A comunicação entre áreas é responsável por grande parte do alinhamento da empresa como um todo. Existem diversas ferramentas e práticas que facilitam a comunicação e é essencial selecionar o que se encaixa com a cultura da sua empresa para otimizar as trocas em cada ambiente.


Melhores práticas identificadas

  • Rituais

As reuniões são momentos propícios para trocas e alinhamentos. É importante que cada organização teste e implemente o melhor modelo de rituais, possibilitando a discussão, apresentação e troca de conhecimentos entre pessoas, áreas ou equipes.


Sim. "Vejo que muitas vezes sim, mas sinto falta de mais encontros entre as áreas para alinhamentos e até esclarecimentos. Alguns desalinhamentos poderiam ser evitados se as áreas tivessem rotinas regulares."
Não. “Vejo um grande gap de passagem de projetos da área de projetos para a continuidade, mas também sei que isso está sendo monitorado. Por outro lado a reunião de consenso é bem eficiente, reunindo os times para compartilhar as necessidades."
Sim. “Na área de controladoria tem funcionado a comunicação. Pois fazemos semanalmente nossas reuniões de segunda, que é alinhado tudo o que está ocorrendo.”
Sim. "As pessoas sempre me respondem quando eu preciso de ajuda, mas acredito que conforme a empresa for crescendo, alguns rituais entre as áreas precisarão ser criados"

Não. “Não tenho nenhuma noção do que está acontecendo no resto a empresa, visto que isso não é passado para frente”

Não. “Os silos ainda são fortes na empresa e faltam ritos de alinhamentos, interfaces, integrações e lições aprendidas.”


  • Ferramentas e canais de comunicação

Com a popularização dos regimes híbridos ou 100% remotos, diversas ferramentas de comunicação foram incluídas dentro das organizações. Além do e-mail, hoje é possível contar com Slack, Microsoft Teams, Discord e Whatsapp profissional. Todos esses instrumentos são grandes aliados para a manutenção da comunicação entre as pessoas. Mas é importante implementá-las com atenção: o excesso de canais e a falta de definição e centralização de informações importantes podem ocasionar graves ruídos. Deixar claro quais são os canais disponíveis dentro da empresa e para quê cada um serve é uma maneira efetiva de se organizar a comunicação.


Sim. "O Teams é uma ferramenta que bem utilizada, resolvemos as questões de forma mais rápida e dinâmica. A cultura colaborativa da empresa complementa a dinâmica."

Sim. "Hoje utilizamos o SLACK como meio de comunicação interno."

Sim. "Até o momento que tive aqui, conversei tanto pelo Slack como pelo Google Meet e tive uma comunicação tranquila com o setor de Design (o que precisei até o momento), e o pessoal até que foi bem rápido!"

Sim. "Utilizamos de ferramentas eficientes para uma boa comunicação."

Não. “Acho que ainda é engessada, e-mail deveria ser utilizado para coisas mais formais e coisas externas da fábrica, temos que mudar nossa comunicação para um sistema menos burocrático e que sirva como registo. Uma sugestão, utilizar o slack como forma de comunicação interna seria a melhor opção para uma empresa que tem que estar em comunicação a todo momento com áreas como manutenção, segurança e qualidade. Já trabalhei com a plataforma e servia muito como forma de comunicação interna.”

Não. “Temos várias informações que se perdem e não temos a ciência dos canais de comunicação a serem seguidos.”

Sim. "é muito simples e prático, por ter o jira ja era bom, mas com o teams ficou ainda melhor"

Não. “Marquei "não" pelo fato de que nem sempre a comunicação entre as áreas é eficiente. Ainda se faz necessário uma forma melhor de comunicação das informações para que não sejam feitas perguntas repetidas ou que as informações se percam ao longo do caminho.”


  • Formalização

Para além dos rituais e ferramentas, o processo de formalização é de grande importância para a documentação daquilo que foi comunicado. Para que o conhecimento não se perca, é importante estimular que exista a formalização de algumas reuniões ou comunicações: seja por e-mails, atas ou até mesmo a criação de fórum de discussão. 


Sim. "MAs vejo que ainda pode melhorar. Ainda temos assuntos que são divulgados através e conversas pontuais, quando poderiam ser comunicadas."

Não. “As vezes não passam emails e querem impor certas práticas como algo a ser seguido”

Não. “Existe conversa de corredor. Mas a comunicação eficiente mesmo nao existe. Alterações/ mudanças significativas de uma área que impactarão outra nao sao comunicadas, só se fica sabendo depois que já está sendo feito e a area sofrendo o impacto.”

Não. “A comunicação entre devs e área de negócio é bem simplificada através de e-mail e workchat, porém com a falta de um processo documentacional, as vezes a informação acaba se perdendo.”

Não. “Temos melhorado muito em relação a comunicação, mas é comum que sejam realizadas ações sem o conhecimento de todas as áreas envolvidas. Sugestão: melhorarmos os fluxos de mudanças através de aplicativos eficientes, como o Notion.”

Não. “Há muitos problemas de comunicação entre as áreas, processos mal definidos que sempre geram desencontro de comunicação.  Sempre quando há envio de e-mails aos setores, não temos respostas, nisso, não sabemos se esta sendo resolvido o problema ou não”

Não. “Em muitas vezes as informações se perdem em uma caixa de e-mail ou conversa pessoalmente. Muitas vezes o fluxo de informação não é tão claro e pode acabar esquecendo de um setor que deveria receber informação, muitas vezes pela correria do dia a dia.”


