Ao estimular as pessoas colaboradoras e fornecer ferramentas para seu desenvolvimento, estamos construindo um caminho para que seja possível atingir seu maior potencial dentro da sua função. O papel da liderança é garantir que seus liderados tenham a estrutura adequada, o suporte necessário para progredir e, se necessário, ajustar responsabilidades, cargos baseados no seu desenvolvimento.



Melhores práticas identificadas


  • Suporte e apoio da gestão

A liderança tem papel crucial no desenvolvimento e desempenho do time, portanto, o apoio da gestão aumenta as chances de aproveitamento do potencial das pessoas colaboradoras.


Não. “Gestor está um pouco perdido e não acompanha muito a área”

Sim. “Sim, sou bem aproveitado e orientado nas minhas funções”

Sim. “Sinto que minha liderança direta esta atenta às minhas aptidões e vê valor no meu trabalho e potencial no meu desenvolvimento.”

Sim. “Minhas gestoras me inspiram a usar o máximo potencial diariamente”

Sim. “Acredito que sim, tenho passado por um processo de desenvolvimento grande e que tem me lançado para alguns desafios, acho que muito pelo potencial que minha chefinha vê em mim”.

Não. “Estou realizando trabalhos externos. Acredito que seria mais bem aproveitada com as atividades internas, mas a gestora já esta tomando as devidas providencias para que isso aconteça.” 
Não. “O setor que pertenço, não aproveita o potencial dos colabores, liderança não tem visão.” 

Sim. “Aproveitado sim! Reconhecido nao, chefia não sabe diferenciar pessoal do profissional e acaba beneficiando quem ela gosta” 


  • Estimular colaboradores através de desafios

Ao serem estimulados e desafiados, as pessoas colaboradoras conseguem enxergar e colocar em prática o potencial que possuem.


Sim. “Mas sempre ,temos que ter novos desafios. Pois precisamos saber do que somos capazes e ter novos desafios para aumentar nosso potencial .” 

Sim. “Sinto que estou tendo novos desafios e estou semanalmente colocando tudo que sei a prova!” 

Não. “Poderia ser melhor aproveitado com novos desafios” senior

Não. “Gostaria de desafios que envolvam melhoria e analises para empresa, e não somente trabalho monótono.” 

Sim. “Na minha função atual sim, mas poderia fazer mais em outras tb” 

Sim. “Porém gostaria de alguns desafios a mais.” 

Sim. “Estou bem satisfeito em relação aos desafios da [empresa]”

Sim. “Muito. Sou desafiada todos os dias na minha função e coloco em prática todo o meu potencial.” 


  • Treinar e desenvolver pessoas colaboradoras

Treinamentos têm a função de aquisição ou aprimoramento dos conhecimentos, habilidades e competências existentes proporcionando maior utilização das potenciais das pessoas colaboradoras.


Não. “Ainda não atingi o nível de conhecimento técnico necessário para a função para poder contribuir mais para todo o processo”
Sim. “Poderia ter mais treinamentos referente a área que estou, e mais oportunidade de crescimento.”

Sim. “Entendo que a companhia deveria ter mais iniciativas de treinamento de gestores” 

Não. “Acredito que existe uma curva de aprendizado para que depois eu alcance o aproveitamento máximo de meu potencial” 

Não. “Penso que é importante esta função , amo o que faço, mas no momento em que a empresa se expande e necessita MUITO  de treinamentos e ate uma reciclagem , penso ser um desperdicio de certa forma eu com o salario que ganho , com experiencia, 13 anos de empresa , conhecendo todas as operações do inicio ao fim, e sabendo que precisamos de treinamentos , retomadas de processos , controles da qualidade , busca de melhorias e novas tecnologias e receitas .”

Não. “Nem recebemos mais treinamento para as funções que vamos desempenhar.”

Sim. “Sim, me treinam e me dão autonomia para atuar e aproveitar o máximo do meu potencial nas atividades.”

Não. “Acredito que como estamos todos sobrecarregados, fazemos o que podemos.

Para ter maior excelência em qualquer atividade imagino que além dos pares alinhado com as atividades tenha que haver tempo hábil para aprendizagem e definição de como todos devem agir, já que no departamento todos deveriam se atentar em manter uma mesma forma de atendimento e padronização em situações que se repetem.”


  • Falta de estruturação de equipe/área

É comum que empresas passem por momentos de reestruturação ou até mesmo organização estrutural inicial. Esses momentos podem refletir na percepção das pessoas colaboradoras sobre seus papéis, obrigações e possíveis caminhos de desenvolvimento. Deixar claro, por exemplo, as atribuições individuais e gerais de áreas, estrutura de cargos pode ser um ótimo aliado na percepção de potencial das pessoas.


Não. “Acredito que hoje acabo desempenhando atividades que não está diretamente ligada a minha atividade, além de um volume alto de clientes atendido pela nossa filial, temos o desafio de rotar a parte operacional da empresa, poderíamos fazer muito mais se as atividades e equipes estivessem melhor estruturadas.”

