É papel da liderança e da organização estimular com que os colaboradores busquem por novos desafios e dar a eles ferramentas para que eles consigam ter sucesso. Esses processos serão essenciais para a desenvolvimento da empresa e velocidade de crescimento.


Melhores práticas identificadas

  • Ambiente seguro estimula aprendizado

Empresas com a cultura de colaboração tendem a dar maior suporte a todo o time, permitindo o sentimento de autonomia com consequente motivação à busca de novos aprendizados e desafios. 


Sim. “Me sinto motivado e capaz todos os dias, pois sei que alguém já iniciou esse tipo de desafio alguma hora e possa me dar um suporte para que eu possa me desenvolver e me da uma segurança para assumir os desafios”.

Sim.  “As últimas 3 oportunidades de mudança que tive dentro da empresa, foram meus gestores inclusive que me passaram segurança e me incentivaram para tal ação”

Sim. “A empresa nós dá essa segurança onde podemos colocar ideias novas”

Não. “Ainda não me sinto preparada pois estou entendendo a cultura da empresa. Tudo e muito novo, me sinto insegurança em relação a alguns processos”

Sim. “A minha equipe me deu grande apoio quando surgiu novas oportunidades para o meu crescimento na empresa, então sei que quando surgir novos desafios vou estar confiante para seguir em frente.”

Não. “Na minha situação atual não me sinto motivada e nem estimulada a assumir novos desafios. Infelizmente não me identifiquei com a área que estou e nem com a liderança. Já conversei com a liderança sobre a minha vontade de mudar de área, vi que tem uma vaga em aberto que eu me identifico com a função e com a equipe. Primeiro conversei com a liderança, para depois com a líder da área. Senti resistência da minha liderança para realizar essa mudança, colocou dificuldades para que aconteça, o que me desmotivou mais ainda. Eu gosto demais da [Empresa], de trabalhar aqui, espero de verdade continuar aqui, que essa situação não seja um empecilho no meu crescimento.”

Sim. “Acredito que o fato de sentir esse espírito nas pessoas que trabalham comigo faz com que eu me sinta mais estimulado e mais seguro pra fazer coisas novas!”


  • Divulgação de oportunidades internas

Ao estimular que os colaboradores se apliquem a oportunidades internas a empresa promove o desejo por estar apto a assumir novos desafios.


Não. “Absolutamente todas as vezes em que eu fui atrás de novos desafios, fui declinado, seja pelo responsável pela vaga, seja pela própria empresa se reestruturando e impossibilitando minha mudança. Sinto como se trabalhasse contra a empresa e raramente sinto como se nossos objetivos estivessem alinhados.”

Não. “A empresa poderia ser mais ativa quanto a isso. Muitas pessoas boas (ótimos profissionais) continuam na Cia atuando no mesmo cargo e setor. Observo que na Cia, infelizmente, muitos talentos são perdidos e mal aproveitados e isso leva a desmotivação no ambiente de trabalho. A empresa não tem um plano de carreira bem definido. Novos cargos são preenchidos com pessoas de fora quando na verdade deveria existir a promoção interna. Inclusive, é válido ressaltar que muitas vagas são anunciadas apenas no site da [Empresa] e não uma comunicação por e-mail e whatsapp divulgando as vagas e incentivando os colaboradores para se inscrever no recrutamento interno.”

Sim. “Sim, a [Empresa] em si sempre trás possibilidade de crescimento, mudança de áreas, novas responsabilidades e deixa sempre transparente e disponível para todos os funcionários as possibilidades internas.”


  • Feedbacks constantes

Uma das formas de estimular e direcionar os colaboradores a assumir novos desafios é a frequência de feedbacks com reconhecimento do que já foi conquistado e a clareza de como deve se desenvolver.


Sim. “Sim, sempre que tomo iniciativas novas eu obtenho apoio e feedback”

Sim. “Meu gestor está sempre me incentivando e me dando novas oportunidades”

Não. “Sem acompanhamento, sem feedback, sem acompanhamento do PDI, 1:1 apenas para falar de tarefas, sem informação, sem ser preparado para assumir novos desafios, mas com aumento de responsabilidade e de volume de trabalho operacional, não acredito que a empresa tenha interesse em me dar oportunidade”

Sim. “Receber bons feedbacks ajudam a medir o quão preparado posso estar para crescer.”

Não. “não existe nenhum processo de feedback formal / estruturado, ou qualquer tipo de discussão sobre plano de carreira ou novas oportunidades.”

Sim. “Tenho recebido muitos feedbacks, tanto da minha liderança, como também dos meus companheiros de trabalho. Isso motiva mais ainda a crescer e a perceber que eu sou capaz e que estou fazendo um bom trabalho.”

Sim. “Sim, porém demoram a dar o retorno esperado.  Precisamos de mais feedbacks para melhorarmos nossa qualidade”

Sim. “Sim, mas, além da nossa automotivação, é necessário recebermos apoio quando uma demanda requer o suporte e aval por parte do líder.

É importante que haja acompanhamento e feedback quanto às atividades desenvolvidas pelos colaboradores.”



Sentimentos identificados


Novos desafios é motivador

Sim. “Com certeza! Na minha equipe temos um gestor que nos estimula sempre a buscarmos o melhor do nosso potencial, valoriza e reconhece todo empenho e evolução do profissional. Ressalto que esse reconhecimento e estímulo nos motiva com muito amor e paixão pela empresa e o nosso trabalho”

Sim. “Muito! São tantas novas oportunidades e confiança das minhas lideranças que motivam o trabalho a ser desenvolvido.”

Sim. “Parte da liderança sempre nos cobra mais desafios e com isso aprendemos mais coisas e ficamos mais motivados para os novos desafios”

Sim. “Os desafios são grandes e diários e o apoio que eu estou tento da minha líder, dela confiar em mim, e algo muito motivador. Porque tem dias que não confiamos em nós mesmo. Esse estimulo faz querer novos desafios.”

Sim. “Com certeza! Novos desafios são sempre bem-vindos, são eles que nos motivam, nos fazem crescer, aprender e se fortalecer…”

Sim. “Vejo por parte da empresa, o interesse em manter cada colaborador  atualizado e engajado nas mudanças e metas, isso me motiva em buscar mais conhecimentos nos processos  e assumir  desafios que gerem  valor a companhia.”

Sim. “Uma das coisas que mais me motiva na [empresa] é justamente a valorização das pessoas, onde podemos ver diversas pessoas que começaram em cargos pequenos e chegaram a ocupar posições de destaque. Isso me motiva, saber que eu estou em um ambiente que pode me proporcionar meu desenvolvimento, através de novos desafios.”


Sobrecarga impede a absorção de novos desafios

Não. “Apesar de a [empresa] trazer muitas oportunidades de desenvolvimento, a falta de processos e a sobrecarga de trabalho impedem que esse estímulo ocorra”

Não. “Ainda não conheço todos os fluxos e isso me dá receio, muitos membros da equipe estão sobrecarregados e com isso fica dificil conferir os resultados antes de entregar, o que aumenta o receio de assumir novos desafios e dar ideias”

Não. “A área de TI tomou várias decisões que estão prejudicando, dificultando e sobrecarregando todos os colaboradores. Se não é possível fazer as tarefas diárias de forma tranquila, planejada, organizadamente, quem dirá assumir novos desafios e buscar realizar mais do que o "normal". Inviável, desumano e ilógico!”

Não. “Não me sinto estimulada a novos desafios, me sinto sobrecarregada.”