O ambiente seguro para comunicação aberta e transparente é determinante para o desenvolvimento das pessoas colaboradoras e, consequentemente, da empresa para seja possível caminhar na mesma direção. Essa prática também garantirá a eliminação de desencontros e ruídos. Para uma comunicação eficaz será importante a combinação de iniciativas complementares. 


Melhores práticas identificadas

  • Cerimônias de alinhamento recorrentes

Reuniões de alinhamento ajudam na comunicação. A frequência permite que a pessoa colaboradora saiba que existem esses momentos de abertura no dia a dia.

Não. “Não há reuniões com a equipe ou feedbacks constantes e claros. Muito distanciamento.”

Não. “Um dos pontos de melhoria não só na liderança direta como em toda a companhia é a comunicação clara e objetiva.”

Não. “Não posso falar pela empresa toda mas no meu setor, a  comunicação é escassa. Quando muito temos contato com a liderança uma vez na semana, isso tem sido muito complicado para todo o time e consequentemente para nossos resultados."

Não. “Nem sempre. Às vezes a comunicação é confusa não se fazendo entender o que se espera do funcionário.”

Não. “Não, a comunicação na área está muito estranha, parece que o setor está dividido, onde uma parte da equipe não fica sabendo das informações completas.”

Sim. “Alinhamento semanal e comunicação quase que diária.”

Sim. “Temos reuniões de alinhamento semanalmente e ela está sempre inteirada e disponível com a equipe.”

Sim. “Mas acredito que deva ser estabelecido um canal único para as comunicações, na minha opinião, atualmente há muitos canais em virtude das ferramentas e fica sempre difícil um alinhamento, pois gera comunicação em excesso e como fica dispersa as conversas e quando precisa retomar um assunto tem de ficar primeiro de tudo procurando entre os n canais que possa ter vindo a conversa.”


  • Feedback e 1:1

Olhar para as pessoas colaboradoras de uma forma individualizada e proporcionar alinhamentos conforme cada nível de desenvolvimento e entrega, não só contribui para eficiência da comunicação, como também atinge pontos cruciais para a Cia. Por exemplo, o sentimento de pertencimento e engajamento.


Sim. “A realização de 1:1 frequente com o líder motiva e remove gargalos :)”

Sim. “Tenho total liberdade com minha liderança direta, onde recebo posterior feedback”

Sim. “Não tenho nenhum problema em me comunicar com o PO, Scrum Master e [Líder]. Todos são sempre receptivos e abertos para qualquer contato, feedback e comunicação”

Sim. “Acho que tem oportunidade de melhorar se tiver feedbacks mais frequentes.”

Sim. “Sim sempre temos uma troca de feedbacks.”

Sim. “a liderança direta tem uma comunicação excelente, feedbacks recorrentes e é muito presente no nosso dia a dia.”

Sim. “Eu e meu líder, o [nome], temos um diálogo muito aberto e passamos feedbacks o tempo todo. Tanto que quando nós realizamos nossos 1on1 sobra pouca coisa pra falar.”

Não. “Faltam mais feedbacks”


  • Canais de comunicação 

Importante diversificar os canais de comunicação utilizados na empresa para que seja possível fazer uma análise da pertinência do assunto versus o tipo de comunicação escolhida. Uma boa prática é aprender sobre a diferença entre comunicação síncrona e assíncrona, para isso veja nosso blogpost sobre o assunto


Não. “Trocas constantes da liderança, reuniões desmarcadas, liderança ausente, comunicação mais utilizada é whatsapp”
Não. “Ainda não funciona, pois não temos uma ferramenta de comunicação oficial definida. Com várias ferramentas disponível acabamos com ruídos de comunicação”

Não. “A liderança marca reuniões, mas sempre às adia. Temos reuniões que foram adiadas por mais de 1 mês e canceladas. O time não tem uma comunicação eficiente com a liderança e nem sequer sabemos quais tarefas são realizadas pela mesma.”

Não. “Não atende telefone e não responde WhatsApp! Aí de mim se eu fzr isso!”

Não. “Não há comunicação com a liderança direta, quase não temos contato apenas e-mail e whatsapp”

Sim. “Sim, temos o Slack, na qual  Consigo falar não só com a liderança mais também com qualquer time da empresa, conseguimos também falar nos falar pessoalmente , pois meu chefe fica várias vezes fica na mesma sala que eu. Ou em ma sala que é ao lado.”

Sim. “Sim, temos o One on One constante e as [reuniões] semanais e comunicação constante utilizando ferramentas como o Slack, Around.”

Sim. “Funciona muito bem. Tenho total liberdade para conversar e ferramentas para isso, como o teams e whatsapp.”


Sentimentos identificados


  • Necessidade da liderança dar abertura para que a comunicação aconteça 

Sim. “Sim, graças á deus nunca tive um problema para me comunicar com a minha liderança e sempre foi algo muito aberto.”

Sim. “Estão sempre abertos a qualquer tipo de conversa, seja reclamação, pedido ou sugestão sobre qualquer aspecto.”

Sim. “Sempre pode melhorar , mas é sim eficaz devido a grande experiencia do gestor”

Não. “Jamais ela nunca está aberta, sempre que questionada de fecha a cara e responde de forma grosseira, toda vez que solicitado algo ela diz não sem nem verificar a possibilidade, tem preferência bem claras e trata com diferença as pessoas.”

Não. “não, as vezes sinto uma dificuldade de comunicação e até uma certa fuga da comunicação direta e objetiva da minha liderança direta.”

Não. “Falam uma coisa e 10 minutos depois pedem outra completamente diferente do que foi solicitado 10 minutos atras”

Não. “Essa é uma pergunta difícil de ser respondida, pois meu líder imediato é uma pessoa de bom coração, mas sinto que ele tem dificuldade em se comunicar com a equipe. Existem momentos que ele da uma orientação e depois muda de opinião sem avisar o time. Outra situação é quando separa a equipe para passar uma informação, e em conversa com os colegas depois,  parece que a mensagem não foi a mesma, gerando dúvidas e inseguranças.”

Não. “A comunicação do [plano] poderia ter sido feita de uma maneira melhor. Simplesmente recebemos um arquivo falando o que precisamos fazer até o final do quarter. Não houve uma construção colaborativa ou mesmo uma comunicação com mais explicações direcionada aqueles que vão precisar trabalhar em cima do material.”

Não. “As vezes eu não consigo captar a comunicação, algumas questão parecem que ficam "no ar" sem muita definição, gerando um pouco de insegurança.”



  • Cuidado com empatia

Sim. “Sim, ao mesmo tempo que possui curiosidade nos processos e experiência para agregar em melhorias, busca também trabalhar com empatia e com um gerenciamento pessoal muito importante”

Sim. “A minha liderança me dá espaço para me expressar e demonstram muita empatia para me ajudar com as minhas dificuldades, sejam profissionais ou pessoais!”

Não. “Acredito que, no geral, estamos no caminho, mas sempre podemos melhorar nossa comunicação, de forma leve e humilde, entendendo que nem sempre o que está claro para nós fica claro para o outro e isso não é uma deficiência dele.”

Não. “Eles não gostam de ser questionados,somente o que eles acham que está certo devemos seguir.”

Não. “Minha liderança é aberta para dar suporte imediato e está sempre a prontidão para atender, porém tenho receio em dar minha opinião e receber um retorno áspero.”

Não. “As vezes sim. Isso ocorre quando o gestor está de bom humor!”