O relacionamento saudável entre os membros da sua empresa pode ser a chave para alcançar bons resultados. O que vimos é que o bom relacionamento vai além da própria equipe, envolve todos os colaboradores da empresa, pois todas as partes importam e são interligadas. As pessoas precisam estar conectadas e com boa fluidez para que caminhem e alcancem as diretrizes da empresa.


Melhores práticas identificadas


  • Cooperação x competitividade

O ambiente cooperativo é essencial para um relacionamento saudável, portanto, mesmo em equipes em que a característica do trabalho exija a competitividade é importante a busca por alternativas que fomentem a colaboração e o crescimento em conjunto.

“Não. Não existe senso de time ou ao menos tentativas por parte da liderança de criar rapport. Somos estimulados a contar “de onde viemos” [...], mas nunca a compartilhar nossa visão para [Empresa] e o que podemos fazer como time. Não existe visibilidade alguma do que os outros profissionais do time estão criando ou produzindo, isso afasta a equipe e gera um senso de competição desnecessário. Temos uma reunião semanal na qual só o gestor fala. Tirando essa reunião, não existe nenhum tipo de outra interação entre os colegas de equipe. Isso não é algo resultante da pandemia, esse comportamento já era existente desde o ano passado, mas agora se intensificou.”

“Existe competição, conspirações, fofocas. Pessoas em busca de projetos de poder individual em detrimento de pensar na empresa como um todo.”

“Estamos tendo muitos atritos com conta de remuneração variável do time Comercial. O time de Planejamento Comercial tem sofrido coação e pressão por conta de alguns executivos de venda não estarem batendo suas metas. Entretanto a remuneração variável é um reflexo do resultado da empresa como um todo, que não tem evoluído tanto quanto esperado nos últimos meses.”

“Sim... De modo geral todos estão muito entrosados.Todos se dão bem, interagem bem. Porém, sinto que poderia melhorar a relação com os colegas do turno oposto. Acredito que o fato de não termos tido um momento de integração com os outros colegas, isso gerou uma espécie de competição entre os turnos. E entre os colegas de turno, sinto também que algumas vezes o “espírito” de competição fala mais alto, onde, por exemplo, ao sugerir uma melhoria ou realizar algum questionamento isso é encarado/interpretado como uma maneira de ‘’aparecer’’. Isso acaba inibindo algumas discussões que poderiam levar a otimização e melhoria de processos.”


  • Promover integração entre times

Incentivar criação de projetos com times cross funcionais para melhorar a integração e relacionamento entre times, além de proporcionar momentos informais para estreitar relações (Happy Hour e dinâmicas em grupo).

“Colegas internos da mesma área sim, colegas de áreas diferentes, não. Inclusive, já passei por situações de falta de educação com colegas externos. Acredito que a sinergia entre equipes (diferentes áreas), precisa ser trabalhada.”

“O relacionamento saudável e coletivo está sendo deixado de lado. Precisamos ter mais interação, senso coletivo, parceria, união e cuidado com o outro.”

“Temos muitos problemas de responsabilidade, quando dependo de uma tarefa de outro time, que não é da minha alçada, sinto uma resistência muito grande, como se eles estivesse fazendo um favor pra mim e não algo que a empresa necessita.”

"Acredito que possamos ter alguns momentos de maior interação com todo o time, como HH por exemplo"


  • Incentivo de respeito e empatia ao próximo

Um dos primeiros passos para nos relacionar com outras pessoas é o respeito. Manter a consciência de que qualquer relacionamento interpessoal exige olhar humano e cuidadoso.

"Muito saudável.

A Equipe é bastante unida, mantém o respeito acima de tudo, compartilha os problemas, se ajuda bastante. A gente se dá muito bem e nosso relacionamento é ótimo!"

"Sim o meu relacionamento com os colegas é excelente porque a gente desde o começo da operação se manteve muito unido sempre um ajudando o outro, todos sempre muito compreensíveis e respeitosos um com o outro."

"Podemos discordar sobre decisões ou ideias, porém o respeito é o segredo para um relacionamento saudável dentro do ambiente de trabalho. Posso dizer que tenho um bom relacionamento com meus colegas justamente por haver um respeito mútuo."

"Equipe toda tem empatia e todos estão engajados. Os diálogos seguem, sempre, com respeito. Gosto muito da minha equipe."



Sentimentos identificados


Relacionamento saudável pode facilitar a comunicação

"Muito! É a primeira empresa em trabalho que a comunicação ocorre de maneira tão clara e eficiente. Tudo flui com base no respeito e empatia com o próximo. <3"

“A comunicação tem ficado cada vez mais difícil e ineficiente entre as equipes, acredito que cada vez menos as pessoas tem conseguido responder pelo canal oficial de comunicação da empresa (Slack), gerando demora e desgaste na resolução de problemas, e algumas vezes quando cargos inferiores precisam de respostas de níveis acima parece que isso se intensifica mais.”

"Sim, buscamos sempre nos comunicar, tanto para rotinas normais de trabalho, como também para um pouco de descontração para a interação melhorar com o tempo e indo nos conhecendo"



Ter pessoas confiáveis na equipe favorece o bom relacionamento

"Extremamente. São pessoas muito competentes e humanas, nas quais sei que posso confiar."

"Pessoas maduras, competentes e sensacionais de lidar. Todos se ajudam e possuem ótimo relacionamento."

"Nossa equipe é composta com pessoas competentes e de fácil relacionamento"

"A equipe é muito boa em hard e softskills. TEm sido muito acolhedora também e de facil transmissão de conhecimento. Nota 10."


O bom relacionamento pode reduzir o turnover nas equipes

“É uma das coisas que me segura na [Empresa].”

"Sim! Inclusive é o que me faz repensar propostas de mercado. Gosto muito do time e aprendo todos os dias com meus colegas. Claro que: há dias e dias, pessoas e pessoas. Mas em sua grande maioria, são pessoas boas, inteligentes e me sinto parte do time."

“Uma das grandes satisfações em trabalhar na [Empresa] é justamente a facilidade de relacionamento com todos”

“Sem dúvidas uma das melhores equipes que já trabalhei! Relacionamento aberto, próximo e de muito respeito tanto com o meu time, como com os demais! Sem dúvidas esse é um dos pontos mais fortes da [Empresa]”

“melhor parte de trabalhar na [Empresa]  são as pessoas <3"

"Sim! Uma das coisas que me mantém na [Empresa] é o relacionamento que tenho com meus colegas. Eles são incríveis!"