Para a empresa crescer e se desenvolver precisamos de times preparados para assumir novas e maiores responsabilidades. Segundo Aristóteles, o todo é maior que a soma das partes, ou seja, com a evolução de cada uma das pessoas colaboradoras o desempenho da empresa é alavancado. 


Melhores práticas identificadas

  • Acompanhamento e desenvolvimento pela liderança

O acompanhamento próximo vai permitir a identificação dos pontos de desenvolvimento e deixará a pessoa colaboradora mais segura e motivada para buscar e conquistar novas responsabilidades.


Sim. "Sim, acredito que o que faltaria seria os direcionamentos para caminhar junto as lideranças."
Sim. "A minha liderança sempre me apoia quando há necessidade de abraçar novos desafios, fornecendo as condições de desenvolvimento (sempre que necessário) e permanecendo disponível para contribuir e dar feedbacks."
Sim. "A [Liderança] está sempre por perto e sempre nos ajudando em qualquer atividade nova que vamos começar a desempenhar. Não só ela como todos aqui do nosso time, sempre um ajuda o outro, seja nas reuniões de OKR que um oferece ajuda ao outro. Temos o suporte que precisamos para desempenhar nossas funções."
Não. “Precisamos de aprimoramento para assumir maiores responsabilidades. Suporte de alguem que tb tenha conhecimento, pq percebemos muitas lideranças sem conhecimento nenhum de gestão, sem saber ouvir e realmente distinguir o que esta acontecendo no setor, diminuindo valores de profissionais ate com potencial. Utilizam de comentários que não tem serventia nenhuma para o ambiente profissional, desvalorizando os fatos de grande importancia do setor.”
Sim. “Atualmente fui incubido de ser o novo Team Leader, apesar de não estar no patamar do meu antigo líder, aprendi muito com ele para poder suprir as necessidades que estão chegando de tempo em tempo. Devido ao aprendizado anterior criei bagagem para substituir esta posição importante”.
Sim. “O meu líder se mostrou bastante compreensivo quando novas responsabilidades são assumidas e eu não tenho o conhecimento total dos assuntos e abre espaço para que eu busco esses conhecimentos”.
Sim. “Tenho uma liderança que me deixa 100% a vontade para todas decisões e assumir novas responsabilidades, sabendo que terei respaldo”.


  • Incentivo à capacitação

A busca pelo conhecimento pode ser iniciado pela própria pessoa colaboradora, para que ela se sinta responsável pelo seu desenvolvimento. Porém, pode ser necessário um estímulo inicial por parte da empresa para melhorar a percepção do que se pode alcançar. Para que isso seja feito podemos seguir alguns caminhos: aplicar a metodologia do PDI, disponibilizar verba para investimento em capacitação do time e promover internamente capacitações.


Não. “Algumas demandas exigem muito mais do que um pequeno treinamento de 2 horas. A complexidade de um novo produto exige um preparo melhor para apoiar a equipe operacional garantindo excelência. Contudo, cabe a cada um buscar meios e ferramentas para ter como auxilio.”
Sim. "Tenho posicionamento pessoal de continuar sempre me desenvolvendo e acredito que assumir novas responsabilidades é uma das maneiras de alcançar patamares mais altos. Por conta disso, frequentemente faço cursos, leio e estudo muito para me sentir preparado quando surgem essas oportunidades."
Sim. "Por vezes só não temos oportunidades,ter um diploma um curso superior é bacana sim complementa muito, por vezes muitas pessoas não tem condições e infelizmente a empresa não entende acaba perdendo grandes profissionais."
Não. “No momento ainda não, porém, a cada dia, com o treinamento passado vou atribuindo novas responsabilidades e novos desafios, além, de estar ao máximo alinhado com o time.”
Não. “Antes gostaria de fazer mais cursos”
Não. “A questão do lançamento do [Produto] é o que mais contribui para essa resposta negativa. Nós não fomos treinados de forma profunda e adequada no manuseio da plataforma, há uns 3 meses atrás até mesmo dentro da equipe técnica existia muita incoerência de informação (uma pessoa falava uma coisa, outra falava outra). Já estávamos inseguros com os clientes, e olhando para dentro a gente ficava mais inseguro ainda.”
Não. “Nem sempre, muitas vezes chegam demandas novas sem treinamento e temos que descobrir com os nossos erros qual o jeito certo de executar.”
Não. “a empresa não fornece um treinamento que traga segurança ao funcionário ao exercer novas tarefas, ele deixa o funcionário ter que se virar para aprender.”