Sentimentos identificados


  • Colaboração e empatia

Não. “Muito difícil se comunicar com outras equipes, as pessoas nunca estão disponíveis e nunca tem tempo, vão se acumulando os impedimentos”

Não. “A comunicação e a interação tem objetivos distintos e não há cooperação.”

Sim. "Entre algumas áreas acredito que sim, Mas no setor precisa ser melhorado e mais transparente e com mais humildade de saber aceitar outras opiniões."

Sim. "Desde quando entrei vejo que a muita harmonia entre as áreas. As pessoas são bastante colaborativas." 

Sim. "O fato que faz ela ser eficiente, se deve a cultura da [Empresa]. Um ajuda o outro sempre, interage da melhor maneira possível, a gente entende que é tudo remoto, então se doa de uma forma que essa distância não interfira e faça com que o nosso trabalho desenvolva bem." 

Não. “Ainda precisa melhorar. Percebo que cada área está preocupada com apenas a sua entrega esquecendo do todo, principalmente, quando isso envolve as áreas meio que precisa estar em contato com todas as áreas da companhia.” 

Sim. "No geral, tudo que tive de experiências até hoje, foram contatos bastante amigáveis e colaborativos" 

Não. “Os canais de comunicação existem, bem como cerimônias que a estimulam, porém o mindset predominante nas equipes ainda impede uma boa comunicação. Minha percepção é de que existe sim um acordo do que é esperado de cada área na empresa, mas algumas equipes pouco fazem para explicar às outras quando não são capazes de cumprir essa expectativa. O mindset deveria ser: "as áreas X e Y dependem de mim para suas atividades, porém não terei condições de prover esses insumos, portanto vou avisar de antemão e contribuir para que sejam feitas repriorizações". Isso quase nunca acontece. Muitas vezes esquipes inteiras ficam paradas por muito tempo porém sem mudança no prazo de metas. Alguns insumos são liberados com muito atraso sobrecarregando pessoas que não precisavam sofrer esse desgaste. Esse é um problema de match cultural na empresa e existe desde que cheguei aqui. É algo conhecido, pois já houve anúncios da alta cúpula em remanejar e sinalizar esforços para correção. Entretanto, nota-se que alguns subordinados (mesmo de cargo alto, com grandes responsabilidades) fazem uma vênia vazia.” 


  • Gestor pode ser uma peça chave na comunicação entre áreas

Não. “Líderes das áreas não se comunicam entre si e quando há, não é eficiente. Ainda mais quando a informação precisa descer para níveis mais baixos” 

Não. “Minha visão é de que ainda há muito o que melhorar e isso tem impacto no dia a dia. Principalmente com a entrada de novos diretores e consequentemente a estruturação das novas áreas, a cultura e comunicação interna são as primeiras a serem impactadas. Inclusive me coloco à disposição para apoiar num projeto que reforce nossa cultura e comunicação, da liderança pro time, durante esse momento de crescimento rápido da [Empresa]”
Sim. "Nossa liderança direta busca sempre envolver todas as áreas para todas as tomadas de decisões e análises. Aqui temos uma troca e abertura muito boa."

Sim. "Eficiente sim, mas muito pouca. Os gestores das equipes possuem momentos para a troca de informações, mas os demais colaboradores das equipes não se comunicam, até por não se conhecerem."

Sim. "Acredito que sim, mas acho que ainda está muito focada nos líderes."

Sim. "A resposta é sim, porém a comunicação eficiente acontece somente quando não envolve os gestores.. Quando precisamos de uma resposta por parte de algum gestor de área é bem complicado e demorado." 

Não. “Nem sempre... A vezes precisamos a intervenção do nosso coordenador” 


  • Comunicação ineficiente pode impactar nas entregas

Não. “A falta de comunicação que gera muita perda de tempo e ineficiência em alguns processos, os processos que não alterado ou até mesmo opiniões sugeridas para melhoria não são ouvidas pois quem esta dentro vivenciando a cada dia pode ter um outro olhar uma outra perspectiva.” 

Não. “Definitivamente essa é uma das maiores questões que devem ser desenvolvidas na empresa. A falta de comunicação entre os setores causa muita a confusão, falta de informação e retrabalho para muito dos colaborares.” 

Sim. "Sim, é eficiente. Porém o tempo de espera para falar com as pessoas para conseguir as respostas é muito demorado. Normalmente o assunto é simples e a pessoa só responde dias depois." 

Sim. "Apesar de fácil, as vezes o retorno é demorado" 

Sim. "Sim, porém as vezes demora um pouco até receber o retorno de alguma área."

Sim. "As vezes é demorada por uma questão que todo mundo tá focado nas demandas próprias do setor, mas geralmente existe boa comunicação entre as áreas" 

Sim. "A comunicação é eficiente, temos um pouco de demora em alguns retornos devido a grande demanda das equipes ou sistema inoperante em alguns momentos." 

Sim. "Como experiência ocorrida nas 2 últimas semanas, as informações via workchat e e-mails demoraram mais para serem respondidas do que mensagens pelo whatsapp."

Não. “A comunicação entre as áreas ainda é bastante falha, é possível perceber pessoas repetindo atividades e projetos, eventos nem sempre são comunicados a todos u quando de maior porte a divulgação nem sempre se faz presente ( os meios onde são comunicados , Slack, e mail etc) Nem todos possuem acesso.” 

Sim. "Sim, mas pelo fato da empresa estar crescendo muito rápido, de vez em quando conseguir alguma informação demora. Aquele documento com as áreas e as pessoas que fazem parte dele está bem desatualizado, ele ajuda bastante"