Manter entregas consistentes auxilia no crescimento saudável da empresa. Admiração dentro do time e identificação de entregas com qualidade são fatores motivacionais que tendem a melhorar a frequência e intensidade de entregas, funcionando como um espelho.


Melhores práticas identificadas

  • Qualidade de comunicação

Alinhamento e comunicação sempre serão essenciais para a agilidade e qualidade nas entregas. Isso diminuirá o retrabalho, imprevistos e atrasos, uma vez que todos estarão caminhando na mesma direção. Rituais dão visibilidade ao trabalho do time e favorecem a qualidade esperada na comunicação.


Não. “Depende. Depende de muitas coisas, algumas delas é o nível de dificuldade da própria atividade, outras é com quais áreas aquela atividade está correlacionada para ser executada com sucesso e por ultimo o que gera instabilidade na frequência das entregas é o próprio nível de expertise do time. Tem atividades que teoricamente deveria ser simples, porém por conta de alguma falta de comunicação ela se torna uma dor de cabeça.”

Não. “Precisamos melhorar mais a comunicação entre as áreas. Fizemos entregas que terão que ser refeitas.”

Sim. “No geral sim, porém a gerencia tem uma dificuldade enorme em comunicação com a equipe. Informações não são passadas e com isso situações que seriam evitadas facilmente, acabam por acontecer. Muitas vezes, isso prejudica o relacionamento com clientes.”

Sim. “a equipe de TI Infra faz entregas muito além da capacidade financeira e de pessoal que temos. Nossas entregas tem sido essenciais para o crescimento escalável da empresa como todo. Somos uma equipe unida, com uma boa capacidade de comunicação interna e que merece reconhecimento.”

Sim. “Sim. Acredito que com a padronização de ações, utilização das melhores ferramentas e a comunicação dos membros entre as equipe tem ajudado muito a ter consistência nas entregas.”

Sim. “todos sempre muito prestativos, e sempre mantendo uma linha de comunicação ativa”

Sim. “99% das vezes sim. Esse 1% se deve ao fato de alguns controles não estarem perfeitos ou por problemas na comunicação junto ao cliente. Mas a informação final disponibilizada acaba sendo bem refinada e correta.”

  • Planejamento realista e gestão de processos coerente

Entregas consistentes dependem de metas atingíveis e coerentes com a prática. Os planejamentos realistas devem levar em consideração etapas essenciais das entregas e fatores externos. É importante manter regularidade de acompanhamento, revisando prazos e entregáveis para garantir que o planejamento permanece coerente com o contexto.

Sim. “Vejo prazos sendo seguidos buscando o equilíbrio de entregar o melhor resultado no prazo estipulado.”

Não. “Como a minha equipe acaba atuando em outros projetos (como suporte a outros desenvolvedores de outras equipes), nossas sprints planejadas não conseguem atingir o prazo. Isso prejudica até mesmo a qualidade dos desenvolvimentos e os testes.”

Não. “Tem, mas sinto que em todos nós ainda falta um direcionamento estratégico mais assertivo. Estamos sendo pensando em curto prazo.”

Sim. “Mas acho que a consistência às vezes sofre um pouco com decisões que chegam prontas e não permitem que as pessoas pensem melhor sobre elas, ou quando o prazo já chega estourado mesmo sem motivo…”

Sim. “Apesar do alto volume de trabalho e alguns retrabalhos e reanálises que acabam reduzindo o ritmo da equipe as nossas entregas tem sido, na maioria das vezes, dentro dos prazos e consistentes com a técnica de regulação de processos.”

Sim. “Apesar das solicitações feitas de última hora e centralização das atividades, tudo precisa ser validado, se houvesse planejamento e confiança na equipe o setor seria mais produtivo”

Sim. “Quase sempre. Os problemas acontecem quando há falha ou mudanças bruscas no planejamento, isso sempre afeta a performance e engajamento do time.”

