Engajamento é a ligação afetiva entre o colaborador e a empresa. Portanto, ter momentos que proporcionem o sentimento de pertencimento e clareza na contribuição individual para o crescimento da empresa estimulará o engajamento do colaborador e a ideia de pertencimento.


Melhores práticas identificadas

  • Definir rituais na equipe

Haver momentos regulares para atualização do time sobre demandas e decisões proporciona debates saudáveis, onde os colaboradores podem trazer insights e contribuir com decisões.


Sim. “No grupo de sustentação, todos os colaboradores tem livre disponibilidade de opinar sobre as tomadas de decisão. E todas elas são levadas em consideração, pois, fazendo um brainstorm das informações, podemos chegar em um ótimo resultado.”

Sim. “Sim, muito mesmo. Em reuniões, decisões do projeto, a minha opinião é muito levada em consideração nos fóruns que participo, isso é um dos pontos mais interessantes de se trabalhar aqui.” 

Não. “Falta reuniões para colocar em prática algumas regras. Sinto falta da coordenação se reunir conosco e discorrer sobre  novos fluxos. Nem sempre sabemos sobre algumas mudanças ou fluxo novo.”

Sim. “Acredito muito pelas ações pós reuniões semanais, onde temos uma excelente oportunidade para opinar e defender o que acreditamos construido por via das experiências no mercado.” 

Sim. “Temos nossa Daily todos falam.” 

Não. “Não há oportunidades de opinar por não haver espaço de fala.”  

Não. “Opiniões temos mas não temos oportunidade falar” 


  • Abertura para recebimento de opiniões

Mesmo que seja ponderado e não necessariamente aplicado, é importante que o colaborador saiba que pode contribuir com suas percepções e ideias.


Sim. “sim, dentro do meu time tenho a liberdade de expor minha opinião e ela ser levada em consideração nas tomadas de decisão.”

Sim. “Depende do nível de decisão. Normalmente, dentro dos projetos, todos os colaboradores possuem liberdade para apresentar os argumentos e são consideradas.” 

Sim. “Temos total autonomia para realizarmos nossas funções e emitirmos nossas opiniões com relação ao trabalho que está sendo executado. [Empresa] é uma empresa democrática, onde valoriza e respeita a opinião de seus colaboradores, é assim que eu a vejo.” 

Sim. “O time sempre está disposto a ouvir e levar em consideração novas hipóteses que melhorem o negócio diariamente.” 

Não. “Minha opinião não é pedida.” 

Não. “normalmente só ficamos sabendo depois que a decisão já foi tomada. Somos informados e não consultados” 

Não. “Dificilmente sou consultada para essas tomadas de decisões.”

Sim. “Desde o primeiro dia já me disseram que eu sempre posso opinar e que a equipe sempre vai ouvir. Isso é um dos diferenciais na [Empresa], todos participam do processo. Todos têm voz!” 

Sim. “Sim, tenho segurança de poder me expressar e muitas vezes minha ideia é colocada em prática.” 


  • A liderança estimular o ambiente de trocas

A liderança, tradicionalmente sempre esteve em um lugar isolado de tomada de decisão, entretanto, com as transformações do mercado, espera-se que as decisões sejam cocriadas, tanto pelas lideranças quanto pelos colaboradores. Pensando nisso, faz-se necessário que a liderança estimule ambiente de trocas para que os colaboradores se sintam ouvidos e as ideias sejam criadas por todos.


Sim. “Meu gestor sempre busca conversar com a equipe antes de tomar decisões que envolvam os projetos. Principalmente quando se trata de assuntos técnicos.” 

Sim. “A [liderança] sempre me deu liberdade de expressar minha opinião, vivência e expertise para aplicar na melhoria dos processos visando sempre o melhor para o time.” 

Sim. “Sinto que meus gestores levam em consideração não só a minha opinião, mas a do time todo.” 

Sim. “Dentro do meu departamento, meu superior sempre questiona sobre algumas tomadas decisões que são cabíveis e isso se aplica para toda empresa. Os gestores estão sempre em constante questionamento com todos para melhorarmos a empresa em conjunto.” 

Sim. “Sim. Meu chefe me consulta em determinadas tomadas de decisão. Sinto que minha experiencia e vivencia são levadas em consideração.”

Sim. “Minha gestão sempre dá autonomia necessária e considera minha opinião frente as ações necessárias.” 

Sim. “Nossa coordenadora e gerência são super receptivas às opiniões e sugestões. Tanto em melhorias como em alternativas para tomadas de decisões.”

Sim. “Minha liderança direta sempre questiona e se preocupa com o que a equipe pensa. Toda decisão é tomada pensando no que é melhor para a equipe.” 

Sim. “A liderança da área nos consulta e considera nossas opiniões, especialmente quando é um tema que precisa de um parecer de uma área do conhecimento específica das nossas atividades”

Sim. “Minha gestora esta sempre aberta a opiniões, sempre fazemos reunioes na qual podemos falar sobre o que achamos melhor e alinhar com toda equipe as ideias e decisoes que serão tomadas.” 


Sentimentos identificados


Há espaço para trocas, mas não necessariamente em todos os assuntos.

Sim. “Acredito que sim! Quando as decisões envolvem meu nível da hierarquia, sou ouvida e levada em consideração” 

Sim. “As vezes sim, quando a opinião é pertinente ao nosso setor e é uma opinião que dá para ser atendida é levada em consideração sim, pois nossa líder sempre abre espaço para darmos opinião.” 

Sim. “Quando eu tenho a oportunidade de dar a minha opinião, sim, ela é levada em consideração. O que acontece é que as decisões estão cada vez mais restritas a um grupo muito pequeno e num nível mais alto.” 

Não. “Eu acho que nós temos liberdade para opinar, mas não acredito que isso seja levado em conta. Minha opinião apenas.” 

Não. “Apesar de os lideres abrirem espacos para falarmos nossas opinioes, na maioria das vezes as decisoes ja foram discutidas e tomadas por eles.” 


As trocas em equipe são bem aceitas


Sim. “Sempre é analisado o ponto de vista de todos os membros da equipe, para assim, a decisão que será tomada, abranger à todos de forma assertiva.” 

Sim. “Normalmente sim, conversamos muito entre a equipe para captar todas as ideias e opiniões para juntos tomarmos uma melhor decisão, normalmente feito em consenso entre a equipe. Algumas decisões somente ficamos sabendo depois.” 

Sim. “Sempre discutimos as decisões em grupo, buscando a opinião de cada um para chegar no melhor resultado possível. #Juntos somos mais fortes” 

Sim. “Acredito que dentro da minha área há uma construção muito boa para as ideias e que tudo é compartilhado para que todos possam opiniar nessa construção.”