Não há como ter bom desempenho sem o "saber fazer". Boa vontade, proatividade e uma ótima gama de softskills sempre serão importantes, mas capacitar as pessoas para suas funções continua sendo essencial. Existem diversas práticas para manter as pessoas atualizadas e treinadas em suas funções, seja pela capacitação ou até mesmo documentação de processos e normas internas.


Melhores práticas

  • Documentação de processos

Antes de fornecer a capacitação é importante documentar os processos internos da empresa para que seja possível desenvolver treinamentos. Patrimônio imaterial da organização, ou seja, o conhecimento e artefatos, devem estar ao alcance de todos com uma linguagem clara.


Sim. "Sim! Os times em gerais são bem solicitos para explicar as atividades e como devem ser realizadas. Minha observação é para adotarmos práticas de criar/atualizar documentações na [Empresa]. Percebo que quando novas pessoas entram, muito dos conhecimento estão na cabeça do time e não documentado."

Não. “Adequadamente não, deveria haver mais documentação de cada solução que a empresa oferece voltada para o Analista.”

Não. “Faltam treinamentos para uso de ferramentas, principalmente administrativas. Muitas vezes tenho que procurar o responsável pela área para ter orientação.”

Não. “Tem algumas aplicações que não tem procedimento e preciso de ajudar de outros colaboradores”

Não. “Sinto falta de um manual/guia que possa auxiliar no treinamento que é dado, tudo que é ensinado esta na cabeça que quem está realizando o treinamento. Não tem nada documentado, o que dificulta o processo de aprendizagem. Mas a rede de apoio que existe para auxiliar durante o processo de adaptação é um diferencial."

Não. “Falta documentação com os processos estruturados, treinamento depende muito de outra pessoa passar o que sabe.”

  • Onboarding com trilha de continuidade

Muitas empresas já colocam em prática a recepção das novas pessoas colaboradoras, mas é importante enxergar a continuidade de crescimento e de desenvolvimento. Desenhar um onboarding já atrelado a uma trilha de capacitação promoverá o sentimento de crescimento contínuo e proporcionará melhores resultados.


Não. “O não é devido a falta de preparação quando as pessoas entram na [Empresa], não fica muito claro os proximos passos que ela tem que seguir para desempenhar bem a sua atividade, até pq muitas pessoas vem de empresas tradicionais que nunca falaram em metodologia ágil. Tambem creio que se tivesse uma especie de avaliação, um check a qual as pessoas pudessem ser avaliadas pontos fortes e melhorias (não seria como eliminação) e sim uma preparação melhor para que cada um pudesse evoluir conforme fosse passando por cada trilha.”

Não. “Faltou um treinamento de onboarding específico da área. As fontes das informações ficam muito esparsas, e a gente vai aprendendo conforme os problemas vão aparecendo. Não acho isso adequado.”

Não. “Quando inicie na empresa, sentir falta de um treinamento mais direcionado para a minha função, exemplos práticos, orientações daquilo que não devemos fazer e até mesmo uma cartilha de boas praticas adotadas pela  [Empresa]. Muitas coisas tive que aprender na pratica.”

Sim. "Antes de entrar para a equipe já haviam diversos vídeos de treinamentos gravados pela equipe."

Não. “Os únicos treinamentos disponíveis na Empresa são os que estão na plataforma. Sinto que faltam treinamentos mais específicos para um melhor desempenho, principalmente para a metodologia ágil que a Empresa atua.”

Não. “Onboarding é muito rápido.”


  • Capacitação para novos processos e produtos

Para que o time seja embaixador da marca e da empresa é necessário que ele tenha domínio total do serviço ou produto ofertado, além de conhecimento básico para executar suas funções. Quando um novo programa ou novo recurso é disponibilizado, é interessante treinar todas as pessoas que utilizarão ou terão contato com o novo recurso.


