Promover o reconhecimento positivo de forma aberta contribui para o engajamento e o sentimento de pertencimento dos colaboradores. É importante que a prática seja mantida e levada em consideração independente da modalidade vivenciada (Home Office / Presencial).  A chave para melhorar esse sentimento está na qualidade da comunicação, seja na implementação e melhoria de ferramentas, como também na frequência e visibilidade das práticas utilizadas.


Melhores práticas identificadas

  • Reuniões gerais na empresa

Utilizar reuniões gerais na empresa de divulgação de resultados para fazer o reconhecimento de equipes e compartilhar feedbacks positivos. Nesse momento podemos divulgar os colegas inspiradores da empresa, movimentações internas, além de entregas de equipes, permitindo que todos se vejam no resultado da empresa.

"Sinto que a [Empresa] costuma dividir com os outros colaboradores os reconhecimentos positivos de cada um, seja [na reunião geral], ou mesmo nas reuniões internas das equipes."

"Muitas vezes na nossa reunião do Staff o líder ou a direto da empresa comenta com o time sobre o reconhecimento positivo desse colega e o time todo fica sabendo e o parabenizamos. :)"

"Dentro de seus times sim, mas as áreas ainda não se relacionam super bem. Seria bom se houvesse um painel geral onde os reconhecimentos de toda a empresa pudesse ser visto, ou mesmo o uso de um canal! Além claro da necessidade de fomentar isso em toda a empresa."


  • Rituais de retrospectiva e reconhecimento na equipe

Além dos reconhecimentos em uma esfera geral da empresa, é importante que eles ocorram especificamente dentro das equipes. Cada equipe tem as suas características e responsabilidades e é importante que os reconhecimentos direcionem as entregas dos colaboradores.

"A retrospectiva do time de desenvolvimento faz muito bem essa função. E é bem legal!"

"Em daylis líderes comentam sobre alguns bons desempenhos."

"Ainda não temos uma prática consistente neste sentido. Não existem rituais formais. Fica na dependência da postura de cada sócio, líder de projeto."

"geralmente elogiamos em uma reuniao em que todos do time estao presentes."

"Costumamos abordar este tema nas nossas reuniões semanais na parte de feedback e eu acho bem legal <3 As vezes alguns feedbacks positivos vem em conversas corriqueiras e é muito bom também"


  • Divulgar movimentações internas

Saber das conquistas do time traduz a possibilidade de crescimento. A valorização de um colega também representa a possibilidade de própria valorização.

"Na minha percepção isso não acontece :( Lembro que no passado, tinha um momento no final da [Reunião geral] todos os meses, que falava-se para toda a empresa todas as movimentações de área e promoções, era legal, podia voltar.."

"Poderia ter algum mural ou algo assim, ou alguma mensagem no grupo WhatsApp, slack, para sabermos das novas contratações da empresa, nomes dos novos funcionários pois as vezes demoramos semanas pra saber o nome dos novos funcionários de outros setores. quando os estagiários são efetivados nós ficamos sabendo pois vemos eles com uniforme e tbm pq começam a trabalhar 8 horas e aí não vão embora cedo."

"Inclusive, as efetivações são mantidas em segredo."

"As promoções etc só são divulgadas via linkedin. Acredito que o único reconhecimento público hoje, é o Vaipe."

"Dentro da empresa não, somente no LinkedIn quando a pessoa atualiza o perfil. Inclusive questionei um dos meus líderes o porque de não ter um comunicado oficial, pois trabalhamos juntos (mesmo time) e não comemoramos juntos!"

"Pelo menos não vi e não tive informação de promoção de cargo ou gratificação recebida"


Sentimentos identificados


O reconhecimento gera engajamento e sentimento de pertencimento

"Acho incrível como o empenho dos colaboradores é reconhecido em público, é muito motivador"

"Difícil ter reconhecimento, o pessoal da empresa já estava desunido, agora em Home Office estão mais ainda."

"Esse reconhecimento compartilhado com os colegas, nos ajuda a procurar ser sempre o melhor e ser inspiração para a equipe"

"O reconhecimento positivo na equipe sempre é visto por todos , o que nos mostra que a gestão enxerga nossas atitudes e visa o crescimento dentro da empresa, motivando a todos."

"Nossa cultura interna é de reconhecimento para cada acontecimento positivo, seja pelo profissional em si ou o time. Isso é um combustível muito bacana para engajar as pessoas, uma vez que a pró-atividade quando recebemos notícias é tão natural, que é algo que levo para a vida, reconhecer todas as coisas boas que aconteceram e comemorar junto."


Quando o reconhecimento acontece de forma aberta, os colaboradores se sentem motivados pela equipe

“O reconhecimento positivo na equipe sempre é visto por todos , o que nos mostra que a gestão enxerga nossas atitudes e visa o crescimento dentro da empresa, motivando a todos.”

“Nossa cultura interna é de reconhecimento para cada acontecimento positivo, seja pelo profissional em si ou o time. Isso é um combustível muito bacana para engajar as pessoas, uma vez que a pró-atividade quando recebemos notícias é tão natural, que é algo que levo para a vida, reconhecer todas as coisas boas que aconteceram e comemorar junto.”

“Acho incrível como o empenho dos colaboradores é reconhecido em público, é muito motivador”

“Esse reconhecimento compartilhado com os colegas, nos ajuda a procurar ser sempre o melhor e ser inspiração para a equipe”

"A importância de compartilhar reconhecimento é porque ao notarmos que estamos sendo reconhecidos, passamos a nos sentir valorizados, o que, por si só, já é razão para trabalharmos muito mais felizes e satisfeitos."


O reconhecimento deve acontecer independente da forma da modalidade praticada, sendo em Home office ou presencial.

"Devido ao isolamento social e adotarmos o home office, esse tipo de reconhecimento não está mais ocorrendo. A comunicação sempre foi um problema dentro da [Empresa] e pirou, muito, após o isolamento."

"Não, mas acredito que o Home-Office seja a causa disso. Quando estávamos no escritório os reconhecimentos ficavam mais aparentes"