A segurança do colaborador está ligada à sua confiança com a organização e seus pares. Faz parte do papel da gestão criar um ambiente em que ele se sinta acolhido caso necessite tirar dúvidas, resolver problemas ou dar sugestões. Ao fomentar esse tipo de comportamento, estamos estimulando que a equipe como um todo tenha esse mesmo comportamento. Outro ponto importante para a segurança dos colaboradores em executar as funções é fornecer os treinamentos adequados.


Melhores práticas identificadas

  • Suporte gestor

Um dos papéis da gestão é a orientação aos colaboradores. É importante que os líderes estejam dispostos a ouvir e estimular os seus liderados a solucionar possíveis problemas e desenvolver novas soluções. Essa abertura estimula a confiança do colaborador em desempenhar suas atividades.


"Com toda a organização interna e tendo a liderança sempre disponível para "guiar", me sinto confiante em realizar todas as funções."

"Me sinto segura, pois sempre sou bem acolhida por minha equipe e principalmente pela gestora."

"Meu gestor deixa claro que confia no meu trabalho, o que me deixa confortável para executar minha função e assumir riscos."

"Simmmm, muito confiante!! Amo o que faço e tenho um excelente gestor, pronto a me orientar quando preciso."

"Sem dúvida! Meu líder direto me orienta nas atividades, me dá liberdade de perguntar e questionar e assim chegamos em um consenso para melhor execução da tarefa!"

"A [Empresa] me deixa confiante por conta da flexibilidade de argumentação que temos hoje. Caso tenha algo que não achamos que nos ajuda no crescimento de algum ponto, os líderes estão sempre dispostos a ouvir, avaliar e levar em consideração os pontos apresentados."


  • Suporte equipe

Os outros membros do time também são responsáveis pela segurança e senso de equipe. Ao serem acolhidos, os colaboradores têm a percepção de que podem dividir suas dúvidas, falhas e construir de forma mais rápida o conhecimento e desenvolvimento.


"Inclusive é um grande diferencial da empresa. Eu me sinto segura e recebo todo apoio do meu time para tirar dúvidas e debater sobre as entregas" 

"Sim, e quando não me sinto 100% confiante em realizar algo, tenho o suporte incrível de todo o meu time para me ajudar!"

"Geralmente, sim. É normal surgirem desafios, mas, nestes casos, posso contar com a equipe para apoiar e cobrir eventuais "pontos de falha"."

"Sim, alem disto, sei que a equipe sempre esta disposta a ajudar uns aos outros"

"Tenho tido suporte dos colegas e da gestão, sempre que tenho dúvida sobre algum processo verifico com eles ou alinhamos em reunião. As atividades fluem muito bem." 

"Sinto que existe um empenho bastante grande da [Empresa] para dar essa confiança para os colaboradores. Então, mesmo que haja alguma insegurança, há o apoio da equipe para estabelecer a confiança que preciso."


  • Treinamento

Fornecer treinamentos adequados para os colaboradores exercerem suas funções traz segurança e consequentemente desenvolvimento profissional. Os treinamentos podem ser utilizados não só para novas funções como também para alinhamento e reciclagem de procedimentos.


"Recebi um excelente treinamento para a execução das minhas funções com segurança."

"Agora bem mais do que antes. Confiança foi algo que vim trabalhando e aprimorando. Com a vivência que tenho adquirido e os cursos e treinamentos dados pela [Empresa] minha confiança cresceu e minha ansiedade por insegurança diminuiu consideravelmente. Fico muito feliz por poder trilhar meu caminho aqui dentro, pois eles estão muito preocupados com nosso interior e não somente com resultados"

"Acredito que poderiam ser oferecidos mais cursos ou treinamentos para tarefas ou habilidades que não tivéssemos menos confiança."

"Sim, pois houve um treinamento do que eu iria executar, logo, tenho confiança no aprendizado que tive através de todos os ensinamentos."

"O onboarding fez muita diferença na velocidade de adaptação, não somente por podermos conhecer os processos, não também pelas pessoas responsáveis dar linhas."


Sentimentos identificados


Atenção ao alinhamento de processos

"Conheço bem minhas atividades, os processos da empresa e faço alinhamento semanal com meu gestor."

"Minhas funções sim, porém (e já estamos tentando melhorar isso) o processo ainda possui falhas o que resulta em um retrabalho às vezes. Essa parte é importante e estamos tentando corrigir."

"Sim, porém as vezes não.

Pois sempre muda algo, algum procedimento e nem sempre todas como comunicadas. Então as vezes você passa alguma informação, e alguém corrige, passando uma imagem de falta de comunicação e tirando toda credibilidade de quem está atendendo a cliente."

"Apesar dos desafios pela desorganização dos processos, consigo executar minhas funções devido a experiências passadas."

"Há algumas melhorias e ajustes de processos a serem realizados na aérea, para nos sentirmos mais confiantes."


Autonomia

"Sim, as lideranças da empresa passam a confiança e a autonomia de poder executar todas as funções da melhor forma"

"Sim, mas acho que a [Empresa] precisa cultivar mais um ambiente de autonomia e tolerância ao erro."

 "Sim, sinto que tenho autonomia e segurança para executar minhas funções e, quando eventualmente tenho duvidas ou quaisquer dificuldades, encontro respaldo nos meus superiores."

"Tenho total autonomia para desempenhar o papel para o qual fui contratado! E isso me dá cada dia mais motivação."