O conhecimento das oportunidades de crescimento dentro da empresa é composto por duas grandes verticais: a comunicação, em que as pessoas colaboradoras são esclarecidas de que há um processo novo de contratação acontecendo e os critérios levados em consideração para a vaga; e a definição de um plano de carreira/cargos, uma vez que se deixa claro quais os caminhos necessários para se desenvolver na organização. Em ambas, o papel da liderança junto ao time é essencial pois é a partir do direcionamento da gestão que a comunicação e o esclarecimento de carreira cheguem até as pessoas colaboradoras


Melhores práticas identificadas

  • Divulgação de vagas

Para que as pessoas colaboradoras tenham ciência das oportunidades internas é necessário comunicá-las. Com essa ação as pessoas conseguem demonstrar interesse por alguma vaga ou até entender que é possível se movimentar e ter novos desafios dentro da empresa.


Sim. “Sim, claro. Grande parte dos processos, apesar de às vezes não estar diretamente ligadas a minha área são compartilhadas comigo e assim eu posso compreender cada vez mais como a companhia funciona como um todo, e por isto consigo planejar meu desenvolvimento de carreira aqui dentro visando as áreas/departamentos/processos que mais dão certo comigo e com meu perfil.”

Sim. “Sim, acompanho sempre o quadro de vagas interno. meu atual cargo foi uma promoção interna através do processo seletivo interno.”

Sim. “Na verdade seria em partes, nem todas as oportunidades são bem divulgadas, algumas delas fiquei sabendo no boca a boca.”

Sim. “Sim...a empresa é muito aberta na divulgação de vagas e também as áreas com maior oportunidades”

Sim. “Frequentemente, a empresa, através de e-mail e outros meios de comunicação, informa sobre oportunidades que surgem, além de as lideranças também informarem sobre oportunidades de crescimento”

Sim. “Conheço as possibilidades de desenvolvimento e crescimento, no entanto não tenho conhecimento de como elas são ofertadas aos colaboradores e ao mercado.”

Sim. “Há divulgação das vagas por email, mas percebo que muitas oportunidades não são divulgadas. Há seleção direta impedindo de outras pessoas tb participarem.” 

  • Suporte da liderança no desenvolvimento

O papel da liderança no suporte ao desenvolvimento das pessoas lideradas é essencial. É a partir dessa interação que a pessoa colaboradora pode entender e esclarecer melhor quais são os seus objetivos de carreira e como a empresa pode ajudá-la a se desenvolver nesse caminho.


Sim. “A minha liderança direta está sempre me questionando e provocando sobre os próximos passos. Não sei o caminho exato, mas sei que existe espaço e possibilidades!” 

Sim. “Meus líderes deixam as trajetórias e as oportunidades expostas e claras.” 

Sim. “Mais ou menos. Quando eu falo com meus líderes eles conseguem me mostrar caminhos e possibilidades.” 

Não. “Apenas quando buscamos vagas no portal da gente, mas pela nossa gestão não existe esse direcionamento, nem quando tem vagas dentro da área.” 

Não. “Eu não sei as oportunidades que tem, por causa das minhas superiores nunca falarem sobre isso!” 

Não. “Não. Mesmo trabalhando já há um tempo eu nunca tive reuniões de feedback com a minha liderança ou qualquer planejamento individual para que eu tivesse esse conhecimento ou essa oportunidade.” 

Sim. “Sim, por trabalhar diretamente com o processo mas a maioria dos funcionários e gestores não fazem ideia." 

Não. “Isso não fica claro em nenhum momento, quase 1 ano na empresa e até agora não tive um só papo sobre o plano de PDI.” 


  • Plano de carreira/definição de cargos

Em algumas organizações é possível definir plano de carreira junto com as pessoas colaboradoras. Quando se abre espaço o para esse tipo de organização, o caminho a ser trilhado para alcançar os objetivos ficam mais claros e justos, uma vez que são alinhados como um todo. Essa prática também pode auxiliar na diminuição da ansiedade e balanceamento de expectativa das pessoas colaboradoras em relação à carreira.


