A percepção das pessoas colaboradoras sobre alta performance não está ligada somente às entregas do time: ela passa por processos, apoio da liderança, oportunidades de inovação e protagonismo. 


Melhores práticas identificadas

  • Processos, metas, objetivos

A falta de definição de metas e processos podem atrapalhar o desempenho das equipes, uma vez que não se possui uma diretriz geral a ser seguida. Quando todos enxergam com clareza os objetivos em comum da empresa, fica mais evidente quais são as metas individuais que devem ser atingidas, consequentemente gerando um sentimento de entrega e dever cumprido.


Não. "Para ter alta performance é necessário ter uma boa comunicação e processos extremamente bem definidos e claros para todos, inclusive leigos. No momento não consigo enxergar nenhuma das opções acima, pois temos muitos problemas de comunicação, é visivel que as excessões acabam virando a regra oque torna o processo geral bem bagunçado e sem dinamismo. Ainda temos muito a melhorar e acredito que temos esse potencial, só é necessário que muitas coisas não fiquem confusas ou mudem o tempo todo."

Não. "As vezes tenho a percepção de que estamos sendo imediatista, não tendo objetivos de longo prazo que nos garantam alta performance."

Não. “Como eu não tenho feedback e plano de carreira por parte do gestor. Não sei muitas vezes se estou sendo um funcionário de excelência ou não”

Não. “Estratégias confusas e desestruturadas.”

Não. “Embora seja uma equipe muito dedicada, acho que falto coordenação nos processos, certas questões que afetam o dia a dia não são tratadas como deveriam, achoe que falta uma plataforma para abertura de chamados e um feedback mais acelerado, uma plataforma com transparência na solução de problemas, certos setores estão estrangulados e com falta de mão de obra!”

Não. “A equipe e boa, mas a falta de processos sólidos e principalmente respeito a esses processos atrapalham a equipe a atingis a alta performance e qualidade elevada do produto.”


  • Funções estratégicas

Equipes de alta performance também possuem demandas recorrentes, porém há uma preocupação em abrir espaço para um olhar estratégico das ações. Quando times não possuem essa abertura, perde-se a oportunidade de melhoria de processos e inovação dentro da organização. Além disso, estimular esse comportamento é uma ótima forma de estimular o protagonismo e desenvolvimento das pessoas colaboradoras.


Não. “Estou trabalhando sozinha na [área] há quase 6 anos. Recentemente consegui aprovação de contratar um assistente. A agência externa é fundamental, mas demanda tempo de gestão contínua. Preciso ficar focada em execução e operação para fazer as entregas que a empresa necessita. Sendo assim, só 20% do meu tempo é dedicado à parte estratégica o que me impede de fazer parte das equipes de alta performance. Por não ter cargo de gerente, observo que não sou incluída em diversos fóruns estratégicos e de alta performance. Tenho capacidade para cooperar com equipes de alta performance, mas atualmente sou uma executora.”

Não. “Faço parte de um setor em construção que tem duas vertentes: o que está voltado às atividades operacionais e o que está voltado para atividades estratégicas. Hoje pertenço à vertente das atividades estratégicas, mas assumo atividades operacionais e deixo de focar no que deveria. E isso compromete diretamente a performance da equipe.”

Não. “Sinto que a empresa ainda está se desenvolvendo em processos e gestão. Estamos caminhando para uma alta performance, porem precisa de mais investimento em corpo tecnico qualificado para que as demandas comerciais não fiquem represadas por falta de conhecimento e/ou expertise dos tecnicos.”

Não. “Minha equipe sempre é muito elogiada pelas entregas, mas sinto que falta um pensamento mais estratégico e menos simplesmente executor”


  • Gerenciar sobrecargas pode auxiliar na performance de equipes

É preciso olhar com atenção para a quantidade de demandas das equipes para evitar sobrecargas. A gestão deve avaliar o volume de demandas e os direcionamentos operacionais ou estratégicos dentro das equipes e, se necessário, fazer novas contratações ou redefinir metas.


Não. "Pergunta difícil. Eu acredito que a área tenha sim um grande potencial para ser uma equipe de alta performance, porém como temos muitas reuniões, muitas atividades de rotina, não conseguimos nos programar para ter um período de foco. Surgem muitas reuniões e demandas de última hora, o que faz com o que o urgente seja priorizado em relação ao que é importante."