Sim. "Conhecimento diário do que empresas oferecem quando o equipamento é novo, absorvemos o máximo para estarmos aplicando diariamente e dando suporte interno para os [colaboradores] e possíveis soluções de problemas. Porém buscamos mais externamente conhecimento da nossa área ´para melhor estarmos preparados para a rotina."
Sim. "Sobre os processos normais temos o treinamento adequado porém eventualmente lidamos com ferramentas ou processos  diferentes que exigirão que os treinamentos sejam atualizados."

Não. “Infelizmente não tem treinamento o aprendizado fica no dia a dia...gostaria que tivesse treinamento sempre que foi lançado algum equipamento ou serviço,mesmo que seja por videoconferência.

Não. "A empresa implementa novas ferramentas para utilizarmos e não há nenhum treinamento ou introdução a elas. Temos que aprender no dia a dia, o que dificulta a utilização e os resultados esperados."

Não. "Os processos mudaram muito, e não tivemos nenhum processo de reciclagem nesse meio tempo. Acredito que apenas com informes, não conseguimos nos preparar satisfatoriamente para prosseguirmos com as tratativas de forma veloz e assertiva."



Sentimentos identificados


  • Pessoas buscam treinamento por conta própria

Sim. "Sim, mas todo treinamento é feito por iniciativa própria sem apoio da cia."

Não. “Estou estudando conteúdos sobre liderança por minha conta, mas seria legal ter um planejamento para capacitar novos líderes dentro do time."

Não. “Eu mesma tenho que buscar as melhorias que acredito serem adequadas. É muito bom, pois realmente assumo o protagonismo da minha carreira. Mas penso que seria muito bom ter apontamentos dos gestores quanto à melhorias que esperam para o desempenho específico das funções exercidas.”

Não. “Apesar de buscar treinamentos por conta própria, a empresa não nos oferece subsídios nem tampouco capacitação interna. Somente treinamentos genéricos e de alcance à todos da empresa.”


  • A liderança e equipe são vistos como capacitador.

Não. “Treinamento não tenho. Mas tenho bastante ajuda para desempenhar meu trabalho.”

Sim. "Ainda estou em "treinamento", pois tenho somente 1 mês e 2 semanas de empresa. Tanto eu, quanto o outro colaborador que entrou juntamente comigo, estamos tentando correr atrás de informações o tempo todo. Porém, alguns colaboradores tem nos ajudado muito ao buscar tais informações. Esperamos evoluir cada vez mais com a ajuda dos colaboradores antigos."
Sim. "Sim, temos tido treinamento das soluções [da Empresa], que foram muito úteis. Sobre o restante de aprendizados, na maior parte das vezes, vem de experiências das próprias pessoas do time."
Sim. "O [Nome] e o [Nome] me deram todo o suporte para entender quais eram minhas atividades e como fazê-las. Estou bem satisfeito com o acolhimento da equipe em geral, sempre atenciosos para responder qualquer dúvida. :)"
Não. “Os próprios colaboradores treinam uns aos outros…”


  • Abertura da empresa para apoiar a busca espontânea para capacitação

Não. “Não porém sei que poderia contar com a política de investimento caso precisasse.”

Sim. "Meus colegas de equipe me ensinam e me orientam bem sobre o que devo aprender, mas sinto falta da [Empresa] ter parceria com uma empresa de treinamento profissionalizante, a Alura por exemplo. Se tivéssemos acesso à uma plataforma com cursos que pudéssemos aprender e nos desenvolver seria muito melhor"

Não. “Na minha visão a Companhia não investe muito em treinamento.”

Não. “Encontramos dificuldades para aprovação de solicitações de treinamentos mesmo quando os cursos estão relacionados a nossa atividade na empresa. Não temos incentivos para realização de pós graduação ou cursos de línguas, por exemplo.”

Não. “Acho que falta um incentivo a estudos, ex: pós, MBA, mesmo que seja condicionado a desempenho.”