Segundo o material de Termômetro de liderança da Vaipe líderes bem preparados impactam diretamente na satisfação no trabalho dos colaboradores, retenção e performance da equipe. 


Melhores práticas

  • Trocas de experiência entre lideranças

Proporcionar um ambiente de compartilhamento de competências e experiências a fim de promover troca entre líderes para crescimento mútuo. A percepção é de que existem ótimas lideranças e outras que ainda precisam se desenvolver, a troca de experiência teria o propósito de nivelamento de qualidade de desempenho.


Não. “Acredito que falta diálogo, incentivo, troca de experiências. Tudo isso fica em segundo plano devido a prioridade das entregas.”

Sim. “De maneira geral estão preparadas, mas seria importante as lideranças terem mais trocas e treinamentos para se aprofundarem”

Sim. "São dados treinamentos com frequência visando preparar os profissionais da [Empresa] para o cargo que exercem. Reuniões periódicas também acontecem entre as lideranças das áreas."

Sim. “Posso falar da minha liderança direta e sim, estão preparadas. Mas falando no geral, muitas não estão preparadas. Falo com base em coisas que já presenciei.”

Sim. “Muitos lideres estão sim preparados, ótimas lideranças, porém, tem algumas lideranças que precisam ter mais empatia e se colocar no lugar do próximo.”

Não. “Vejo minha atual liderança extremamente preparada, mas outras áreas não enxergo da mesma maneira. Talvez pessoas boas em processos mas sem gestão de pessoas ou o contrário. Mas acredito que a empresa esteja trabalhando fortemente para mudar o cenário.”


  • Atenção à capacitação e desenvolvimento das lideranças

Muitas pessoas se tornam líderes pelo seu conhecimento técnico, porém não tem bagagem ou conhecimento em gestão de pessoas. É necessário ter atenção às competências comportamentais, uma vez que gerir uma equipe é lidar diretamente com questões pessoais e relacionais.


Não. “Ainda não, mas estamos no caminho: as lideranças estão sendo treinadas e estão em constante desenvolvimento para que se formem líderes com boa gestão de pessoas, incentivo à Diversidade & Inclusão e total alinhamento aos valores da nossa Cultura.”

Sim. "Respondi um sim para falar da minha liderança específica que possui bastante experiência e visão sistêmica. Outras lideranças das squads precisam ser trabalhadas, sobretudo dentro das equipes, pois, formar times é mais do que ter afinidades com recurso A ou B, mas saber extrair o melhor de todos da equipe, respeitando limitações e valorizando os individuos."

Não. “Tecnicamente sim, mas acredito que para alguns líderes da [Empresa) ainda falta um pouco de empatia com os colaboradores (exemplos: ficar fazendo cobranças aos colaboradores na frente de todos, deixando a pessoa sem graça / fazer críticas duras ao ponto de vista do colaborador na frente de todos, sem usar uma linguagem mais suavizada para explicar o contraponto, deixando a pessoa sem graça também / cobrar excessivamente, sem perceber que o colaborador já está sobrecarregado). Também sinto falta do famoso "pegar na mão e fazer junto" para ensinar mesmo algumas coisas mais operacionais que a gente não sabe fazer ou poderia fazer melhor com um acompanhamento próximo.”

Não. “Até há preparo técnico, mas falta gestão de pessoas. Há membros não produzindo bem e sinto que falta presença do líder nesses casos.”

Sim. "Acredito que todos estamos em cargos por competência e seria errôneo dizer que meu lider imediato não está preparado porém, vejo que em alguns momentos lhe falta conhecimento na gestão de pessoas e despreparo para  resolução de conflitos. Onde apenas um fala,vira monólogo e precisamos estar abertos a críticas e outras formas de pensar."

Sim. "Acredito que sim, pois ambos tem o conhecimento técnico e a experiência da área. A equipe é reflexo da liderança. Nesse momento precisamos junto aos líderes estruturar melhor cada setor e assim a empresa desfrutar e colher os bons frutos.  Deste modo, chegaremos num rendimento melhor de cada colaborador e maior crescimento da empresa"

Não. “Eu acredito que nem todas. Acho que falta muito de gestão de pessoas. O aumento no turnover tem mostrado que muitas liderança não estão sabendo lidar em como passar uma mensagem positiva para o time e empresa em geral, além de uma má administração de cadeiras que foram deixadas, gerando sobrecarga em muitas pessoas.”

Não. “De modo geral na [Empresa] as lideranças vejo que estão preparados, mas no meu departamento entendo que o foco em pessoas é um pouco falho, focamos apenas nos resultados e a gestão de pessoas esta em falta.”

Não. “Nossos lideres não foram treinados para lidar com pessoas, detém o conhecimento de negócio apenas, não de liderança,”


  • Atenção ao processo de promoção aos cargos de liderança

Quando se tem a intenção de promover pessoas para cargos de lideranças é recomendável entender o momento, perfil e ambições de cada um. Para isso, uma avaliação de potencial pode auxiliar o entendimento de quem são as pessoas dispostas e indicadas a se tornarem as novas lideranças a curto, médio e longo prazo. Após isso, é importante manter a um acompanhamento do desenvolvimento dessas pessoas para os cargos de gestão, a fim de monitorar a evolução dos comportamentos potenciais levantados anteriormente.


