Para a empresa crescer e se desenvolver precisamos de times preparados para assumir novas e maiores responsabilidades. Segundo Aristóteles o todo é maior que a soma das partes, ou seja, com a evolução de cada um dos colaboradores o desempenho da empresa é alavancado. 


Melhores práticas identificadas

  • Acompanhamento e desenvolvimento pela liderança (1:1)

O acompanhamento próximo vai permitir a identificação dos pontos de desenvolvimento e deixará o colaborador mais seguro e motivado para buscar e conquistar novas responsabilidades.

"Diariamente, temos que nos arriscar e assumir alguns riscos que valerão a pena mais para frente. Sou grata por pelos gestores que tive a oportunidade de trabalhar e trabalho, pelos pares que me deparei e me deparo na vida profissional. Tudo é um aprendizado, basta você acreditar em que lado você quer seguir: eu acredito que um feedback negativo (dependo da forma que é expressa), deixa a gente mais forte e faz com que sejamos mais eficientes e analíticos."

"Sim, tenho recebido instruções e feedbacks diários/semanais, nos quais aumentam o bom desempenho das atividades executadas e maior engajamento para novas demandas e consequentemente responsabilidades."

"Sim, acredito nos meus conhecimentos e nos meus líderes que me inspiram e ajudam na minha capacitação diariamente tornando isso possível."

"Estou sempre estudando, lendo livros e fazendo cursos que acredito que me preparam para os próximos desafios. Além disso, estou bem alinhado com meu superior e sei o que é esperado de mim. Gosto dos desafios, acho imprescindíveis para o crescimento."


  • Incentivo à capacitação

A busca pelo conhecimento pode ser iniciado pelo próprio colaborador, para que ele se sinta responsável pelo seu desenvolvimento. Porém, pode ser necessário um estímulo inicial por parte da empresa para melhorar a percepção do que se pode alcançar. Para que isso seja feito podemos seguir alguns caminhos: aplicar a metodologia do PDI, disponibilizar verba para investimento em capacitação do time e promover internamente capacitações.

"Creio que com boas lideranças e acompanhada por treinamentos adequados, posso assumir novas responsabilidades. Gosto de investir em cursos tanto para área técnica quanto sobre soft skills e acredito que o conjunto me permite, sem pular etapas, assumir novas responsabilidades, sim!"

"Mas sinto falta de incentivo a cursos, palestras, e demais formas de aprendizado, voltados à área corporativa."

"A empresa passa confiança para assumir novas responsabilidades, mas poderia ter mais treinamentos."

"Mas treinamentos e atualizações são sempre bem-vindos!!"

"Acredito que meu PDI está bem alinhado com os próximos passos aqui dentro da [Empresa] :)"


  • Alinhamento de expectativas

Novas responsabilidades precisam ser entregues de forma transparente e com alinhamento de expectativas de entregas e consciência de curva de aprendizagem para não ter efeito contrário na motivação do time.

"Assumir novos desafios atualmente é sonho. 

Estar pronto para todas as dificuldades que vieram com desafios não é fácil. Precisamos crescer no dia a dia do trabalho, estar pronto é ter passado por dezenas de momentos difícil num curto período de tempo. Atualmente me preparo todos os dias para novos desafios, tentando lidar com situações que parecem estar fora do controle, ajustando expectativas, corrigindo erros, de uma forma organizada e clara. Isso é no meu ponto de vista estar pronto."

"Assumir novas responsabilidades sem um alinhamento é muito complicado. Hoje não há um alinhamento claro das expectativas e responsabilidades dos cargos bem como uma clareza da estratégia das áreas e da empresa."

"Desde que alinhada as expectativas, desafios e novas responsabilidades são sempre bem vindas e importante para o nosso crescimento profissional."



Sentimentos identificados


Assumir novas responsabilidades é motivador

"Novos desafios me motiva."

"Com certeza, ficaria muito satisfeita se isso acontecesse."

"Me sinto pronto! E inclusive um dos motivos de vir pra [Empresa] era a oportunidade de dar os próximos passos na carreira."

"Sou movida a desafios , isso motiva sempre"


Sobrecarga de trabalho atual 

"O volume de trabalho é muito grande e não vejo como assumir novas responsabilidades nesse cenário."

"Com a quantidade de demandas que temos atualmente, é difícil se sentir preparado para assumir novas responsabilidades. A equipe não está dando conta de todo o trabalho do dia a dia e, por isso, novas responsabilidades são inviáveis."

"No momento não consigo, pois estou com bastante função já acumulada, mais uma eu poderia até assumir, mas poderia não ser feita com a devida dedicação por falta de tempo que todas as outras funções hoje já ocupam. Eu sempre topo qualquer desafio, nunca consigo nem rejeitar. Mas nos tempos que estamos hoje, o melhor é aprender a dizer não para certas atividades, para que sejam passadas para outros colegas, do que não conseguir cumprir todas as responsabilidades."

"Apesar de me sentir apta à assumir novas responsabilidade, atualmente eu não teria condições pois estou acumulando funções."


O potencial não é completamente utilizado

"Sinto que no momento não alcanço meu verdadeiro potencial no cargo que estou e sei que posso ajudar ainda mais a empresa assumindo novas responsabilidades"

"Eu me sinto muito preparada para assumir novas responsabilidades! Inclusive acho que é uma das coisas em que a [Empresa] peca, tem profissionais muito bons, mas não aproveita tudo o que eles têm para oferecer."