O relacionamento saudável entre as pessoas pode ser a chave para alcançar bons resultados. O que vimos é que o bom relacionamento vai além da própria equipe, envolve todas pessoas da empresa, pois são partes importantes e interligadas. As pessoas precisam estar conectadas e com boa fluidez para que caminhem e alcancem as diretrizes estabelecidas.


Melhores práticas identificadas


  • Cooperação x competitividade

O ambiente cooperativo é essencial para um relacionamento saudável. Portanto, mesmo em equipes em que a característica do trabalho exija competitividade, é importante buscar alternativas que fomentem a colaboração e o crescimento em conjunto.


Sim. "Num geral temos um ambiente muito tranquilo e amistoso para trabalhar, porém em alguns times falta cooperação e trabalho focado nos interesses da empresa, em detrimento de interesses individuais."
Sim. “Eu diria muito saudável e colaborativo!” 
Sim. “O clima da empresa é um grande diferencial no mercado! Vejo poucas competições e muito mais uma clima de cooperação! [Empresa] não pode deixar essa cultura e esse clima se perder ao longo do tempo, pois isso retém muitos talentos.” 
Sim. “Relacionamento é bom, mas ainda percebe-se uma certa competição de saber, uma disputa de quem tem mais conhecimento ou está mais atualizado com as novidades de mercado. As relações podem ser de mais parceria, confiança e colaboração.” 
Sim. “As pessoas da minha equipe são harmônicas,  trabalham cooperando uns para com os outros,  e temos uma boa integração.” 
Não. “Minha liderança faz comparações e promove competições desnecessárias entre os membros da equipe, resultando em rivalidade e falta de cooperação.” 


  • Promover integração entre times

Incentivar criação de projetos com times cross funcionais para melhorar a integração e relacionamento entre times, além de proporcionar momentos informais para estreitar relações (Happy Hour e dinâmicas em grupo).


Sim. "Com minha equipe tenho um relacionamento bem saudável, somos uma equipe que confia um nos outros e está sempre está disposta a ajudar. Mas também vejo essa relação, com outras equipes da empresa."
Sim. "Mas existem pessoas que se incomodam com as nossas interações, e de certa forma quer nos distanciar." 
Sim. "Sim, da minha equipe sim. Todos nós nos tratamos e nos percebemos com igualdade e muito respeito. Não existe necessidade de reafirmar ou cobrar respeito pela posição de autoridade dos supervisores, a equipe entende e aceita muito bem a liderança do setor. Mas esse bom relacionamento não se estende para outros setores. Nos relacionamos bem com as pessoas da empresa de forma autônoma, mas isso não é realidade com outros setores, pois ainda existe muita rivalidade de uma equipe com outra. Um querendo apontar os erros dos outros, mas ninguém reconhece as suas falhas ou assume suas responsabilidades." 
Sim. “SIm, apesar do home office, tentamos nos falar diariamente e conversar as vezes sobre assuntos extra-profissionais” 


  • Incentivo de respeito e empatia ao próximo

Um dos primeiros passos para nos relacionar com outras pessoas é o respeito. Manter a consciência de que qualquer relacionamento interpessoal exige olhar humano e cuidadoso.


Sim. "Sim, muito bom, relacionamentos saudáveis e construtivos. Gosto demais de cada um do time e aprendo muito com eles sempre."
Sim. "Equipe alinhada, divide as tarefas, todas trabalham em equipe e existe acima de tudo, muito companheirismo, cuidado e respeito. O time se dá tão bem que aos finais de semana se encontram para viajar, ir jantar, tomar uma cerveja... Elas são incríveis <3"
Sim. "Porém acredito que algumas pessoas deveriam colocar em prática a empatia que é tão falada na teoria!" 
Sim. "Eu não tenho equipe, mas tenho um ótimo relacionamento com meu chefe que por sinal é extraordinário. E procuro ter um relacionamento saudável com todos da empresa."
Não. “Como ter um relacionamento Saudável com uma equipe individualista q não pensa no próximo,”
Não. “A gente consegue avaliar se o relacionamento é saudável nos momentos difíceis e infelizmente o clima fica muito tenso quando tem problema. Nas últimas reuniões da semana passada, por exemplo, eu me senti muito mal, pois eu acredito que gritos e palavrões, além de não ajudar em nada, desestabiliza emocionalmente a equipe.” 


