Um time de alta performance depende da relação entre qualidade das entregas versus tempo de execução, com isso, ter ferramentas e contexto favoráveis serão essenciais.


Melhores práticas identificadas

  • Ergonomia

Para que os colaboradores tenham bom desempenho é importante que tenham boa saúde. O cuidado com a ergonomia, além de possibilitar o conforto, proporciona prevenção de acidentes e evita o aparecimento de patologias específicas relacionadas ao tipo de trabalho.


Não. “Preciso de elevação para notebook, teclado esterno e mouse esterno para ficar ergonomicamente correto”.

Não. “Infelizmente ainda não tenho uma estrutura adequada em casa para exercer o trabalho. Isso tem me prejudicado fisicamente. Estou, aos poucos, tentando melhorar as condições (comprei uma cadeira adequada, estou esperando que chegue)”

Não. “Não temos equipamentos, e estações de trabalhos ergonômicas para desempenhar nossas funções de forma saudável. cadeira regulavel, descanso para pés, suporte de notebook etc.”

Não. “Lap top é lento desliga sozinho, trabalhamos de home por mais de um ano, não tinha uma mesa e cadeira adequada, e a empresa não se prontificou em emprestas as do escritório pois não estavam usando. Outras empresas se preocupa com a ergonomia do funcionário”.

Sim. “Temos acessos a itens atualizados e também a ergonomia necessária para desempenharmos as nossas rotinas”.

Não. “A começar pela falta de cadeira e mesa de escritório adequadas, o que interfere muito em termos de qualidade de vida e ergonomia enquanto trabalhamos. Considero que não apenas notebook é equipamento que usamos para desempenhar funções, já que para trabalhar é necessário estar em uma cadeira e com uma mesa.”

Não. “Para mim falta um suporte de notebook e teclado para quem prefere trabalhar assim, para mim melhora a ergonomia”

Sim. “Porém seria interessante que os equipamentos englobassem ergonomia, porque o hardware é bom, mas não nos foi disponibilizado coisas que usaríamos no escritório como cadeiras e suportes para a os notebooks”


  • Atenção aos itens periféricos

A utilização de itens como teclado extra, monitor, mouse e fone de ouvido vão auxiliar tanto na ergonomia tanto na qualidade e velocidade de entregas.


Não. “Como nós do [empresa]  temos reuniões com os parceiros para explicar sobre a evolução do checklist, para solicitar documentos e orientar como obter todos os itens solicitados, acredito que deveríamos ter fones de ouvido para nos dar suporte nessas reuniões. Seria bom ter um fone de ouvido para cada [pessoa], pois 1 fone para cada baia ajuda, porém temos reuniões que coincidem os horários. Não precisa ser um headset caríssimo, só um fone de ouvido normal já bastava. Tem gente que precisa pedir emprestado dos amigos por não ter um fone de ouvido que encaixe no computador. O meu fone com entrada para computador estragou, vou providenciar outro agora porque sei que é necessário”.

Não. “O macbook tem uma excelente configuração adequada à função que desempenho, no entanto veio com problema no teclado. Relatei tal problema ao [líder], que me informou que tem um recall da Apple e que iria providenciar um envio de um outro equipamento, mas não recebi e descobri que ele já saiu da [empresa]. Além disso, solicitei a [equipe] mouse, teclado e monitor para ter um ambiente mais ergonômico, mas fui informado que a [empresa] não envia esses equipamentos, o que compromete principalmente apresentações no meet, pois não vejo meus colegas ao compartilhar tela. Além disso, comprei um mouse, mas um teclado para macbook é bem caro.”

Sim. “Gostaria de ter um segundo monitor para me auxiliar nas atividades de suporte, mas de resto tudo perfeito!”

Sim. “Mas se tivesse uma impressora, seria melhor ainda.”

Sim. “Super, gostaria de entender a possibilidade de conseguir uma segunda tela. Mas no notebook que uso é perfeito.”

Sim. “Sim, atualmente uso o note da empresa e a cada recurso que ingressou de meu time, recebeu um note de acordo. Usamos tambem o fone que é muito util”


  • Atenção às atualizações necessárias 

É importante que a infraestrutura de trabalho esteja alinhada ao tipo de atividade e necessidade para cada área de atuação. Além disso, a tecnologia evolui em alta velocidade e as necessidades mudam. É preciso atenção à defasagem de equipamentos para não ocasionar lentidão nas entregas.


