O conhecimento das oportunidades de crescimento dentro da empresa é composto por duas grandes verticais: a comunicação, em que os colaboradores são esclarecidos de que há um processo novo de contratação acontecendo e eles possuem a possibilidade de se aplicar; e a definição de um plano de carreira/cargos, uma vez que se deixa claro quais os caminhos necessários para se desenvolver na organização. Em ambas, o papel da liderança junto ao time é essencial pois é a partir do direcionamento da gestão que a comunicação e o esclarecimento de carreira se possibilitam de forma efetiva até o colaborador.


Melhores práticas identificadas

  • Divulgação de vagas

Para que os colaboradores tenham ciência das oportunidades internas é necessário comunicá-las. Com essa ação as pessoas conseguem demonstrar interesse por alguma vaga ou até entender que é possível se movimentar e ter novos desafios dentro da empresa.


“sim e não. vejo as oportunidades sobre as outras áreas e a minha direto no [página de carreira], mas a minha gestão não compartilha conosco as vagas que estão/ou vão ser abertas na área.”

"Não. Não conheço, pois tais oportunidades não são divulgadas. As únicas oportunidade divulgadas são as de recrutamento interno, mas não considero como sendo oportunidades de crescimento."

"Eu desconheço a existência de um tipo "mural de vagas internas abertas", mas há sim oportunidades de assumir novas funções e responsabilidades e, no tempo certo o crescimento deverá ocorrer sem dúvida."

"vejo a empresa muito alinhada com o time de people. constantemente vagas são divulgadas e informadas através do e-mail"

  • Suporte da liderança no desenvolvimento

O papel da liderança no suporte ao desenvolvimento dos seus liderados é essencial. É a partir dessa interação líder-liderado que o colaborador pode entender e esclarecer melhor quais são os seus objetivos de carreira e como a empresa pode ajudá-lo a se desenvolver nesse caminho.


"Temos visão do crescimento. Consequentemente temos incentivo de nossos gestores em relação a possibilidade de crescimento de acordo com a futura demanda da empresa."

"Não, mas acredito que desempenhando de um bom trabalho, entregando valor e ajudando o time como um todo, traz a oportunidade de crescimento para o indivíduo. Os "toques" e direcionamento da liderança ajudam muito tbm. Seria ótimo se a liderança trouxesse para os colaboradores o que é necessário para galgar o próximo step no crescimento dentro da empresa. :-)"

"Sim, e inclusive converso sobre elas com os coordenadores e pessoas que fazem parte do dia a dia e conhecem meu trabalho. Isso gera ótimas sugestões e ideias para buscar novos patamares profissionais."

"Considero que os feedbacks pontuais e os 1:1, são de grande valia para nos mostrar os caminhos que podemos traçar com relação as oportunidades dentro da [empresa]. Outro ponto muito positivo é a transparência por parte dos gestores em relação aos objetivos da empresa, o que deixa claro onde podemos chegar."


  • Plano de carreira/definição de cargos

Em algumas organizações é possível definir plano de carreira junto com os colaboradores. Quando se abre espaço o para esse tipo de organização, o caminho a ser trilhado para alcançar os objetivos ficam mais claros e justos, uma vez que são alinhados como um todo. Essa prática também pode auxiliar na diminuição da ansiedade e balanceamento de expectativa do colaborador em relação à carreira.


“Talvez não tenha tanto a ver com oportunidades de crescimento, mas acredito que tenha relação... Seria bem legal se tivéssemos uma matriz de competências ou algo do tipo, para entender os pontos que precisamos melhorar e evoluir.”

"Acredito que, apesar de todas mudanças na área, as oportunidades ainda estão nebulosas, não consigo saber a diferença dos cargos (JR I/II/PL, Líder, etc) ou o que preciso fazer para uma promoção, por exemplo"

“Talvez, consigo visualizar algumas oportunidades, mas elas não são nítidas, as expectativas sobre o meu trabalho mudam constantemente e não são alinhadas, o que acaba obscurecendo que caminhos eu posso seguir, gerando muita confusão. Existe muito trabalho pra ser feito, muita pressão de vários lados, ruídos na comunicação e uma ansiedade enorme no ar, muitas vezes sinto falta de foco."

"Acho que como ainda não temos o plano de carreiras bem estruturado, fica difícil entender de quais formas podemos crescer. E por mais que já estejamos na implementação desse plano os gestores ainda não tem clareza e sabem explicar de quais formas a gente pode planejar e estruturar nosso crescimento como profissionais na empresa."


Sentimentos identificados


Valorização do externo em detrimento do interno

"Desconheço tanto as opções de crescimento como a real possibilidade de acorrerem, a impressão que o mercado sempre tem opção melhor do que os recursos já existentes, que mesmo que a vinda de um recurso externo implique num longo período e ou curva de aprendizado, mesma assim parece ser melhor optar por alguém externo do que promover o crescimento interno."

"Não temos um plano de carreira formal, foram feitos alguns estudos sobre potencial de crescimento, mas não tive uma conclusão.

As oportunidades de crescimento, principalmente em nível mais estratégico, não são destinadas aos colaboradores do [empresa], todas as oportunidades foram preenchidas por pessoas externas.

Não há clareza quanto ao skills necessários para crescimento, por exemplo, para me tornar lider de equipe, quais as habilidades tenho q desenvolver?"


Transparência

"As oportunidades de crescimento são muito claras, basta se focar em algo que você gosta ou algum problema que quer resolver e virar dono daquilo. O reconhecimento e crescimento com certeza vai chegar."

"A gestão da [Liderança] tem sido bastante transparente com relação às possibilidades e oportunidades."

"Não tenho um plano de desenvolvimento propriamente estabelecido, mas consigo enxergar possibilidades de crescimento e diversas outras possibilidades são sempre discutidas, de forma ampla e transparente, com toda a equipe."

"Como dizem por aí, disconcordo. Acredito que eu não conheço todas as oportunidades, mas também não posso dizer que eu não conheço nada. Precisamos deixar, para todos, mais claro e transparente as possíveis oportunidades."


Oportunidades de crescimento gera vontade de se desenvolver

"Siim, fico muito feliz de estar em um ambiente que valoriza e preza pelo crescimento dos funcionários."

"Conheço, e é um dos motivos que mais me inspira e me motiva a dar sempre o meu melhor"

"Sim, reconheço e já tive diversas oportunidades e espaço para crescer!"

"Tenho ciência das oportunidades de crescimento dentro da Empresa, onde sempre esteve claro que a dedicação e performance farão você escalar em algum momento."

"Não tenho um plano de desenvolvimento propriamente estabelecido, mas consigo enxergar possibilidades de crescimento e diversas outras possibilidades são sempre discutidas, de forma ampla e transparente, com toda a equipe."