É papel da liderança e da organização estimular com que os colaboradores busquem por novos desafios e dar a eles ferramentas para que eles consigam ter sucesso. Esses processos serão essenciais para a desenvolvimento da empresa e velocidade de crescimento.


Melhores práticas identificadas

  • Ambiente seguro estimula aprendizado

Empresas com a cultura de colaboração tendem a dar maior suporte a todo o time, permitindo o sentimento de autonomia com consequente motivação à busca de novos aprendizados e desafios. 


"Sim, me sinto confortável com a autonomia e responsabilidade de assumir novos desafios, sabendo que terei pessoas para me apoiar em caso de dificuldades" 

"Novos desafios são estimulantes, principalmente quando temos a confiança de que se errarmos seremos orientados a como corrigir e se precaver para os próximos desafios"

"Sinto que o time me apoia quando tenho alguma dificuldade, e isso, me impulsiona a ser melhor e enfrentar os desafios."

"Quando surge um novo desafio, sempre recebo apoio para enfrenta-lo. Isso com certeza esrimula muito, pois mostra que posso contar com a equipe."

"Sim! Constantemente. Sinto que todo dia aprendo e evoluo mais, e isso somado a todo suporte e parceria faz com que eu sempre me sinta pronta pra algo novo"


  • Divulgação de oportunidades internas

Ao estimular que os colaboradores se apliquem a oportunidades internas a empresa promove o desejo por estar apto a assumir novos desafios.


"Gostaria apenas de mais oportunidades no que diz respeito a ter digamos a possibilidade de flutuar entre estratégias, aprendendo mais na prática de outras áreas, a fim de que por exemplo, eu pudesse ser um profissional mais completo no ambiente da empresa. Cursos e estudos são legais, mas a prática de algo leva a perfeição e leva a dominância de algo. Ideia: que pudessem ser geradas "vagas" para que cooperadores pudessem rodar dentro de N funções por exemplo da operação"

"Julgo que temos muitos profissionais preparados para assumir algumas posições que estão sendo recrutadas externamente, e o fato de não abrirem as vagas de forma interna, desestimula os nossos profissionais que muitas vezes estão aptos e aguardando uma oportunidade."

"Em dois anos de [empresa], mudei de área duas vezes e isso pra mim é muito estimulante!"


  • Feedbacks constantes

Uma das formas de estimular e direcionar os colaboradores a assumir novos desafios é a frequência de feedbacks com reconhecimento do que já foi conquistado e a clareza de como deve se desenvolver.

"Acho as ações de nossos líderes essenciais nesse assunto. Através do feedback constante, conseguimos melhorar sempre e nos mantermos motivados a encarar cada vez mais desafios internos."

"Sim! A liderança direta nos incentiva muito a engajar em novos desafios e novos aprendizados."

"Sim. Inclusive, este é um tema que sempre abordei nas 1:1s com a liderança. Sinto que posso contribuir de forma ainda mais estratégica para a empresa e o negócio."

"Na minha área falta muito feedback. É um pouco difícil se sentir estimulado a assumir novos desafios se o seu gestor não te dá um panorama de onde você está na carreira."


Sentimentos identificados


Novos desafios é motivador

"Sim, isso é importante para mim. Sinto mais confiança e determinação ao executar minhas atividades... Novos desafios agregam conhecimento sobre outras áreas, assuntos, despertam curiosidade e estimulam os colaboradores."

"A cultura e o propósito do negócio da empresa formam o estímulo necessário para eu dar 110% do meu esforço e tentar ir além do esperado"

"Sim! Desde o primeiro dia de trabalho fui estimulado e me senti inspirado para buscar e assumir novos desafios e assim tenho feito. Sou muito grato pelas oportunidades."

"Sempre que sou inserida para auxiliar em algum projeto eu encaro como um desafio e é sempre gratificante."


Os desafios são direcionados apenas para pessoas destaque da equipe

"Já me senti muito, mas agora percebi que o desafio vem e sempre para as mesmas pessoas que não são reconhecidas e as que não tem desafio nenhum sempre estão muito bem!"

"Sim, em partes. Sou movido e gosto de desafios, porém em várias ocasiões os desafios parece que são direcionados sempre às mesmas pessoas "queridinhos" que existem em todos os lugares. Isso acaba tirando um pouco o ânimo quando surge um desafio, pois eles acabam direcionados às mesmas pessoas."


Sobrecarga impede a absorção de novos desafios

"Ambas as respostas estariam certas mas respondi um "Não" porque atualmente estamos bastante sobrecarregados e isso desestimula - pq não sobra tempo no dia-a-dia pras coisas que já estão lá, quanto mais abraçar coisa nova. Mesmo assim a vontade existe e sei que faço isso quando possível, e sei que eu teria apoio da gestão e dos meus colegas - o que não tem é tempo mesmo"

"A carga de trabalho está excessivamente cansativa, por essa razão não encontro motivação para me desafiar, além do que todas as tentativas de sair da caixa foram vetadas pelos atuais clientes."

"tenho a impressão que mal consigo dar conta dos desafios que tenho hoje. assumir mais desafios me da um pouco de ansiedade"

"Devido ao alto número de demanda estamos impossibilitados de assumir novos desafios, fazendo com que fiquemos sobrecarregados e exaustos com tantas tarefas."