Sentimentos identificados


  • Relacionamento saudável pode facilitar a comunicação

Sim. "Conseguimos ter um equilíbrio bem interessante entre momentos de descompressão e momentos que precisamos falar de forma transparente e sobre assuntos que demandam seriedade." 
Sim. "Muito saudável. Como líder tento priorizar a comunicação leve e divertida, transformando problemas em desafios, fazendo de uma forma que sem perceber, cheguemos mais longe do que imaginávamos." 

Não. “No geral o relacionamento é bom, mas recentemente tem havido alguns atritos decorrente de má comunicação e as pessoas tem aberto cada vez menos as suas câmeras nas reuniões.” 
Sim. “Até o momento sim,  evitamos qualquer falha de comunicação entre o time.” 

Sim. “Apesar do time ser bem desunido e haver muita falha na comunicação entre núcleos, o relacionamento, no geral, é saudável sim.”
Sim. “Muito saudável.... temos uma conversa franca e honesta. Comunicação diária com transparência.” 

Sim. "O sucesso da empresa depende de diversos fatores e um deles diz respeito ao relacionamento entre os gestores e a equipe. Quando essa relação é saudável, a confiança e boa comunicação entre as pessoas tornam-se algo natural, o que influencia diretamente nos resultados." 
Sim. “Na maior parte do tempo sim, mas acredito que em alguns momentos temos alguns desgastes desnecessários por conta de uma má comunicação já identificada e que é pouco trabalhada para desenvolver. Grosseria, rispidez e pouco zelo com as palavras expressadas no dia a dia me deixa irritada, triste e impaciente.”


  • Ter pessoas confiáveis na equipe favorece o bom relacionamento


Sim. "Todos do meu time são excelentes, nunca trabalhei com uma equipe tão prestativa assim." 

Sim. "A equipe é muito unida.. um ajuda muito o outro! Além da equipe, o relacionamento com o gestor é ótimo e muito aberto."
Sim. "Extramamente, tenho carinho por todos e todos são meus parceiros, me ajudando sempre que preciso em tudo, brigando por mim e levando minhas idéias e meus objetivos sempre mais longe e junto com eles"
Sim. “Muito! A equipe hoje é super comprometida, responsável e se preocupam realmente com a qualidade do trabalho. Vejo todos se ajudando e se propondo a ajudar até outros departamentos a fim do processo se acertar e as informações serem entregues ao cliente adequadamente. Isso gera uma confiança entre as pessoas da equipe e traz um convívio tranquilo e cooperativo.”
Sim. "Temos um relacionamento muito bom. De harmonia, respeito e solidariedade. Prezo muito pela liderança participativa e com isso tenho proximidade com a equipe. Mantendo a hierarquia e o bom relacionamento sem precisar usar do poder e sim pela confiança que existe entre nós.”
Sim. “Sim. Possuo uma relação de muita confiança com todos.”


  • O bom relacionamento pode reduzir o turnover nas equipes

Sim. “É uma das coisas que me segura na [Empresa].”

Sim. "Sim! Inclusive é o que me faz repensar propostas de mercado. Gosto muito do time e aprendo todos os dias com meus colegas. Claro que: há dias e dias, pessoas e pessoas. Mas em sua grande maioria, são pessoas boas, inteligentes e me sinto parte do time."

Sim. “Uma das grandes satisfações em trabalhar na [Empresa] é justamente a facilidade de relacionamento com todos”

Sim. “Sem dúvidas uma das melhores equipes que já trabalhei! Relacionamento aberto, próximo e de muito respeito tanto com o meu time, como com os demais! Sem dúvidas esse é um dos pontos mais fortes da [Empresa]”

Sim. “melhor parte de trabalhar na [Empresa]  são as pessoas <3"

Sim. "Sim! Uma das coisas que me mantém na [Empresa] é o relacionamento que tenho com meus colegas. Eles são incríveis!"