O ambiente seguro para comunicação aberta e transparente é determinante para o desenvolvimento dos colaboradores e, consequentemente, da empresa para que todos caminhem juntos. Essa prática também garantirá a eliminação de desencontros e ruídos. Para uma comunicação eficaz será importante combinação de iniciativas complementares. 



Melhores práticas identificadas

  • Cerimônias de alinhamento recorrentes

Reuniões de alinhamento ajudam na comunicação. A frequência permite que o colaborador saiba que existem esses momentos de abertura no dia a dia.


"Dailys ajudam bastante nisso"

"Temos reuniões semanais que ajudam bastante. Além disso, ele está sempre disponível para dar uma força extra! :)"

"Funciona bem, criando alinhamento nas atividades da área o que explica a sermos eficientes nessa área. Seria válido criarmos reuniões periódicas para alinhamento sobre expectativas de entregas, e outros pontos."

"Melhoramos muito durante a pandemia, ao estabelecermos reuniões do time de gestão. Acho que ainda temos oportunidades principalmente no que diz respeito a focarmos no tema central da discussão. Muitas vezes trazemos muitos pontos adicionais e perdemos foco no que iríamos tratar."

"A comunicação funciona perfeitamente. Total acesso para troca de informações da Cia. É claro que atualmente, dado a muitos projetos sendo desenvolvidos concomitantes, alguma coisa pode escapar, mas semanalmente criamos um comitê que nos permite alinhamento."

  • Feedback e 1:1

Olhar para os colaboradores de uma forma individualizada e proporcionar alinhamentos conforme cada nível de desenvolvimento e entrega, não só contribui para eficiência da comunicação, como também atinge pontos cruciais para a Cia. Por exemplo, o sentimento de pertencimento e engajamento do colaborador.


"Sim e eu acredito que a [Empresa] vem trabalhando cada vez mais forte na capacitação da gestão, trazendo um ambiente seguro e confortável para a comunicação. Sinto tbm uma evolução enorme em relação à comunicação principalmente pela frequência de 1:1s"

"Sim, funciona! Realizamos regularmente (toda semana) 1:1s e mantemos uma comunicação assíncrona que funciona muito, muito bem."

"Creio que o momento de 1:1 checkpoint ainda pode ser melhor aproveitado. Mas estamos no caminho."


  • Canais de comunicação 

Importante diversificar os canais de comunicação utilizados na empresa para que seja possível fazer uma análise da pertinência do assunto versus o tipo de comunicação escolhida. Uma boa prática é aprender sobre a diferença entre comunicação síncrona e assíncrona, para isso veja nosso blogpost sobre o assunto


"Quanto aos canais, nos falamos sem ruídos através do whats, slack ou e-mail. Em relação a comunicação pessoal há sempre empatia e entendimento de ambas as partes."

"A comunicação entre nós funciona fluidamente, seja pessoalmente ou via e-mail/WhatsApp, dependendo das condições de estarmos presencialmente ou não."

"Eu diria que meu gestor é uma pessoa que está disposta a ouvir e se colocar da melhor maneira. A comunicação entre nós no geral funciona muito bem. Em alguns momentos, entretanto, sinto que temos alguma dificuldade de manter a comunicação via slack, principalmente por causa da complexidade de alguns assuntos e do tempo que levaríamos para digitar tudo. Aí nesses casos migramos para o Zoom."



Sentimentos identificados


Necessidade do gestor dar abertura para que a comunicação aconteça

"Sim, seja com minha head, meu coordenador ou minha gestora, temos uma comunicação bem transparente e bem objetiva ao tratar sobre qualquer assunto. O que torna um trabalho bem alinhado e objetivo."

"Sim, sempre se mostram disponíveis para que possamos solucionar problemas juntos."

"Sim, o gestor da área é uma pessoa que é sempre solícita e disponível para ouvir e tentar resolver os problemas (ainda que isso não signifique que sejam resolvidos, porém soluções são procuradas)." 

"O Gestor tem toda a paciência do mundo para escutar a equipe e sempre direciona a gente para fazermos de forma correta. As nossas conversas sempre são muito transparentes e o mais legal é que sempre que vem um pedido ele explica o porquê daquilo. Isso é muito importante."


Cuidado com empatia

"Gostaria de destacar a importância de manter o respeito mútuo especialmente quando há pontos de divergência relevantes, manter o foco na resolução dos problemas de maneira cordial torna o processo muito mais produtivo e agradável, assim como manter-se aberto para pontos de vista divergentes que podem ter um enfoque relevante para o desenvolvimento da empresa" 

"Demora a responder, quando não ignora, mas quando precisar falar conosco já vai ligando sem verificar se estamos disponíveis, demonstrando falta de respeito com o tempo alheio."


Ausência de abertura e empatia 

"Gestor de difícil comunicação. Complicado de se construir um diálogo. Não se mostra confortável em conversar com os funcionários e ouvir outras ideias diferentes das suas."

"Muitas vezes as informações tem que ser repetidas, mesmo que já tenham sido alinhadas e validadas anteriormente. Há também um certo receio de abordagem, principalmente em dias que a equipe está estressada, porque já houve ocasiões em que se tentou fazer comunicação e a resposta veio atravessada. Isso desestimula a criação de um diálogo e prejudica a comunicação dentro da equipe"

"Não gosta que você fale a realidade, tem que ser falado o que gostariam de ouvir. Quando falamos de algo que estamos certo , é levado como um afronto ou mal educação. Dificil"