Não. “Cada vez mais vemos a sucessão para cargo de gestão considerar apenas desempenho técnico e pouco considerar competências de gestão.” 

Não. “Algumas pessoas são promovidas para cargos de liderança sem nenhuma preparação. Ex: Expert de negócio que do nada vira PM, em uma squad que está crítica. Isso acaba impactando mto negativamente o time e a motivação dos colaboradores.”

Não. “Muitas pessoas assumiram cargos de liderança pelo tempo de casa ou até pela dedicação, mas não tem nenhum preparo para ser líder.”

Não. “Existem líderes e existem especialistas. O profissional pode ser referência no que faz mas nem sempre isso significa que ele tenha perfil de liderança.”

Não. “Muitos foram assumindo por tempo de casa e não por competência, outros foram contratados por terem algum diferencial em relação aos existentes, porém, mesmo assim não possuem o perfil necessário.”

Não. “Tem chegado muita gente boa para os cargos de gestão, mas tem gestores que só estão no cargo por terem muitos anos de empresa; sem perfil de gestão e/ou domínio da área que atua.” 

Não. “Às vezes não há mapeamento do perfil adequado em processos de promoção vertical, como no caso de promoção de atendentes para supervisores de atendimento, por exemplo.”

Sim. "Ainda que eu dissesse que não, eu acredito muito que um/uma líder pode aprender a ser líder já atuando como líder. O que eu não sei é se a [Empresa] tem é um plano de acompanhamento dessa (nova) liderança nos primeiros meses. Num período que tanto fala-se sobre talentos deixando as empresas devido a liderança sugiro não correr esse risco, uma perda porquê um/uma líder não estava preparado/a por falta desse acompanhamento. Mas todos merecem oportunidades! Então SIM acho que as lideranças estão preparadas."



Sentimentos identificados


Falha na comunicação 

Sim. "Acredito que todos que estão na liderança são bons profissionais, até porque tem muitos anos que são funcionários, mas faltam características essenciais de quem é líder. A comunicação é um pouco difícil e é preciso usar de maior educação pra falar."

Não. “Em alguns casos vejo que os líderes não tem uma boa comunicação com os seus times e isso acaba impactando nos desempenhos, resultados e até mesmo na perda de ótimos profissionais.”

Não. “Algumas lideranças precisam ter um melhor preparo para a função de lidar com pessoas, para além dos conhecimentos técnicos.” 

Não. “Tive pouco contato com as lideranças, então não tenho como avaliar isso com certeza. Mas me parece que falta compartilhamento de informações entre as lideranças. Vejo [times] se movimentando de forma despassada, dessincronizada. Como se cada um fosse responsável exclusivamente pelo seu trabalho e não pelo resultado final que aquilo pode gerar.” 

Não. “A alta liderança da [Empresa] tem falsa escuta ativa. Tentam ouvir, porém agem de forma reativa, e se justificam por meio dos nossos valores de forma deturpada. Grandes decisões são mal comunicadas, geram ruídos. No processo de incluir a equipe nas decisões, geram uma terceirização de responsabilidades, e muitas coisas não são ouvidas.”

Sim. "Acredito que as lideranças a qual eu me reporto estão preparadas sim . No entanto , vale sempre  trabalhar com os  líderes a escuta ativa .. percebo muitas vezes a necessidade da liderança falar mas , escuta pouco o colaborador .. principalmente quando refere-se a algum problema .. o líder traz o problema , a solução é ponto . Sinto falta deixar o colaborar falar , escutar mais .. entendo também que , o processo de desenvolvimento do líder é contínuo " 



Impacto positivo de líderes preparados

Sim. “Sim, pois demonstram domínio na área que atuam e conseguem explicar as tarefas para os liderados de forma bem detalhada.”

Sim. “Tenho gostado bastante da minha liderança atual. Tem ajudado muito na questão de foco e prioridades…”

Sim. “Estou aprendendo muito com a liderança, pois sempre estão disponíveis quando necessito em todas as situações.” 

Sim. “Sim, todos as pessoas que tive oportunidade de conhecer e se encontram em um cargo de liderança tem um diferencial, são muito bons na relação com as outras pessoas, tem um conhecimento e uma maturidade elevada, além de, sempre motivar e incentivar sua equipe a melhoria.” 

Sim. "o meu gestor é extremamente bem preparado. ele é um excelente exemplo de profissional, inspira toda a equipe, compra o time e "briga" por todas as mudanças que acredita que são necessárias para que tenhamos um melhor desempenho. Ele confia no nosso trabalho e nos da todo apoio que precisamos. É um excelente líder!"

Sim. “Vejo as lideranças preparadas para o cargo e além disso são referências para as áreas!” 

Sim. “Bom, falo apenas sobre a liderança do meu time, minha líder é muito massa, sabe falar, sabe dar feedback, sabe orientar, sou muito feliz e motivado por isso”