Segundo o material de Termômetro de liderança da Vaipe líderes bem preparados impactam diretamente na satisfação no trabalho dos colaboradores, retenção e performance da equipe. 


  • Trocas de experiência entre lideranças

Proporcionar um ambiente de compartilhamento de competências e experiências a fim de promover troca entre líderes para crescimento mútuo. A percepção é de que existem ótimos líderes e outros gestores que ainda precisam se desenvolver, a troca de experiência teria o propósito de nivelamento de qualidade de desempenho.

" A equipe de gestores é muito heterogênea, e há uma grande disparidade em relação a qualificação entre os mesmos, como falta de um segundo idioma, pós graduação, até a erros de português em e-mails ou falta de controle emocional. Como gestor já tive vergonha de alguns pares infelizmente."

"(…) No entanto, percebo que falta preparo da parte de gestores de outros setores da [Empresa], principalmente no que tange ao desvio de personalidade de alguns. Acredito que a aplicação de cursos preparatórios e a aplicação de um feedback anônimo semanal do time sejam pontos essenciais para o exercer de uma função tão importante.”

“Os meus gestores diretos são capacitados, porém há gestores indiretos em que faltam a liderança e boa gestão de equipe.”


  • Investimento em capacitação técnica e formal de liderança

Manter a gestão e liderança atualizada tecnicamente. Reciclar conhecimentos para que ela seja a referência no assunto.

"A [Empresa] tem em sua essência uma forma um tanto quanto diferente de gestão. A falta de preparo não pode ser considerada com uma falha individual de cada gestor, mas sim pelo fato da [Empresa] não investir em gestão.

Hoje temos várias pessoas assumindo o papel de gestor, mas quantas dessas foram preparadas, capacitada com cursos, etc?"

"É preciso estudar mais e abrir a visão para o mundo, como é feita a gestão em outras empresas que apresentam grandes resultados no mercado."

"Alguns gestores nao possuem as habilidades corretas para gerir seus respectivos times, por nao terem conhecimentos tecnicos o suficiente."


  • Treinamento da liderança em Soft Skills

Muitos se tornam gestores pelo seu conhecimento técnico, porém não tem bagagem ou conhecimento em gestão de pessoas. É necessário ter atenção às competências comportamentais, uma vez que gerir uma equipe é lidar diretamente com questões pessoais e relacionais.

"Em quesitos técnicos, MUITO. Mas vejo e ouço muito falar sobre as habilidades interpessoais da gestão tendo muito a se trabalhar. Não é de hoje que ouço relatos de coordenadores abusando moralmente ou marcando analistas de forma negativa por terem um ponto de conflito/discordância."

"Mas às vezes sinto falta de capacitação em gestão de pessoas principalmente para lidar com os conflitos."

"Percebo alguns extremamente bem preparados e com tato e outros que erram constantemente na abordagem de pessoas. Inteligência emocional é extremamente importante. No entanto, consigo ver evolução e por isso vou responder sim."

"Muitos se tornaram líderes pela bagagem de conhecimento, e em muitos gestores, vejo despreparo na gestão, na liderança e principalmente na cultura de feedbacks (especialmente em receber). Liderança pelo exemplo ainda precisa ser desenvolvida."


Sentimentos identificados


Falta de comunicação atrapalha o desenvolvimento do time e o sentimento de equipe

"Sim, mas, sinto que sofremos com falta/falha de comunicação, às vezes algo que é comunicado para um, não é para outro. 

As vezes, fico sabendo por outra pessoa de outro time que aconteceu algo que impacta meu dia a dia de trabalho, minha carreira, mas a informação não chegou até o meu gestor como deveria.

Além disso, acredito que a sobrecarga de trabalho do meu gestor me afeta diretamente, como por exemplo com relação a minha carreira aqui na empresa, me sinto completamente perdido e esquecido."

"Existem pontos falhos quanto a comunicação dos mesmos, o que pode promover atrasos na entrega de projetos assim como um mau entendimento pela equipe sobre o que será desenvolvido. 

Esses erros de comunicação a longo prazo pode causar prejuízos a empresa (retrabalho/atraso em outros projetos) assim como nas entregas e expectativas dos clientes."


Feedbacks constantes auxiliam na evolução do colaborador e time

"Não. Sinto que falta preparo em administrar um time, não temos feedbacks constantes e falta transparencia com o time."

"De acordo com todo o feedback e trocas que tenho com o meu gestor, sempre recebo feedbacks construtivos de como posso melhorar em todos os campos do meu trabalho, além de visão de crescimento e carreira dentro da [Empresa]."


Abertura ao recebimento de feedbacks da equipe

"Um adendo positivo em relação a isso é lideres que se empenham em fazer a diferença e melhorar sempre, a nossa coordenadora recebeu nosso feedback quando chegou na equipe e na forma na qual lidava com a gente, ouviu nossas reclamações e desde então vem melhorando muito com a comunicação, motivação do time e desenvolvimento. Mas ela estava disposta a ouvir e nos não tivemos medo de falar, e os outros?"

"Só poderiam ouvir mais nossas ideias para agilizar análises, por exemplo. E se não fosse vantajoso ou aplicável explicar o motivo. Às vezes damos sugestões e elas são aplicadas meses depois ou recebemos simplesmente um não mas na nossa cabeça fica a dúvida de porque não é aplicável. Sei que tem milhões de dados por trás de tudo que acontece mas seria bacana termos mais clareza se possível :)"