Promover o reconhecimento positivo de forma aberta contribui para o engajamento e o sentimento de pertencimento dos colaboradores. É importante que a prática seja mantida e levada em consideração independente da modalidade vivenciada (Home Office/ Presencial/ Híbrido).  A chave para melhorar esse sentimento está na qualidade da comunicação, seja na implementação e melhoria de ferramentas, como também na frequência e visibilidade das práticas utilizadas.


Melhores práticas identificadas

  • Comunicações/reuniões gerais na empresa

Utilizar comunicações gerais na empresa de divulgação de resultados para fazer o reconhecimento de equipes e compartilhar feedbacks positivos. Fazer correlação dos resultados alcançados com as entregas dos times pode ser um bom caminho. Nesse momento podemos divulgar os colegas inspiradores da empresa, movimentações internas, além de entregas de equipes, permitindo que todos se vejam no resultado da empresa.


Não. “Acredito que fique mais reservado para cada time (nas retro/review) ou pessoa para pessoa, exceto quando há a menção em um dos alinhamento semanal ou até na [reunião geral] de pessoa que inspirou. Tirando essas menções que fiz não vi nenhum local onde foi citado, tal pessoa ou tal equipe teve sucesso ou empenho para esse valor entregue.” 

Não. “Acredito que não pois não há uma forma de mostrar isso para todos, inclusive pode ser algo pensado como em um "Fala, [empresa]" ou na Central [empresa] sobre os destaques do mês” 

Não. “Até o momento não. Acredito que com as reuniões mensais onde toda a empresa se reúne seja um bom momento para tal.” 

Sim. “Vejo que é muito comum este tipo de reconhecimento por emails, onde todos copiados ficam sabendo.” 

Sim. “Os emails com mensais informando promoções e as reuniões gerais ajudam nisso” 

Não. “Nas reuniões onde há comunicação para todos, não me lembro de ter visto comentários individuais, mas aos times. Quando ocorre uma promoção de cargo, também é informado.” 

Sim. “Mas poderia ser melhor ou mais oficial.” 


  • Rituais de retrospectiva e reconhecimento na equipe

Além dos reconhecimentos em uma esfera geral da empresa, é importante que eles ocorram especificamente dentro das equipes. Cada equipe tem as suas características e responsabilidades e é importante que os reconhecimentos direcionem as entregas dos colaboradores. 


Sim. “Isso é uma qualidade incrível da [Empresa], o reconhecimento, e isso é apontado em ações e em grupos abertos como o: Todo Dia é Dia de Valentine! Um grupo onde você se sente totalmente a vontade em elogiar, agradecer e reconhecer um ato de algum colaborador. Isso é Demais!!!”

Sim. “Os reconhecimentos são feitos nos alinhamentos semanais e mensalmente nos aniversariantes do mês.” 

Sim. “Em geral sim!! No Happy Day percebo muito isso de reconhecimento, inclusive mês passado tivemos um reconhecimento em especial a [colaboradora] pelo excelente trabalho que tem feito no recrutamento.” 

Sim. “Já vi feedbacks positivos sendo dados durante a daily, o que é bem legal.” 

Sim. “Acontece principalmente na retrospectiva da Sprint.” 


  • Divulgar movimentações internas

Saber das conquistas do time traduz a possibilidade de crescimento, tema que contribui diretamente para o engajamento positivo dos colaboradores . A valorização de um colega também representa a possibilidade da própria valorização.


Não. “Ninguém fica sabendo de um feedback positivo que você recebeu, ou de uma promoção que você teve. Acho que os feedbacks agora com a Vaipe vão ficar mais claros, mas acredito que a divulgação de promoções seria muito legal.” 

Não. “Geralmente descobrimos promoções ou méritos pelo LinkedIn mesmo” 

Sim. “Quando há promoções de cargo e movimentações internas é divulgado um cartaz na intranet contendo a foto dos colaboradores reconhecidos.” 

Não. “Acredito que é dividido. Pois têm vezes que pessoas do time são promovidas, eo gestor não comunica ao time, e têm vezes que há promoções no time que são divulgadas pelo gestor. Não há uma unanimidade.”

Sim. “sempre que alguem e promovido fazemos reunioes.” 

Não. “Nem sempre! Algumas promoções não foram divulgadas (ex: promoção do [colaborador] para coordenador, que já aconteceu a um tempo atrás).”

Não. “Não. Temos pessoas promovidas e não há divulgação no time. Falta muito comemorar as pequenas e grandes conquistas.” 

Não. “Entendo que a divulgação do reconhecimento positivo ainda é baixa, a visibilidade acontece mesmo no HH quando estamos em tempo de meritocracia e promoção.” 


Sentimentos identificados


Colaboradores entendem a importância dos reconhecimentos

Sim. “É válido que as pessoas saibam do progresso de um colega de trabalho, isso ajuda a incentivar os demais a buscar o reconhecimento positivo.” 

Sim. “Pessoas com reconhecimento positivo iluminam seu ambiente de trabalho e/ou círculo de amigos, e é fácil notar o quão agradável é estar junto dessa pessoa, seja integrando sua equipe de trabalho ou interagindo com ela. É importante disseminarmos a cultura de divulgar elogios sobre as pessoas, em detrimento da cultura de divulgar críticas não-construtivas.” 

Sim. “Sempre que possível compartilhar com a equipe é feito. Pois dessa maneira conseguimos engajar a equipe na melhoria continua”.

Sim. “Sim, o reconhecimento é super importante para continuar motivando as pessoas que estão executando bons trabalhos. E eu vejo que aqui fazemos isso!” 

Sim. “A política de reconhecimento através de RI e um projeto fantástico. Ainda mais nos últimos tempos onde as movimentações e promoções são enviadas na forma de comunicado.Acredito que atitudes como essa fortalecem o vínculo empresa funcionário. E faz com que ele se sinta motivado a fazer mais” 



Percepção de pouca comemoração/celebração

Não. “Não vejo reconhecimento público quando alguém acerta ou conclui alguma etapa de um grande projeto. Os elogios são feitos através de [ferramentas]. Dificilmente comemoramos as conquistas. Por outro lado as chamadas de atenção são publicas e em reuniões com todo o time.”

Não. “Não celebramos as conquistas, não comunicamos abertamente sobre as promoções horizontais e verticais”

Não. “A bronca é coletiva.   O reconhecimento é falado a todos sem nomes.”

Não. “Isso não é homogêneo, para algumas pessoal a divulgação é muito maior que para outra pessoas.”

Não. “Sensação é de que o confete vem apenas para áreas com entregas mais tangíveis e mais "óbvio", ou seja, desenvolvedores e artistas.”