Os procedimentos da empresa podem incluir políticas, diretrizes ou processos. Para qualquer uma das hipóteses é esperado que tenha sido construído com base na estratégia corporativa da organização, portanto alinhado ao caminho e ao objetivo traçado pela empresa.  


Melhores práticas identificadas


  • Atenção a novos colaboradores e novos procedimentos

A maneira como os novos colaboradores são recebidos e orientados é determinante para permitir a continuidade de cultura da empresa e do alinhamento ao planejamento estratégico. Além disso, implementações e mudanças nos processos precisam ser disseminadas a todo o time, ou também poderá fragilizar a estratégia corporativa. 


"Acredito que sim. Sou relativamente recente e alguns procedimentos eu conheço, outros não. Seria interessante ter algo que sintetizasse essas informações e fosse passado para os colaborados. Assim saberíamos o que fazer e se o que deve ser feito, está sendo feito."

"O que me chamou muito a atenção nesse primeiro mês é notar o quão organizada é a [Empresa] - a meu ver isso é um indício de processos bem definidos e do cuidado constante de buscar melhorias em todas as esferas."

"Acredito que sim. mas também acho que muitas vezes os procedimenos nao sao reforcados e/ou apresentados para os novos colaboradores, o que acaba por pegar um procedimento e esse se perde."

"Os novos fluxos são novos para todos, mas acredito que as pessoas estão se acostumando e executando diariamente todos os procedimentos."

"Sim, sempre que existe um procedimento novo os funcionários colocam em prática"

"Eu diria que não quando se trata de processos entre áreas diferentes. Isso porque uma área determina um novo procedimento e não comunica bem para os demais afetados as mudanças. Assim, muitas vezes somos pegos de surpresa com novas práticas. Uma vez que conhecemos os novos processos, sim, passamos a fazer. Mas sempre acontecem problemas nessa transição."

  • Definição de procedimentos

Segundo a definição de Davenport (1994), um processo é um conjunto de atividades estruturadas e medidas destinadas a resultar em um produto especificado para um determinado cliente ou mercado, portanto tem por objetivo trazer clareza e praticidade para as entregas. Definições vagas ou incompletas podem impactar negativamente no desempenho e na qualidade de entregas dos times.

 

"A [Empresa] precisa evoluir muito no quesito processos. Hoje não existe procedimentos claros em todas as áreas e entre áreas."

"Mas nem sempre os procedimentos são claros e ainda assim precisamos revisitá-los pois nossa rotina e cenário estão em constante mudança." 

"No meu ponto de vista falta padronização nos procedimentos da empresa"

"Não podemos generalizar.....mas claramente temos falhas e ausência de procedimentos, principalmente entre areas!"

"Creio que falte rotina de trabalho e tarefas definidas. Acredito que um plano de trabalho e carreiras ajudaria no processo."

"Isto porque muitos procedimentos ainda não são disponibilizados pro pessoal, ou então não tem um procedimento específico para aquele tipo de tarefa, logo, cada um faz do jeito que acha melhor e mais organizado."

  • Comunicação

A efetividade de qualquer implementação e normatização está diretamente relacionada ao nível de alinhamento entre os envolvidos, portanto, a qualidade na comunicação é essencial para a correta execução de processos, políticas e diretrizes.


"Os procedimentos são colocados em prática com muita rapidez pela área responsável, mas nem sempre são comunicados às demais áreas convergentes."

"Hoje sim, porém vejo um ponto de oportunidade em comunicar com frequência os procedimentos mais utilizados para que as pessoas não personifiquem um processo ou um procedimento."

"Não consigo dizer com clareza se sim ou se não e por isso acho justo dizer que não, pois os procedimentos tem sido confusos e nas últimas semanas tenho sentido muita falta do alinhamento na comunicação dentro dos setores e entre os setores. Então não sei dizer ao certo se estão sendo aplicados ou não, pois não estamos tendo clareza do que é procedimento e do que é ordem do gestor do time.  Aproveito para deixar aqui uma sugestão de termos um setor de comunicação que seria responsável por cuidar dos processos de diálogos entre os setores e garantir que estejamos alinhados com a linguagem da [Empresa]." 

"Acredito ter uma rápida adaptação em termos de processos, porém falta uma grande organização na comunicação das mudanças, para que todos possam se adaptar sem prejudicar o trabalho e a experiência do cliente final. Além de que existem muitas tarefas sem um processo definido, o que também prejudica no dia a dia do trabalho"


Sentimentos identificados


Urgências podem atropelar os procedimentos

"Em vários momentos os processos não são seguidos, acaba tendo a interferência da urgência, e ai pulam-se os processos elaborados."

"Nem sempre, alguns falham em função da correria"

"Os procedimentos existem, vejo as pessoas se esforçando para aplicar, mas em algumas situações emergenciais junto aos clientes os procedimentos não são seguidos integralmente, quando não seguidos o objetivo é atender o cliente. 

Acredito que os procedimentos administrativos garantem a qualidade dos serviços da empresa, gostaria de sugerir cumprimento de SLA nas demandas de suporte para clientes com contrato de manutenção, desta forma vamos fazer mais e melhor."

"faltou um "parcialmente", pq na minha visão a maioria dos procedimentos não são respeitados, tudo é urgente, tudo é prioridade, e os procedimentos acabam ficando de lado"


Colaboradores preocupados em seguir os procedimentos

"Sempre noto a preocupação das pessoas em manter as regras e procedimentos bem alinhados!"

"Todas nós da equipe ficamos bem atentas para aplicar os procedimentos passado"

"Sim, todos são bem atenciosos, estão sempre dispostos a ajudar e também a apoiar o próximo."

"As pessoas são empenhadas em colocar os processos em prática."

"Sim, frequentemente vejo a preocupação do time para fazer o que é correto sempre"

"As pessoas procuram sempre cumprir procedimentos e politicas que direcionam as ações da empresa."