A percepção dos colaboradores sobre alta performance não está ligada somente às entregas do time, ela passa por processos, apoio da liderança, oportunidades de inovação e protagonismo. 


Melhores práticas identificadas

  • Papel da liderança numa equipe de alta performance

A gestão tem papel fundamental no desenvolvimento de equipes de alta performance. Por serem um dos principais pilares do bom desempenho dos times, os líderes são responsáveis por tomadas de decisões, ouvir seus liderados e gerir demandas com responsabilidade. Se uma equipe não está atingindo sua melhor performance, cabe ao gestor identificar as falhas e auxiliar no desenvolvimento de todos.


"Sinto que as lideranças poderiam motivar, engajar e se empenhar mais no desenvolvimento da equipe e na qualidade das entregas. Por vezes sinto um clima um pouco conformista que não condiz com um cenário de equipe de alta performance." 

"Entre os analistas e assistentes da [área] sim, mas dos gestores deixam a desejar, são muito confusos, inseguros, falta técnica"

"Sei que temos potencial de extrair muito mais da equipe a partir de nossas crenças como profissionais, porém muitas vezes somos limitados pelo fato da gestão não compartilhar da mesma visão. O que dá a sensação de estarmos presos em um formato engessado."

"A equipe ainda não funciona com alta performance, entretanto é possível observar esforços da empresa e da liderança para que haja um crescimento contínuo das pessoas e processos."

"Ninguém consegue ter bons resultados com um gestor que só desmotiva ."


  • Processos, metas, objetivos

A falta de definição de metas e processos podem atrapalhar o desempenho das equipes, uma vez que não se possui uma diretriz geral a ser seguida. Quando todos enxergam com clareza os objetivos em comum da empresa, fica mais evidente quais são as metas individuais que devem ser atingidas, consequentemente gerando um sentimento de entrega e dever cumprido.


"Mas creio que poderíamos ser ainda melhor. Poderíamos trabalhar melhor com scrum em alguns projetos isso acaba ficado de lado, e isso impacta muito no dead line do projeto."

"Acredito fazer parte de uma equipe de alta performace, mas não 100%. Muitos processos e departamentos precisam melhorar para considerarmos uma equipe de alta performance, objetivos e metas precisam estar bem definimos em todos setores."

"A equipe tem muito potencial, mas acho a performance baixa pois ainda não temos um fluxo de trabalho bem definido e/ou sofremos mudanças de definições/priorizações por parte do cliente." 

"Acho que estamos nos perdendo em processos e criando amarras que impedem a alta performance. Mais processo, menor produtividade."

"A Equipe é de alta performance, mas falta muito "documentação" a alta performance esta na cabeça dos colaboradores, isso é um ponto de atenção muito importante."

"Atualmente nao, mas vejo potencial em todos integrantes de nossa equipe para nos tornarmos um time de alta performance.

Acredito que falta organização interna para definir e deixar claro quais são os melhores processos a se tomar em relação ao atendimento, do comercial ate o suporte. 

Comercial, suporte e implantação devem entender o processo de cada setor para a entrada de um novo cliente. Assim, podemos alinharmos nossa comunicação interna, entender o processo que será tomado em outros setores e garantir a satisfação do cliente nos primeiros contatos. (Tornando uma equipe de alta performance nos três setores de atendimento ao cliente)."



  • Funções estratégicas

Equipes de alta performance também possuem demandas recorrentes, porém há uma preocupação em abrir espaço para um olhar estratégico das ações. Quando times não possuem essa abertura, perde-se a oportunidade de melhoria de processos e inovação dentro da organização. Além disso, estimular esse comportamento é uma ótima forma de estimular o protagonismo e desenvolvimento dos colaboradores.


"Passamos muito tempo em conferencia e importação dos dados, e não sobra tempo para fazer as análises que precisam ser feitas."

"A equipe é ótima, mas poderia trabalhar de uma forma mais estratégica."

"Tenho uma equipe com grande potencial. Mas não temos uma gestão estratégica de processos." 

"Ainda há muitos reprocessos e retrabalhos em todas as partes da empresa na qual eu participo, sendo assim há muito a ser feito para termos alta performance."

"Sim, existe uma preocupação diária de visão 360 do cliente, e de pensar além das ferramentas de trabalho para criar estratégias que visam melhores resultados."


Sentimentos identificados


Equipes treinadas sentem que tem uma maior performance

"A [Empresa] é uma empresa com grandes profissionais!

Porem, não se tem uma arquitetura de treinamento estabelecida. 90 % do que aprendi, foi sozinho e com muita luta, mais ainda não é o suficiente para ser um funcionário completo para a [empresa]. Por diversas vezes solicitei treinamento ao meu coordenador... em fim! Me sinto estagnado, sem perspectiva de crescimento e sem visão de um futuro na cia."

"Todos no time possuem aptidões especificas, no geral não vejo que ninguém está em um nível básico, todos possuem formação e conhecimentos, então sim eu sinto, mas vale ressaltar que a busca pela excelência nunca deve cessar!"

"Sim!! Todos muito bem capacitados e a empresa investe para que todos estejam no mesmo nível"

"Estou no meio de pessoas altamente capacitadas e que estão sempre buscando a evolução profissional, seja através de cursos, estudos, testes, ideias e etc. O que me motiva a ser cada vez melhor!"

"Acho que a empresa está caminhando para uma evolução, mas ainda sinto que a equipe precisa se desenvolver mais para alcançar uma alta performance. Mas vale lembrar que apesar disso, acredito que a maior parte da equipe é muito empenhada."


Times de alta performance promovem maior engajamento

"Invariavelmente, os colegas mais próximos atuam sempre com elevados níveis de energia e empenho nas atividades cotidianas, inspirando, motivando e "desafiando" que estejamos todos imbuídos deste perfil ativo, dinâmico e realizador. Efetivamente, um valor altamente significativo neste contexto é o elevado grau de "paixão" e comprometimento que todos demonstram pela empresa e negócio."

"Com certeza Sim! Os profissionais do meu Time são muitos bons e engajados com o propósito do Time e Empresa, sempre buscando dar o melhor em termos de qualidade e rápida resposta. Vejo isso por parte de toda companhia, todos são profissionais de alta qualidade e conhecimento técnico, me sinto muito feliz em fazer parte dessa equipe."

"A equipe é sempre engajada nos trabalhos realizados e entrega todos os resultados com a melhor qualidade possível e além do esperado."

"Fico impressionado com a alta performance de todos do [empresa], ambiente em nuvem, aplicações em alta disponibilidade, pessoas engajadas, com certeza me sinto numa equipe de alta performance."

"Trabalho ao lado de profissionais super dedicados e comprometidos com o seu trabalho, com o trabalho do colega, com o resultado das unidades e com a camisa que vesti. Como posso não me sentir parte de uma equipe de alta performance assim?"


Equipe sim, talvez não no restante da empresa

"Com a minha equipe direta sim, mas com outras equipes que tenho trabalho direto, não sinto o mesmo."

"A minha equipe é de alta performance. Minha Diretoria entrega muito, mas a empresa... Não é de alta performance. Extremamente morosa, burocrática e sem perspectivas de melhoria."

"Dentro do meu time sim, com algumas outras áreas, não."