A comunicação entre áreas é responsável por grande parte do alinhamento da empresa como um todo. Existem diversas ferramentas e práticas que facilitam a comunicação e é essencial selecionar o que se encaixa com a cultura da sua empresa para otimizar as trocas em cada ambiente.


Melhores práticas identificadas

  • Rituais

As reuniões são momentos propícios para trocas e alinhamentos. É importante que cada organização teste e implemente o melhor modelo de rituais, possibilitando aos colaboradores discutir, apresentar e trocar conhecimentos entre pessoas, áreas ou equipes.


"há uma reunião semanal, com um representante de cada vertical para atualização" 

"Sentia um grande gap de comunicação entre as áreas, porém com as reuniões entre os times (vendas, CS, marketing e tech) de forma periódica e divulgação das novidades da plataforma semanalmente, acredito que a comunicação tem ficado cada vez mais eficiente."

"Necessitamos de mais reuniões de alinhamento entre as áreas (principalmente para compartilhar informações relevantes e resultados) para poder somar esforços e entender como nossos objetivos impactam outras áreas."

"as reuniões semanais ajudam muito a esclarecer todos os recados pro time"

"Sim, creio que os catch ups semanais ajudam muito nisso.

Eu sugeriria a implementação de algum tipo de workshop semanal/quinzenal/mensal, onde cada area da empresa pudesse apresentar a toda empresa sobre algum assunto pertinente a área. Acho que seria muito legal."

"sim, momentos nos squads e nas reuniões gerais tiram qualquer ruído."


  • Ferramentas e canais de comunicação

Com a popularização do trabalho remoto (home office), diversas ferramentas de comunicação foram incluídas dentro das organizações. Além do e-mail, hoje é possível contar com Slack, Microsoft Teams, Discord e Whatsapp profissional. Todos esses instrumentos são grandes aliados para a manutenção da comunicação entre as pessoas. Mas é importante implementá-las com atenção: o excesso de canais e a falta de definição e centralização de informações importantes podem ocasionar graves ruídos. Deixar claro quais são os canais disponíveis dentro da empresa e para quê cada um serve é uma maneira efetiva de se organizar a comunicação.


"Na maioria das vezes sim, pois a empresa dispõe de todas as ferramentas necessárias para mantermos uma comunicação clara e alinhada."

"O canal de comunicação evoluiu muito com o workplace e também discord. Mesmo com a galera em home office, deu tudo certo."

"Utilizando as ferramentas disponíveis, como Meet e Slack, é possível fluir a comunição com facilidade."

"Todas as vezes que precisei de ajuda de alguém de outra área sempre foram bem solícitos e resolveram meu problema. O chat ajuda a agilizar os processos."

"O fato de termos vários meios de comunicação (discord com inúmeros grupos, whatsapp com voz/ texto, email, confluence, diversas reuniões semanais), acaba atrapalhando um pouco a dinâmica da comunicação. Quando preciso usar esses meios para retomar algum ponto discutido, é bastante moroso."


  • Formalização

Para além dos rituais e ferramentas, o processo de formalização é de grande importância para a documentação daquilo que foi comunicado. Para que o conhecimento não se perca, é importante estimular que exista a formalização de algumas reuniões ou comunicações: seja por e-mails, atas ou até mesmo a criação de fórum de discussão. 


"Em muitas vezes sim e outras não. Acredito que as informações precisam ser mais redondas, formalizadas, para evitar desgaste e retrabalho." 

"Todas as conversas ficam no ar, ninguém formaliza por email e/ou criando compromisso em cumprir o que foi dito. Muitas informações importantes são passada via chat ou wpp pessoal que a empresa usa para tal comunicação." 

"Acho que a melhor resposta seria "em partes", porque a comunicação até flui, mas com fricções em alguns momentos. Às vezes ficamos sabendo de coisas de última hora ou até mesmo quando estamos no meio de alguma atividade e descobrimos algo de supetão. Acho que uma boa prática seria sempre registrarmos discussões e tomadas de decisão em um e-mail para todas as pessoas que participaram do fórum, por exemplo."

"Não acho eficiente porque precisamos estar dispostos a receptivos a comunicação. Sinto que algumas áreas tem uma resistência em estar disponível para interação. Muita formalização atrapalha uma conversa rápida e produtiva!"


Sentimentos identificados


Colaboração e empatia

"Todas as equipes se mostram comprometidas em ajudar, respeitando suas demandas, prioridades e alçadas."

"Existem alguns gaps de comunicação, mas que certamente no entendimento e principalmente na disponibilidade de ouvir o outro (criar empatia), creio que seria facilmente sanado essa questão!" 

"Pra mim este é o maior problema da empresa, não só as áreas não se comunicam, como as pessoas dentro das áreas também. As pessoas são individualistas. Isso gera muito retrabalho e confusões desnecessárias."

"Algumas vezes a comunicação é feita com violência e falta de respeito com as demais áreas, essa forma de comunicação não colabora para o dia a dia de cada execução de tarefas e para o desempenho de cada pessoa. Gerando angustia e discórdia."


Gestor pode ser uma peça chave na comunicação entre áreas

"Não existe comunicação entre as áreas, falta os gerentes de cada área se posicionar para criar a comunicação."

"Nem sempre os retornos acontecem, por email, a não ser quando há interferência do líder."

"Acredito que está havendo muitos desalinhamentos entre as próprias lideranças das equipes, consequentemente a comunicação das áreas fica comprometida. Um cascateamento mais claro da liderança pode ajudar."

"A cooperação entre áreas menos interligadas demanda muito esforço e acaba dependendo de push da liderança.

"Me surpreendo com tamanha eficiência! Quando eu comunico para meu líder: "Hoje eu fiz uma atividade do projeto X" (que não é da minha área), ele já está sabendo! Parabéns aos coordenadores e gestores pelas trocas de informações! Sinergia total"


Comunicação ineficiente pode impactar nas entregas

"Não sinto que estamos sendo efetivos! O direcionamento vai sendo passado de camada em camada, perdendo conteúdo e chega na ponta executora com muitas falhas e ruídos. Aí a entrega não é suficiente e reclamam do resultado, mas voltam a repetir o mesmo processo, com altas cobranças e novamente sem reunir quem precisa ouvir ou somente com parte do time responsável."

"Ainda temos muito a melhorar em comunicação. Ainda sinto que acontece muita conversa paralela no privado em vez de nos canais públicos, o que acarreta necessidade de vários alinhamentos. Se os assuntos fossem tratados de forma mais pública, mais pessoas estariam a par e alinhadas, reduzindo a necessidade de micro-reuniões que acabam com a produtividade."

"Acredito que seja nosso principal gargalo, as áreas detém diversas informações porém a falta de comunicação gera muito retrabalho e divergência de ideias, o que atrapalha no andamento de cronogramas e planejamentos."

"Nem sempre. Há possibilidades de melhorias. Por exemplo tudo o que é relacionado a projetos. Antes de serem "implementados" precisam ser analisados por todas as áreas envolvidas. Pois caso contrário temos retrabalho, desperdício de tempo e dinheiro e muitas vezes a própria inviabilização do "projeto"."