Acreditamos que cada empresa tem o seu foco de desenvolvimento, mercado, produto etc. O que precisamos focar é na iniciativa interna para que todos estejam na mesma página em relação ao progresso e melhorias do negócio. As práticas que incluímos podem contribuir tanto para empresas que possuem um plano estratégico definido e estruturado quanto para as que precisam de aprimoramento e podem contar com a contribuição dos colaboradores.


  • Divulgar melhorias para os colaboradores

Com trabalho de comunicação interna podemos atualizar os colaboradores, fazer com que eles saibam das melhorias dos produtos e serviços antes de eles serem lançados para o mercado. Assim o colaborador seria capaz de promover e dar suporte de forma assertiva. 

"Eu acredito que sim, embora não vejo sendo divulgado internamente o que tem sido feito na ferramenta, ou qual o planejamento de evoluções planejado nos quartes, muito menos uma divulgação em massa internamente quando surgem mudanças no produto. Algumas coisas só são percebidas quando ao usar a ferramenta notamos algo diferente e posteriormente questionamos em algum grupo."


  • Envolver os colaboradores para sugestões de melhoria

Criar equipes/comitês multidisciplinares ao pensar/testar novas ferramentas, melhorias e soluções. Ter um canal livre para que eles possam contribuir.

“Sim, mas estão esquecendo do cliente interno: os colaboradores”

“Acredito muito nos esforços na qual nossa empresa tem empenhado muita energia, porém acho que ainda falta ouvir mais nossa opinião, estamos na ponta diariamente e temos muito a contribuir.”

"E o mais importante é que temos um setor de inovação pra isso, mas todos os funcionários são motivados a trazer melhorias para a empresa. Isso faz com que sempre se ofereça o melhor para o mercado!"

"Por trabalharmos com um produto customizável, todo novo projeto apresenta características novas. Nossa falha é não mapear essas coisas como evolução do produto, fica muito a cargo do desenvolvedor responsável pelo Framework definir o que entra e o que não entra na próxima atualização, não vejo muita colaboração neste ponto e acredito que deveríamos ter."


  • Transparência sobre a estratégia da empresa

Maior comunicação sobre a estratégia da empresa tende a diminuir frustrações sobre mudanças, atualizações ou prioridades de investimento financeiro e de tempo. 

"Falta investimento em recursos para modernização e melhor atendimento às demandas do mercado"

"Hoje vejo a [Empresa] buscando novos serviços / produtos para se adequar ao mercado, mas não tem investido em melhorias dos mesmos. Os produtos que temos hoje em dia existem oportunidades já mapeadas e outras ainda não mapeadas que não são priorizados para realização dos ajustes."

"Desde o lançamento do [Novo produto] eu noto que a [Empresa] procura sempre melhorar e inovar, no entanto falha na operacionalização disso. Não consegue definir o roadmap e patina no desenvolvimento do produto, não por tecnologia, mas porque essa decisão está presa e centralizada ao conhecimento e validação do CEO."


Sentimentos identificados


Não escutar o cliente interno

"Todavia, há uma certa dificuldade em consertar erros antigos, antes de lançar novos produtos e campanhas."

"Em partes. Existem algumas sugestões dadas pelos colaboradores que infelizmente não são adaptadas ..."

“Sim, mas estão esquecendo do cliente interno: os colaboradores”

“Acredito muito nos esforços na qual nossa empresa tem empenhado muita energia, porém acho que ainda falta ouvir mais nossa opinião, estamos na ponta diariamente e temos muito a contribuir.”


A empresa inova, mas não na velocidade necessária. O que acaba tirando o protagonismo e pioneirismo das soluções apresentadas.

“Em partes. A concorrência cresceu muito e tem apresentado opções que não fornecemos.”

“Acredito que sim, mas algumas coisas demoram muito para irem ao ar, de fato. Já tivemos várias ideias interessantes de negócios (...) mas outras [empresas] colocaram a solução no ar antes mesmo de nós. Isso acaba atrapalhando a geração de resultados.”

“Mas acredito que podemos melhorar, os concorrente em termos de opções de produtos estão na nossa frente!”

“A empresa está melhorando o produto, mas ainda está muito atrás dos concorrentes. Hoje o diferencial é o serviço.”

“Sim, vejo movimentações. Porém, acredito que para acompanhar a demanda do mercado são necessários que os ajustes ocorram com mais velocidade.”

"Percebo resistência da empresa as vezes em adotar algumas medidas"