Engajamento é a ligação afetiva entre o colaborador e a empresa. Portanto, ter momentos que proporcionem o sentimento de pertencimento e clareza na contribuição individual para o crescimento da empresa estimulará o engajamento do colaborador e a ideia de pertencimento.


  • Rituais rotineiros na equipe

Haver momentos regulares para atualização do time sobre demandas e decisões proporciona debates saudáveis, onde os colaboradores podem trazer insights e contribuir com decisões.

"Toda vez que temos uma daily, por exemplo, as opiniões de todos são levadas em conta e até mesmo temos feedback sobre elas em outros momentos."

"Sim! Atualmente temos diversas reuniões para que haja um alinhamento dos processos e posteriormente uma decisão real do que será feito."

"Toda a decisão é levada em consideração, fazemos reuniões para apurar todos os fatos e decidir em grupo."

"Nas reuniões semanais ou quando é necessário elaborar algum material para apresentação aos níveis superiores da gestão, os principais riscos são abordados e coletadas as opiniões de cada um para emitir o consenso da área."


  • Abertura para recebimento de opiniões

Mesmo que seja ponderado e não necessariamente aplicado, é importante que o colaborador saiba que pode contribuir com suas percepções e ideias.

"O time todo se ajuda e eu sei que meus amigos mais experientes tem mais a contribuir em ideias, mas nunca fui silenciado ao sugerir nada, muito pelo contrário. Me sinto bem e à vontade para contribuir."

"Meu gestores sabem ouvir e discutir em conjunto uma melhor opção para a solução dos problemas."

"Ainda não dei opinião em tomadas de decisões, mas acredito que quando fizer isso será considerada."

"Em meu time toda opinião é ouvida e considerada caso seja viável."

"Fico feliz em perceber o espaço que todos os colaboradores têm para opinar. Acredito que, muitas vezes, grandes ideias e sugestões surgem de onde menos esperamos. Comigo não é diferente. Sinto que me dão autonomia e consideram meus pontos de vista. Obrigado por isso!"

"O time todo se ajuda e eu sei que meus amigos mais experientes tem mais a contribuir em ideias, mas nunca fui silenciado ao sugerir nada, muito pelo contrário. Me sinto bem e à vontade para contribuir."


  • Ter um canal para o compartilhamento de ideias

Uma das maneiras de conseguir estimular a livre expressão entre os colaboradores é fornecer um canal ou ferramentas.

“Só o fato de ter essas perguntas da Vaipe, já considera nossa “opinião”, a empresa está sempre buscando melhorias para todos com base nessas pesquisas também. Acho super válido!!!”

"Com certeza. Não só a minha, mas acredito que de todos os meus companheiros de trabalho. Damos espaço nas reuniões para as pessoas acrescentarem o ponto de vista delas. Além disso, existem reuniões específicas que participamos para falar sobre alguma feature que tivemos participação, e nelas todos discutem melhorias."


Sentimentos identificados


Colaborador sente que a opinião é levada em consideração nas tomadas de decisões na área dele. Mas em questões mais amplas isso não acontece.

Dependendo do porte da empresa haverá maior ou menor possibilidade de recebimento da opinião dos colaboradores em decisões estratégicas.

“Na equipe sim, na empresa fica mais difícil. O que impacta somente nós mesmos, ou questões simples da área nossa voz é ouvida, agora em questões mais amplas e estratégicas, não temos muita voz, também não sei o quanto isso seria positivo para a companhia.”

“Pela minha gestão direta sim. Mas quando minha gestão direta leva as considerações do time para frente, nem sempre são ouvidas.”

"No meu departamento sim :), pois também não acho justo e correto opinar nas outras áreas que não tenho conhecimento para isso."


Decisões ocorrem de maneira top-down

"Acredito que minhas sugestões são ouvidas, mas a tomada de decisão é, no meu ponto de vista, top-down."

"Não! Geralmente as decisões são tomadas de cima pra baixo, sem consulta prévia, e quando são comunicadas já estão 100% decididas."

"Sinto que muitas coisas são top-down, o que reduz minha atuação aos pormenores técnicos."


Sugestões feitas por colaboradores não chegam na alta liderança

"As vezes sim, mas em muitos casos não conseguimos ter uma comunicação eficaz com nossos gestores, que não conseguem passar algumas ideias adiante"

"Quando se tratam de pares, é levada sim. Mas, para líderes a opinião levada em consideração é sempre a de algum superior dele (heads, Cs)"

"Sinto que feedbacks pontuais que deixo fora de minha área não chegam à gestão estratégica ou ao setor correto."


Sentir que suas opiniões são levadas em consideração pode ser um fator motivacional

"Eu diria que até mais do que eu esperava, o time escuta bastante e debatemos muito sobre qualquer opinião de qualquer membro do time. Isso é bem animador."

"Todos os liderados tem liberdade para expor suas ideias e sugestões. E somos bem aceitos em todas as ideias, somos um time!"

"Essa tem sido uma das grandes alegrias em fazer parte do time da [Empresa]. Saber que a minha opinião importa nas mais diversas tomadas de decisão é motivador e gratificante :)"