] é ótimo e a cultura é de colaboração."

"Sim, na [equipe] nosso diálogo é aberto e transparente, todos podem colaborar para que o nossa entrega seja da melhor forma possível, somos verdadeiramente um time."

"Minha equipe é nota 1000, sou muito feliz pois tenho ajuda constante quando necessário."

"São todos muito abertos e pré-dispostos a ajudar, sempre tirando minhas dúvidas."


Pertencimento

"Nossa equipe é unida e focada em crescer! Sempre ouvindo a todos e expondo as opiniões. Me sinto confortável e feliz em fazer parte dessa família."

"Não poderia está mais satisfeita e orgulhosa de fazer parte desse time. Temos confiança e comprometimento uns com os outros."

"Minha equipe é uma família e como tal nos comportamos - falamos sobre tudo, nos incentivamos, nos ajudamos e principalmente nos apoiamos uns nos outros"

"Em momentos dos quais a quarentena apertou, o dia não foi bom ou até mesmo para compartilhar uma conquista, o time que faço parte sempre está perto, ajudando ou comemora junto. Não tenho apenas um time, mas uma família."

"Ainda mais no meu setor, todo mundo é muito receptivel desde de o meu primeiro dia aqui, fico muito feliz por estar participando dessa família."

"Aqui na [Empresa] nós nos sentimos em casa, como uma família mesmo. é incrível como a galera se ajuda de graça, sempre com o objetivo de entregar tudo redondinho para o cliente."