Não. “Não só o meu, mas os da equipe estão precisando de uma atualização/melhoria na performance, notebook e celular. Computadores lentos diminui a produtividade do colaborador. Deveria ser programado pelo registro na TI a manutenção periódica das máquinas sem precisar das áreas abrirem chamados, chamados deveriam ser somente para as corretivas e não preventivas”.

Sim. “Até o momento, consegui fazer o que precisei, porém frequentemente recebo notificações de que o programa que estou utilizando não consegue executar alguma função pois os discos estão cheios. Seria ótimo poder expandir os discos ou fazer uma limpeza para liberar espaço. Acredito que a T.I. precisaria estar envolvida.”

Sim. “Sim, porém há espaço de melhoria de qualidade dos computadores e celulares”

Sim. “E vejo um esforço constante da empresa para manter os equipamentos atualizados.”

Não. “Notebook já obsoleto com quase 4 anos de uso, deixando muito lento e travando constantemente, impactando em nosso desempenho diário. TI já realizou ajustes e atualizações, mas não resolveu”.

Sim. ”As máquinas (computadores) poderiam ser melhores. Infelizmente tem muita máquina antiga com funcionalidade comprometida.”


  • Equipe de suporte disponível

A qualidade da infraestrutura pode não estar relacionada a novas aquisições. O apoio de uma equipe de suporte pode garantir a otimização de recursos atuais e garantir a qualidade de trabalho.


Sim. “Não tenho nada pra reclamar da estrutura aqui na [empresa], é espetacular todo o suporte técnico que nós temos”

Sim. “Me atende muito bem, e quando dá alguma falha a área de ti está pronta para agir e solucionar o problema.”

Sim. “Os equipamentos são adequados e o apoio e suporte estão sempre a disposição.”

Sim. “Sim, super !! E a equipe de infra da TI atende maravilhosamente bem quando preciso de algum suporte!”

Sim. “Além de adequados, a equipe de TI sempre está à postos e rapidamente resolve qualquer questão.” 

Não. “Estou em trabalho remoto e o notebook fornecido vem apresentando problemas há tempos e não consigo substituição. Na maioria das vezes, sempre pelo mesmo motivo. Abro chamados na TI e há muita demora no atendimento, o que impacta diretamente nas minhas entregas.”


Sentimentos identificados


Uso de equipamentos pessoais

Não. “Eu uso equipamento pessoal porque o da empresa estragou”.

Não. “Hoje eu utilizo o meu próprio notebook, que infelizmente não está muito bom. Estou aguardando para receber o notebook da empresa.”

Sim. “Porém acho que é necessário aumentar a disponibilidade de aparelhos celulares, pois utilizamos os aparelhos pessoais para atendimentos a fornecedores e validações/autenticações para acesso a rede.”

Sim. “Sim, porém são totalmente pessoais. O computador que a [empresa] me forneceu, por exemplo, trava toda hora e é impossível de usar. Vejo que com outras pessoas esses problemas técnicos acontecem com frequência também”

Não. “Os equipamentos sim, mas ainda a muita limitação sobre tudo que eu uso. preciso de upgrades dos equipamentos que uso, mas essa verba nunca chega. Tem um ano que estou aqui e tem um ano que ainda tenho que usar meus equipamentos pessoais para exercer um bom trabalho aqui na [empresa]. Entra líder sai líder e nada muda.”

Não. “Não temos todos os devices necessários pra desenvolvimento, a aquisição de devices demora muito tempo, e por precisamos usar devices pessoais, concentrando o desenvolvimento em poucos desenvolvedores. (Chromecast, Android tv e AppleTV principalmente, mas também ocorre com celulares e tablets)”.

Não. “Utilizo dispositivos pessoais (celular e tablet) para testar o jogo e encontrar problemas de desenvolvimento”



Lentidão do equipamento

Não. “Celulares com problema de bateria e sistema com lentidão”.

Não. “Não as vezes é muito lento, e o hardware não atende a expectativa”. 

Não. “A máquina que utilizo para trabalhar apresenta problemas constantemente. Travando quase todos os dias e em alguns momentos reiniciando sozinha." 

Sim. “Obs: Tem dias que o sistema está muito lento, fazendo com o atendimento fique mais lento. Atrapalha um pouco”. 

Não. “Celulares com problema de bateria e sistema com lentidão”.

Não. “Todas as nossas maquinas são antigas, são lentas no funcionamento”.

Não. “Máquinas são lentas, configuração pequena o que muitas vezes deixa a atividade lenta, perda de produtividade”.