Não. “Os cargos e oportunidades não estão claros e definidos no setor comercial. E nem a forma de crescimento” 

Não. “Não há clareza sobre oportunidades de crescimento ou uma trilha de desenvolvimento bem estabelecida na empresa.” 

Não. “Não está claro o plano de carreira nem os requisitos para ascensão do cargo”

Não. “Esse é um dos pontos que mais me incomoda, quase não temos visão em termos de crescimento de carreira, acho que principalmente por falta de oportunidade interna.” 

Sim. “Acredito que seriam as oportunidades de crescimento horizontal e vertical, além de termos oportunidade para trocar de área e esse crescimento está atrelado a responsabilidade de cada cargo, iniciativas e competências adquiridas. Entretanto, acredito que podemos explorar mais o PDI e elucidar melhor os "steps", dessa forma conseguimos identificar e mensurar a próxima oportunidade de crescimento dentro da empresa.”

Sim. “o plano de competências e os feedbacks são ótimos para os direcionamentos. Me sinto super segura para os próximos passos.” 

Sim. “Temos acesso a todos os recrutamentos internos. Porém quando o crescimento é dentro do nosso próprio setor, as habilidades e competências necessárias não ficam tão bem esclarecidas” 

Não. “Embora seja comum a fala de que a empresa é um lugar de oportunidades, não conheço os critérios, condições e etapas que embasam esse crescimento.” 

Sim. “Só conheci após questionar meus superiores sobre o assunto, ou seja a empresa não deixa claro o plano de carreira” 

Não. “Nunca me foi informado qual caminho devo tomar para crescimento e nem se existe um caminho a ser seguido. O que se esperar, quais conhecimentos devo ter, o que devo fazer para chegar lá. Nada foi informado. Amo o que faço e sei que é a área mais desvalorizada da área de TI, infelizmente. O SUPORTE ao cliente. No entanto, quero fazer minha carreira aqui dentro e quero saber qual caminho galgar e ser reconhecido tanto profissionalmente (o que já sou) quanto financeiramente (o que não sou).” 

Sim. “Conheço o plano de progressão de carreira, só não sei quais os requisitos objetivos para alcançá-los.” 

Não. “Os setores da empresa tem plano de carreira. No meu setor não tem nenhum plano de carreira. É estagnado” 



Sentimentos identificados


  • Valorização do externo em detrimento do interno

Não. “Não é claro para mim um plano de carreira. Vejo mais vagas externas abertas e não vejo processos de crescimento interno acontecendo/definido.” 

Não. “Não há possibilidade de crescimento, nos últimos 2 anos houveram duas contrações externas na regional, com salários maiores, mas a oportunidade não é dada a quem já estar na empresa.” 

Não. “A empresa não tem plano de carreira, e não tem nenhuma liderança no corporativo que foi promovida, e sim contratado (a) fora.” 

Não. “Na [Empresa] não existe crescimento, quando algum gestor sai, a [Empresa] contrata de fora e com isso os que trabalham na [Empresa] não tem oportunidade.” 

Sim. “Não temos muitas oportunidades, porque não temos reconhecimento, preferem trazer alguém de fora.” 

Sim. “Conheço sim, infelizmente são para poucos. Já tentei algumas vezes entrar em alguns processos internos, sem sucesso! Acabei desistindo. Continuo acreditando nas pessoas que trabalham e fazem parte do crescimento pessoal dos colaboradores. Talvez  para os colaboradores que estão chegando agora, possa mudar este cenário.” 

Sim. “Algumas vagas são divulgadas outras são realizadas contratações do mercado e fico assustada por não terem feito o processo interno.” 

Sim. “E tenho conhecimento também, que buscam pessoas de fora, pq o time não está pronto para crescimento dentro da empresa.” 

