Com modelos de trabalho remoto, presencial em escritórios ou até mesmo híbrido, as demandas sobre espaço dos colaboradores se diversificaram. É importante entender em qual realidade se encontra a sua organização para então analisar os seguintes questionamentos: os espaços em que os meus colaboradores estão atuando estão adequados? Quais são as práticas que o mercado tem adotado para essas mudanças? 


Melhores práticas identificadas


  • Atenção às regras de ergonomia

Um grande ponto de atenção no espaço de trabalho do colaborador é a ergonomia. Existem algumas regras sobre ergonomia que devem ser seguidas para garantir a saúde e bem estar. Se você quiser saber mais dicas sobre ergonomia e equipamentos, confira nosso artigo.

"Mas seria legal ter uma consultoria de postura, iluminação, etc pra ajudar as pessoas a ficarem mais confortáveis trabalhando de casa..."

"Sim, mas sinto falta de alguma interação da empresa com dicas sobre a postura na mesa de trabalho, organização da rotina, coisas que tivemos que se habituar com o home office."

"No escritório temos uma boa infraestrutura, mas em casa ainda fica um pouco a desejar. A empresa forneceu materiais de ergonomia (suporte pra notebook e periféricos), mas acho que podia ainda haver o fornecimento de uma cadeira adequada, por exemplo."

"Em tempos de home-office o profissional é encarregado de buscar o melhor conforto para si, porém a organização tem um papel importante em informar sobre ergonomia e fornecer os melhores equipamentos para cada função. Neste caso, sou bem suprido."

"Trabalho na mesa de jantar na sala, porém a cadeira não é adequada para trabalho, o que resulta fortes dores nas costas devido a postura baixa. Devido tanto mesa quanto cadeira não ser apropriadas para trabalho."

  • Auxílio para Home Office

Em algumas situações, a empresa pode conseguir ofertar aos colaboradores um auxílio para home office. Como prática de mercado, o auxílio visa cobrir possíveis novas despesas com internet, luz e até mesmo a compra de itens de infraestrutura como mesas, cadeiras, cabos e iluminação.

"Acredito que a empresa poderia dar um auxílio durante a pandemia para ajudar nos custos de espaço, energia e internet"

"Fomos todos surpreendidos pela obrigação de trabalhar de casa devido à pandemia. É comum ver empresas ajudando os funcionários com "auxílio home office" uma vez que tivemos que adaptar nossos espaços de casa para um espaço de trabalho, mudança de plano de internet, adaptação de espaços, entre outros"

"Minha casa não é adequada para o trabalho, além do mais, meus custos com energia aumentaram e a depreciação dos meus móveis também! Não convém arriscar e trabalhar no escritório devido o crescimento da Covid-19 na cidade! Acho que uma ajuda de custo para adequar um espaço em nossa casa seria interessante!"

"Levando em conta que estamos em home office e continuaremos por um bom tempo, sabemos que muitos não tem uma boa cadeira ou mesa, nem um monitor ou outros periféricos e estes são itens essenciais para um bom desempenho. Um auxílio para isto seria muito útil para nossa saúde e produtividade" 

"por causa da pandemia, a adaptação da casa a um espaço de trabalho, sem nenhuma ajuda de custo, foi bastante complicado"


  • Acompanhamento das solicitações de colaboradores

Ter um processo em que as solicitações de materiais ou periféricos que os colaboradores fazem são documentados pode facilitar na visibilidade das demandas. Muitas vezes os pedidos podem se perder, gerando uma ansiedade sobre o pedido que foi solicitado. Comunicar o andamento e status pode ajudar nesse processo.

"Já são 3 meses esperando pela liberação de um kit ergonômico da [empresa] (apoio + teclado + mouse) para tentar sentir menos dores nos braços"

"Infelizmente ainda não recebi o notebook da [empresa], deve ter 2 meses que solicitei. Me faz muita falta, pois tenho que ficar pegando notebook emprestado para fazer algumas reuniões, já que a câmera do meu falha algumas vezes."

"Embora o auxílio para home office que foi anunciado não tenha sido efetivado, consegui criar um espaço adequado para trabalhar em casa."

Sentimentos identificados


Escritório vs Home Office

"Dentro do possível, devido à pandemia. Tenho um espaço específico para trabalho, porém nem sempre consigo ficar isolada. Às vezes a vida pessoal e profissional se mistura além do adequado. Acredito que mesmo assim, tenho conseguido um bom nível nas entregas."

"O meu espaço no home office é adequado e tem tudo o que preciso, porém não é tão confortável quanto o que tenho na [Empresa]. <3"

"Como moro em apartamento não é muito adequado, tenho pouco espaço e devido a pandemia no período da manhã tenho que trabalhar na sala, pois minha filha pequena está dormindo no quarto."

"O espaço na empresa é 100% adequado. Em casa eu tenho um escritório que me atende integralmente como se estivesse na empresa. A única diferença é a dinâmica um pouco mais complicada pela rotina da família. Mas não chega a interferir no resultado final das entregas."


Distração no Home Office

"Precisei me organizar para 4 pessoas estudarem/trabalharem em casa, então nos organizamos da melhor maneira possível, mas ainda assim não está adequado. É um ambiente quente demais e sem ventilação, estou me programando para instalar um ar condicionado."

"Em casa não tenho a estrutura que o escritório oferece além de ter outros desfoques"

"No momento, está tendo uma obra no meu prédio. Então isso atrapalha, pela questão da concentração. Mas no geral, está de acordo."

"Não sinto que minha casa seja adequada para isso. Minha família não sabe respeitar o meu homeoffice embora eu já tenha tido várias conversas sobre isso com eles. A minha internet não é das melhores também, infelizmente só chega uma determinada quantidade de megas no meu bairro e não há como aumentar ou mudar de operadora. Os aparelhos da [empresa] são bons, mas a infraestrutura que eu tenho poderia ser melhor. Pretendo me mudar daqui um tempo, mas por hora tenho que tentar educar minha família (a não entrar no ambiente quando estiver em call, não usar a internet para jogos etc)"