Não. "Na TI e no digital não tem preocupação com pessoas. Não há o  gente que cuida de gente. Pessoas estão mega sobrecarregadas, times com pessoas com burnout, depressão, crises de ansiedade. Não tem reposição de pessoas para aumentar o time, tem alta rotatividade e não se tem conhecimento de que algo está sendo feito pela gestão/liderança" 

Não. "Acaba que 2 ou 3 fazem o trabalho do resto da equipe pois nem todos tem o conhecimento necessário. Sobrecarrega e deixa a equipe desmotivada" 

Sim. “Mas para manter essa alta performance no ritmo que a empresa demanda as pessoas têm estado bem sobrecarregadas e é comum vê-las exaustas por conta disso. É um ponto positivo mas com vários alertas surgindo que merecem atenção.” 

Sim. "Acredito que sim, porém acho que falta mais pessoas no meu setor."

Sim. "Sim, porém tem surgido muita demanda com prioridade que atrapalha muito as tarefas desenvolvidas pelo time. Quanto tudo é prioridade, nada é prioridade."



Sentimentos identificados


  • Equipes treinadas sentem que tem uma maior performance


Não. "Não, meu time necessita de muito conhecimento." 

Não. "Como lider, sinto que preciso capacitar mais a minha equipe" 

Não. "AINDA NÃO!!! É certo afirmar que existe um processo interno em nossa empresa primando pelo desenvolvimento de equipes de alta performance.. Em breve atingiremos esse objetivo."

Não. "Acredito que faltam treinamentos eficazes e voltados para a realidade do setor ou unidade para que a equipe se torne de alta performace." 

Não. "Acredito que a equipe como um todo ainda precisa de muita capacitação, desenvolvimento, acompanhamento, mentoria e proximidade dos gestores para se transformar em uma equipe de alta performance." 

Sim. "Sim , porém a forma de treinamento e de contratação dos novos colaboradores e péssima, vc tem que ensinar o básico para pessoas que dizem que tem experiência, acho mais prático dar oportunidade para os [cargos] juniores que contratar pessoas que não conseguem desempenhar a função e ganha o mesmo salário que vc" 

Sim. "Sim, mas entendo que há muita gente a ser bastante desenvolvida ainda."


  • Times de alta performance promovem maior engajamento


Sim. "A nossa equipe ainda possui grandes oportunidades de desenvolvimento, entretanto, mesmo diante de tantos desafios, conseguimos apresentar um resultado de alta performance."

Sim. “Sinto que trabalho com profissionais muito competentes e que agregam cada vez mais na minha carreira profissional.” 

Sim. “Sim, todos muito competentes e inteligentes. O mais importante para mim é que a troca é constante e sinto minha evolução através deste aprendizado.” 

Sim. “Sem dúvidas. Tenho muito orgulho de pertencer ao time de operações. Trabalho com profissionais muito competentes e geram inspiração tanto pelo seu trabalho quanto pelo respeito  e companheirismo.” 

Sim. “Com certeza sim. Nunca trabalhei com uma equipe tão incrível quanto essa. Todos são competentes, esforçados, proativos, empáticos e com inúmeras outras qualidades que fazem com que o nosso trabalho seja sempre eficiente.” 


  • Equipe sim, talvez não no restante da empresa

Sim. “porém sinto uma diferença muito grande entre as áreas, sinto que meu time está em um nível muito mais alto de performance do que outras áreas.” 

Não. "em termos da tribo que faço parte considero que trabalhamos em alta performance. Mas em relação ao engajamento com outras tribos, não conseguimos trabalhar da mesma forma." 

Não. "Acredito que ainda falte um olhar mais comercial da empresa como um todo." 

Não. “Estamos trabalhando para nos tornarmos uma, porém, ainda temos necessidade de mais recursos para conseguir executar nossa visão. Por sermos clientes de outras áreas, somos diretamente impactados pela a ausência de performance, sendo assim, o investimento deve se extender para outras aréas como tech.” 

Não. “Sinto que muita coisa se perde na comunicação entre as áreas e as vezes até dentro das próprias equipes. Isso gera atrasos, erros e reformulações que novamente se perdem e a alta performance não é alcançada”

Sim. "Faço parte de uma equipe que faz acontecer, que mesmo a outra área não fazendo, a gente assume e faz acontecer. Acredito que isso seja alta performance para a [empresa]. Para mim, alta performance vai além disso, envolve competências sócio emocionais, habilidade de negociação e capacidade de adaptação, que como equipe, temos pouco"