  • Alinhamento de expectativas

Novas responsabilidades precisam ser entregues de forma transparente, com alinhamento de expectativas e consciência de curva de aprendizagem para não ter efeito contrário na motivação do time. Além disso, a comunicação e transparência de novos processos é fundamental.


Não. “Em algumas situações acredito que falta alinhamento para condução de novas atividades/responsabilidades.”
Não. “100% não! É preciso antes de mais nada, entender a demanda como um todo (do inicio ao fim) e depois estudar/revisar (caso necessário) a parte técnica.”
Não. “Como não tem processos e padrões desenhados pela empresa e pelos setores, não sinto muito a vontade de assumir novas responsabilidades, uma vez que são gerados cobranças que não condiz com a realidade.”
Não. “Sinto falta de alinhamento da liderança e do meu superior imediato. As informações não chegam, assim como direcionamentos. Trabalhamos na base de eu escutei ou alguém veio me falar. E, mesmo sem essa falta de alinhamento e informações, sou cobrada como se estivesse sabendo de todos os assuntos.”
Sim. “Acredito que sim, mas é necessário ter clareza sobre as responsabilidades e as expectativas em torno dela."
Não. “Já tem muitas atividades que consomem muito tempo, e para adquirir novas responsabilidades precisamos estar alinhados com todos os processos”



Sentimentos identificados


  • Assumir novas responsabilidades é motivador


Sim. "Foguete não tem ré. Temos muitos desafios e muitas ações, principalmente ações de começar novos processos e negócios do zero. Alguém precisa fazer o trabalho, nesta linha de raciocínio eu entendo sim."
Sim. "O que nos move, são os desafios, de estar sempre a disposição, e suprir as necessidades em qualquer área de trabalho."
Sim. "Os desafios/novas responsabilidades devem gerar um compromisso no colaborador e no gestor. É uma entrega conjunta. Desafiar as pessoas gera motivação e satisfação. Um reconhecimento que pode revelar talentos e resultados surpreendentes."
Sim. "Me sinto desafiado e motivado para outros desafios"


  • Sobrecarga de trabalho atual 


Não. “Acumulei muitas atividades”
Não. “Não. No momento estou muito sobrecarregada e não consigo assumir novas reponsabilidades."
Não. “Pelo fato de haver uma alta demanda de trabalho, quando preciso aprender novas tarefas se torna complicado, porque não tenho tempo de ficar integral na função e ter um melhor preparo, não posso deixar minhas atividades acumularem (e nem podem deixar de serem feitas). Então, tento otimizar da melhor forma meu tempo, mas se torna estressante, pois quero dar o meu melhor na nova função sem deixar de dar a devida atenção necessária as minhas tarefas atuais.”
Não. “Hoje acredito que já estou no limite quanto a responsabilidades. Inclusive acredito que muitos times estão com responsabilidades concentradas e sem capacidade real de realização de todos os projetos.”
Não. “Por conta do volume de demandas, eu sinto que não tenho o preparo para assumir novas frentes”
Sim. Porém não consigo desenvolver pois por falta de equipe de suporte não tenho como me dedicar melhor a gestão, necessitando uma atuação maior que o normal para um gerente em processos operacionais simples. Isso me deixa frustrada e atualmente desmotivada por não ver melhoras. outras praças possuem posições de apoio a gerência, no Rio a frase fazer mais com menos tem peso 10 sendo assim há uma  incapacidade dos colaboradores  desenvolverem suas reais funções e melhorar as suas habilidades.
Sim. "Preparo tenho, só algumas vezes sinto que deveriam existir 2 de mim para dar conta. Muitas solicitações diretas, muitas  orientações que preciso responder e acaba prejudicando as atividades que eu realmente deveria executar na minha função"
Sim. "Sinto-me preparado para novas responsabilidades, mas sem suporte suficiente para assumir as responsabilidades atuais. Por mais que haja preparo, não há tempo para desenvolver ou assumir responsabilidades diferentes."