Não. “Estamos ainda construindo um melhor "cenário" onde eu consiga realizar entregas bacanas e explorar mais minhas habilidades dentro da função atual.”

Não. “Falta possibilidade de estruturar a equipe.”

Não. “Ainda é necessário ter mais critérios entre papeis e responsabilidades, com certeza meu potencial não é bem aproveitado! Tento até dar + de mim mas ainda temos alguns pontos de amadurecimento.” - 

Não. “Mas acredito que ainda seja porque a área de digital ainda está tomando forma, se ajustando.” 

Não. “Não, pois a falta de planejamento me faz trabalhar de forma atropelada, sem ter tempo de planejar a cadência ideal de reuniões e projetos, é simplesmente o "vai fazendo" e não é "o que podemos fazer de melhor”

Não. “Estamos nos organizando, até melhorar na organização vamos ficar um pouco subutilizados.”

Não. “poderia ser melhor aproveitado se houver um dimensionamento das competências necessárias para os cargos e funções”

Não. “A falta de processos alinhados faz com que a todo momento eu tenha que executar funções completamente operacionais e que eu executava há mais de 7 anos quando era analista. A "liderança" necessita urgentemente estabelecer job descriptions para os times.” 

Sim. “Até atualmente diria que não, mas recentemente fizeram uma movimentação legal que vai aproveitar meu know-how, vamos ver essa mesma pergunta daqui dois meses.” 


Sentimentos identificados


  • Sobrecarga impede a utilização de todo o potencial

Não. “Sinto que poderia contribuir muito mais. Fui contratado como especialista mas atuo como expert por falta de chorum do capitulo. Gostaria de assumir responsabilidades de especialistas as quais fui contratado para fazer, porém o dia a dia consome o tempo. Perdemos um integrante do time, recentemente, justamente por conta da não atuação no que havia sido proposto em sua contratação.”

Não. “Acredito que acumulando funções acabo não conseguindo desempenhar com aproveitamento máximo em nenhuma das frentes, deixando sempre lacunas na atuação e consequentemente na minha percepção de resultados pessoais.”

Não. “Durante esse ano não consegui de fato direcionar o setor de performance para o foco. Ainda estamos tendo que apoiar o relacionamento em quase todas as atividades do dia a dia. Com isso, movimento o foco do time e acabo não conseguindo ser um bom gestor. Por isso não estou sendo bem aproveitado.”

Não. “Atualmente não, pois o meu dia-a-dia é apagar fogo e/ou dizer "não" as inúmeras solicitações, de todas as naturezas. Ou seja, não consigo focar e me dedicar para entregar o melhor de mim para a empresa, relacionado à minha função.”

Não. “Acredito que possa fazer mais, mas há uma sobrecarga de funções e acredito que não seja apenas comigo que isso ocorra.”

Não. “O excesso de atividade atrapalha meu desempenho, pois não consigo dar atenção à nenhuma atividade específica”

Não. “Quando um profissional trabalha em uma equipe muito enxuta executando a função de mais 3 profissionais, será muito dificil a empresa ter todo o seu potencial em todas as demandas que ele atende.”

Não. “as vezes somos engolidos por muitas demandas e não é possivel aproveitar todo potencial.”

Não. “Frequentemente sou sobrecarregada com tarefas operacionais para garantir a entrega e não consigo me dedicar nas atividades táticas/estratégicas para agregar valor ao trabalho”

Não. “Nos últimos meses estamos apenas apagando incêndios.”


  • Sentimento de engajamento quando o potencial é utilizado



Não. “Me sinto estagnada, desmotivada e sem propósito por isso também.”

Não. “Não, estou desmotivado, sem vonatde de crescer na empresa, já mostrei todo meu potencial e a forma que estou pronto na empresa e nunca recebi valorização. Não me vejo mais vestindo a camisa da empresa.”

Não. “Sinto uma desvalorização do meu trabalho, muitas vezes não é reconhecido.”

Sim. “Meu potencial é sim aproveitado na minha função como Analista de Teste, e não só pela equipe que faço atuação mas um cross com outras áreas também exemplo Produtos. Sinto confiante na atividade que executo a ponto de conseguir passar isto para outros times.” 

Sim. “Recebi grandes oportunidades na área, estou muito feliz e motivada a dar o meu melhor e conquistar muitos objetivos dentro da [empresa], que venha 2022!!!”

Sim. “Acredito que tenho um potencial que pode ser mais explorado, porém me falta tempo de casa e conhecimento mais aprofundado do produto. Estou bem engajada em trazer novas ideias e contribuir com a área que atuo trazendo vivências de outros locais que trabalhei.”

Sim. “Sim, inclusive me sinto motivada a evoluir em várias habilidades.”

Sim. “Me sinto extremamente feliz por saber que posso contribuir e que meu potencial é bem aproveitado ! Agradeço o apoio de minha supervisão e coordenação! Me sinto MOTIVADA !”