Sim. “Sim, temos boa evolução nas entregas, principalmente como temos sprint planejada, ultimamente estamos trabalhando com kaban e as coisas vão entrando no dia a dia, mas mesmo assim entregamos bem"


  • Estimular a colaboração e entrega enquanto time

As entregas finais tendem a depender de várias pessoas e várias atividades, portanto, o trabalho em equipe naturalmente dará mais consistência para o resultado.


Sim. "São todos muito comprometidos e engajados com a tarefa do dia-a-dia."

Sim. "A nossa [Equipe] é muita madura, comprometida, todos se apoiam, nós confiamos muito uns nos outros e nossas entregas são coletivas,  por isso muito consistentes"

Sim. "Todos comprometidos com suas entregas. Como se preocupam em ajudar os colegas nas negociações."

Sim. "Respondi sim para não ser injusta com as pessoas comprometidas, porém existem aquelas que não entregam o esperado, sobrecarregando os demais funcionários."

Sim. "Temos um time muito bom. Todos, mesmo com pouco tempo de empresa, vão muito bem nas frentes que atuam, realizando muitas entregas de alto nível."

Sim. “O [time] com comprometimento, colaboração, integração e humildade faz entregas consistentes e de alta performance.”


Sentimentos identificados


  • Entregas consistentes promovem o sentimento de inspiração dentro do equipe

    Sim. “As pessoas da minha equipe são incríveis e de muita alta performance, me inspiram todos os dias.”

    Sim. “Com certeza! Elas, inclusive, me inspiram em razão disso.”

    Sim. “Sim. E como sou nova, recebo muita ajuda de todos e que me faz me inspirar neles e cada vez busco o melhor em me auto desenvolver!” 

    Sim. “A equipe é esforçada e engajada, possui sentimento de dono e visão de que trata-se de um todo!”

    Sim. “Com certeza, minha equipe de trabalho e muito engajada, alto nivel de responsabilidade, nunca deixamos tarefas pendentes.”

    Sim. “Admiro imensamente minha equipe (direta e indireta) e me inspiro em todes para ser uma pessoa e profissional melhor.”

    Sim. “É uma equipe engajada e comprometida com todas as entregas, de forma consistente."

  • Necessidade de acompanhamento da liderança

Sim. “Recebemos um bom direcionamento da nossa liderança para fazer boas entregas!”

Sim. “acho que a entrega do time em si é consistente, mas por falta de validações e acompanhamento direto de uma liderança ela não é 100%”

Sim. “Somos equipe, porém nem todos tem a mesma consistência nas entregas de trabalho. Percebemos algumas limitações quanto as atividades da rotina por parte de certos colaboradores. Acredito que falte presença da liderança frente a essas inconsistências laborais, no sentido de tentar aprimorar, orientar e nivelar os conhecimentos técnicos e práticos da equipe, seja ela total ou em algum [time] específico, a fim de que haja melhorias internas e perceptíveis em outros setores parceiros. A não intervenção por parte da liderança diante da diferença de potencial entre os [times]  acaba por sobrecarregar alguns colaboradores. Intervenção é necessária, sinalizações já foram feitas de alguns colaboradores para a liderança, mas por enquanto não percebemos mudanças, logo não sabemos se alguma medida foi tomada.”

Sim. “Embora tenhamos sempre entregas consistentes, as entregas podem demorar para ocorrer entre uma e outra, por atuarmos com gestão.”

Sim. “Eles entregam, mas as vezes precisam que a gestão peça para verificarem as demandas e não deixa-las paradas.”

Sim. “A liderança exerce um papel muito importante na vida profissional de cada um dessa equipe. Cada um de nós temos os nossos momentos e jeito diferentes, e a [liderança] sabe lidar com cada um e também sabe onde pode "apertar". Todos estão crescendo e evoluindo a sua maneira, e suas entregas parecem consistentes conforme o seu papel na empresa.”