Dar a oportunidade de todas as pessoas se expressarem e contribuírem nas resoluções pode resultar em sentimentos de pertencimento, autonomia e desenvolvimento pessoal. Utilize reuniões e alinhamentos para comunicar decisões, quando possível, envolva e questione o time sobre o caminho das deliberações a serem tomadas: agregar diferentes visões e opiniões é rico e pode tornar seus processos mais rápidos e inovadores. Comunicação,  transparência e colaboração são fatores essenciais no envolvimento de pessoas colaboradoras nas tomadas de decisões.


Melhores práticas identificadas


  • Rotinas para realizar as comunicações

Um dos primeiros passos para incluir as pessoas colaboradoras nas tomadas de decisões é a comunicação. É necessário haver diálogo entre quem toma as decisões e seus liderados, de forma que diversos pontos de vista possam ser levantados. Além disso, torna-se importante uma rotina de comunicação, sendo este, um momento confortável e que possibilite regular as discussões. Por exemplo, reuniões periódicas.


Não. “falta muita comunicação EM TUDO dentro da empresa"
Não. “Não, não sabemos e não temos direcionamento nenhum"
Não. “Dificuldade de comunicação tem sido um probleminha Extremamente falho na instituição, aínda mais da parte da liderança e coordenação! Os processos acabam sofrendo baixas devido a esse detalhe, mas creio que possa ser corrigido!”
Não. “Estamos no caminho de ter uma comunicação mais eficiente. Creio que para o próximo ano teremos grandes avanços nesse ponto.”
Sim. “Temos reunião de FUP semanalmente. Que incluem essas informações.”
Sim. "Em grande parte delas e dentro do que é possível há comunicação e compartilhamento para as tomadas de decisão."
Não. “Em diversos momentos foram tomadas decisões que envolvem o meu dia a dia, mas não me consultaram. Outras vezes eu fico sabendo por outras pessoas.”
Sim. “Todo alinhamento e comunicado através de reuniões.”
Sim. “São feitas reuniões, ou até mesmo breve discussões, sobre processos que podem impactar o dia a dia. Temos voz.”

Sim. “Sempre temos reuniões periódicas e de report para discutir esse pontos."
Sim. “Sempre em todas as sugestões que levo para meu gestor, há espaço satisfatório para inclusão de novas idéias.”


  • Transparência nos processos de decisão

Quando participamos do processo de decisão e entendemos o porquê, como e a finalidade de uma resolução, é possível colocá-la em prática mais facilmente. O mesmo vale no momento de compartilhar uma deliberação tomada pela diretoria. Ao explicar os passos e o racional que levaram à determinada resolução, estamos contribuindo para o entendimento e sentimento de transparência. Cabe a direção e a liderança esclarecerem quais são as decisões cabíveis de discussão com o time e quais serão apenas comunicadas.

Sim. "Existe um cuidado especial da [Lider] em lidar com questões que envolvem o time,  mesmo aquelas que n são negociáveis,  ela sempre trata com mto respeito e buscando um equilíbrio entre os interesses. Nos casos onde a pessoa é afetada, ela demonstra os motivadores e tb se mostra bem receptiva a ouvir."
Sim. “Porém decisões de time não, como contratação, análise de perfil, não tenho autonomia para mudar o time e poder fazer mudança com o objetivo de melhorar ambiente, qualidade e performance”
Não. “Não percebo esse movimento da liderança em envolver o time em tomadas de decisão que nos afeta no dia a dia, mas gostaria muito que nesses casos fosse compartilhado para que tivéssemos a oportunidade de contribuir.”
Sim. “Sempre é visto todos os pontos de vista daqueles que lideram conosco para que seja tomada a melhor decisão, quando necessário sempre nos somos incluídos.”
Sim. “Além de confiança, sinto muita transparência da parte da minha gestão quanto a tomada de decisões serem sempre em conjunto e poder compartilhar meu ponto de vista.”
Sim. “A gestão é transparente, e sempre quando é necessário os times se reúnem para as decisões que afetam as atividades de todos.”
Sim. “A [Empresa] é uma empresa democrática, a qual aceita opiniões e informam qualquer eventual mudança de rotina.”
Não. “Não, sabemos apenas o que é interessante para a liderança, a informação vem aos pedaços, e nem sempre chega até a equipe” 
Sim. "Minha liderança é consciente, ela consegue aplicar discernimento nas tomadas de decisões que nos afetam diretamente e abordar com uma linguagem específica para cada colaborador do time."



