Ao estimular os colaboradores e fornecer ferramentas para seu desenvolvimento, estamos construindo um caminho para que seja possível atingir seu maior potencial dentro da sua função. O papel da liderança é garantir que o colaborador tenha o suporte necessário para progredir e, se necessário, ajustar responsabilidades e cargos baseados no seu desenvolvimento.



Melhores práticas identificadas


  • Suporte e apoio da gestão

A liderança tem papel crucial no desenvolvimento e desempenho do time, portanto, o apoio da gestão aumentam as chances de aproveitamento do potencial dos colaboradores.


"Sim, meu gestor esta sempre ajudando a polir minhas habilidades e evolui-las"

"Desde que entrei na [Empresa] estou descobrindo características profissionais das quais eu não sabia que tinha. Meus gestores me ajudam constantemente a aplicar todo o potencial que tenho e a desenvolver cada vez mais minhas habilidades na minha função."

"Sim, a liderança sabe e tenta tirar o maior proveito do potencial explorando cada momento"

"Tenho muita liberdade e autonomia em exercer as minhas habilidades e conhecimentos com o apoio da minha gestora."


  • Estimular colaboradores através de desafios

Ao serem estimulados e desafiados os colaboradores conseguem enxergar e colocar em prática o potencial que possuem.


"Sempre estou tendo novos desafios na equipe que trabalho, o que faz com que eu possa demonstrar o meu potencial"

"E ainda sou desafiado para novos aprendizados"

"Sim, frequentemente aparecem desafios e coisas novas que ajudam a explorar meu potencial e descobrir que sou capaz de fazer/criar coisas que muitas vezes eu nem imaginava ser capaz."

"Acredito que sim! Não só meu potencial é aproveitado, como passei a desenvolver atividades que nem mesmo eu sabia que tinha potencial para realizar."


  • Treinar e desenvolver os colaboradores

Treinamentos têm a função de aquisição de novos (ou aprimoramento dos existentes) conhecimentos, habilidades e competências, portanto, não só permitem a utilização do potencial existente, como também o aumenta.


"Sim mas acredito que poderia ser melhor aproveitado se fosse dados curdos pós técnico, inglês com parcerias"

"Eu tenho muitos desafios o que me faz buscar formas diferentes e me atualizar de forma mais constante. Sinto falta de direcionamento para que me potencial seja melhor aproveitado, mas devido aos desafios que assumi ao longo do meu tempo de [empresa] considero que sim."

"Mas eu sei que eu estou deixando a desejar, preciso me aperfeiçoar e me organizar melhor, para que eu possa executar as minha funções de acordo com o que a empresa espera."

"Devido ao treinamento e adaptação todos os problemas atribuídos são resolvidos."

"Acredito que poderia haver mais oportunidades, como cursos EAD ou coisas assim para o aperfeiçoamento profissional, desta forma o mesmo estaria cada vez mais apto para contribuir com a empresa."


Sentimentos identificados


Sobrecarga impede a utilização de todo o potencial

"Poderia ser muito melhor aproveitado se não fosse o excesso de demandas urgentes. Sinto falta de me aprofundar mais minuciosamente em cada campanha e cliente, o que hoje é um cenário difícil pelo timing e carga de trabalho."

"Sim, mas acredito que seria ainda melhor aproveitado se tivesse mais tempo para realizar as demandas."

"Mas poderia ser melhor aproveitado se a correria não fosse tão grande"

"Depende do ponto de vista. Acabo perdendo tempo em atividades que não deveria enquanto poderíamos estar explorando mais qualidades/defeitos para evoluir mais na função."


Sentimento de engajamento quando o potencial é utilizado

"Sim. Muito. Não só bem aproveitado por mim, como pelos meus pares, pois consigo dividir meu conhecimento com eles e ajuda-los no dia a dia. Com a minha mudança de área, isso ficou mais evidente e, consequentemente, melhor aproveitado na minha função."

"Sim, acredito que as responsabilidades são bem definidas e isso ajuda a aproveitar melhor o potencial de cada um"

"Sim, é muito bom estar envolvido no setor e me sentir útil."