Não. “Não dá para entender o esquema de vagas, se existem pessoas que querem e almejam cargos maiores dentro da empresa, mais colocam a disposição vagas externas com nível desejado pelas pessoas internas, fica difícil dessa forma efetuar uma retenção de talentos, já que pecam por parte dos benefícios, o que dificulta ainda mais tal.”


  • Transparência

Não. “Isso parece ser meio nebuloso na empresa.” 

Não. “Esse é um dos temas que não vejo com clareza dentro da empresa. Inclusive já me manifestei sobre o assunto mas ainda não consegui entender. Não só sobre crescimento mas como conhecer outros setores” 

Não. “Isso é uma das coisas que me incomoda,  esse ponto existe uma falta de clareza na minha opinião” 
Sim. “Conhecemos em partes, no entanto poderia ser mais claro, onde estou, onde posso chegar e o que podemos fazer.” 

Sim. “Consigo identificar quais são as oportunidades de cargos que podemos chegar, mas não existe um "caminho" claro e bem definido para que possamos nos guiar. Com isso, por vezes, me sinto solto e apenas tentando fazer minhas atribuições. Mas gostaria que existissem processos mais definidos e que o plano de carreira fosse mais evidenciado, pois dessa forma acredito que todos que desejam essa ascensão teriam um norte a seguir.” 

Sim. “De maneira subentendida sim; de maneira clara e direta nunca me foi reportada as oportunidades..” 


  • Oportunidades de crescimento gera vontade de se desenvolver

Sim. “Faço parte desse crescimento. As oportunidades que me deram foram maravilhosas e hoje sou uma pessoa muito mais ativa e menos acomodada e com uma visão bem diferente da visão que tinha quando entrei na empresa a quase 4 anos atrás." 

Sim. “Considero nítidas as oportunidades de crescimento dentro da empresa vendo a trajetória de muitos líderes aqui dentro, que começaram como estagiários e hoje exercem cargos mais altos com satisfação visível. É inspirador.” 

Sim. “É bastante claro o momento de re-INICIO da [empresa]. Existem muitas oportunidades de escalar times, melhorar/criar processos, conhecermos mais nossos clientes e empresas, crescermos receita e tomarmos ações a partir dos dados que temos. Com tudo isso, é consequência também um crescimento profissional. É oportunidade para quem quer crescer junto e quem quer fazer acontecer.” 

Sim. “Sempre foi deixado muito claro as oportunidades de crescimento dentro da empresa, além de ser fornecido todas as ferramentas necessárias para tal. Tenho um imenso orgulho de trabalhar em uma empresa tão comprometida com o bem estar dos funcionários. A [Empresa] enxerga pessoas e não somente números ou produtividade.”  


  • Processos subjetivos podem provocar sentimento de parcialidade

Não. “Nunca ficou claro se as oportunidades de crescimento na empresa. Já fui barrada de uma oportunidade interna por conta da minha gestora na época que impediu. Parece que as oportunidades são só para cartas marcadas.” 

Não. “Não sei quais os critérios para receber a promoção para [cargo]. Já que parece que as pessoas são aprovadas mais por afinidades do que pela competência” 

Não. “não conheço e não vejo nenhuma oportunidade de crescimento. Infelizmente vejo na [Empresa] pessoas que não se comprometem, não entregam, não ajudam e são bem vistas. Outras, que são o contrário disso tudo não são reconhecidas. A gerência tem uma visão distorcida da realidade. Confia em quem não faz e acredita cegamente em pessoas incompetentes, infelizmente. Quem faz não tem reconhecimento. E o resultado é a quantidade de pessoas insatisfeitas e que buscam outras oportunidades no mercado, já que não são reconhecidas aqui dentro.” 

Sim. "Entretanto, algumas oportunidades parecem ser "cartas marcadas", o que nos deixa frustrados e desmotivados em tentar alcançar o crescimento profissional.”