  • Ouvir e acatar opiniões promove motivação

Envolver as pessoas colaboradoras nas tomadas de decisões é uma oportunidade de desenvolver o senso de pertencimento, tanto nas entregas como no time. Ao ouvir opiniões e acatar mudanças, damos espaço para que haja inovação e desenvolvimento de senso crítico sobre suas entregas, além de evitar retrabalho e frustrações.

Sim. “Minha liderança direta faz questão que eu participe de discussões que possam impactar meu dia-a-dia para entender o quão confortável estou ou não com as mudanças e como podemos trabalha-las juntos da melhor maneira possível.”  
Sim. "Estamos sempre conversando sobre os métodos e rotinas que podemos implementar/alterar na nossa equipe! assim como as boas práticas do nosso dia a dia." 
Sim. "sim, a liderança está preocupada que todos da equipe estejam alinhados com as decisões tomadas." 
Não. “Não... toda vez é decidido sem a presença do operacional e no final sempre a divergência entre o que pode e que não pode ser feito. Deveria ter um operacional de cada área para decidir o melhor fluxo.” 
Sim. “Sempre que uma decisão de fato interfere no nosso produto, sinto que tenho total liberdade para expor meu ponto de vista.” 
Sim. “Para que os processos de produção de vídeo funcionem sempre sou consultado nas tomadas de decisão que vão afetar meu dia a dia, importantíssimo isso!” 
Sim. “Com certeza, existe uma transparência por parte da Gerência e Diretoria, onde temos participação direta ou indireta nas decisões pertinentes ao departamento. Fato que me faz sentir segurança, motivação, e estimula ainda mais a produtividade, os dois (Gerente e Diretor) estão de parabéns, são sensacionais.” 


Sentimentos identificados


  • Pertencimento/protagonismo por participar das tomadas de decisões

Sim. “Sim. Por muitas vezes sou acionado para discutir eventos que sou afetado. Isso me deixa muito satisfeito pois realmente sinto parte da equipe.” 

Sim. “Sempre que o assunto envolve minha área a diretoria me envolve e me da voz.” 

Sim. “Na coordenação que estou atulmente eu me sinto incluida em tudo! Hoje todas as tomadas de decisões são decididas em gupo!” 

Sim. “Minha liderança imediata me inclui em todas as decisões que afetam minha rotina de trabalho e está sempre atenta no que pode contribuir ou afetar minhas entregas”

Sim. "Estou muito feliz com a direção/liderança. Confio nas decisões deles e são muito transparentes" 

Sim. "Sem dúvidas, não há uma decisão sem transparência ou não pensando no time e como vamos absorvê-la" 


  • Frustração por não sentir que a opinião é ouvida

Não. "Nunca fui chamada para discutir nenhuma mudança, somos apenas comunicados."

Não. "Não, não sabemos e não temos direcionamento nenhum" 

Não. “minha opinião nunca é ouvida” 

Não. “Fiquei um pouco decepcionada com uma alteração recente na mudança de estrutura, onde não pude participar da tomada de decisão, tampouco manifestar meu ponto de vista antes que fosse alterada.” 

Não. “Muitas vezes somos informados depois que a decisão já foi tomada, causando frustração.” 

Não. “COM TODA CERTEZA QUE NÃO, ACEITAR OPINIÕES AQUI É COMPLICADO”

Não. “Não incluem em nada, só existem as cobranças e deveres de liderança no existem” 

Não. “Minha liderança não inclui a equipe nas tomadas de decisão, pois a todo momento as regras mudam e não somos comunicados. E percebo que algumas regras valem para alguns e para outros não.”