Uma das alavancas de engajamento é a prática de reconhecimento. O reconhecimento entre pessoas tende a promover um ambiente colaborativo e de maior empatia. Perceber o reconhecimento pode ser um fator motivador e estimulante para obter times de alto desempenho, portanto fornecer as ferramentas necessárias para que haja a troca formal e facilitada irá concretizar esta prática.


Melhores práticas

  • Estimular troca, apresentações e talks entre os times 

Ter um espaço para protagonismo das pessoas colaboradoras, onde possa ser compartilhado trocas e apresentações do que está sendo feito e quais os desafios vivenciados. Assim, todos na empresa podem ter o conhecimento da importância e relevância de cada área/time.


Não. "Mas é claro que não. A cultura da empresa a muito tempo se tornou abraçar o mundo com cada vez menos pessoas e saturar todos os times com demandas de trabalho cada vez maiores e pouco ligando para a ineficiência e cansaço mental que isso traz. Aliás, em reuniões mensais nunca falam sobre isso ou fazem 'pesquisa de satisfação' com os funcionários para saber o que está acontecendo ou se quer reconhecem quando temos um ótimo desempenho em algo. É por isso que a empresa não mantém os funcionários por muito tempo."
Sim. “Sim, temos cerimonias para recapitular todos os acontecimentos, inclusive as entregas com sucesso e as que não tiveram sucesso, o que faltou para acontecer somente sucesso (Retrospectiva). Acho muito legal ter essa parada e um olhar clinico no que fizemos de bom e ruim para tentarmos melhorar nas próximas vezes.”
Não. "Nem sempre. Muitas vezes a liderança não reconhece o que há por trás de uma tarefa concluída (que muitas vezes parece um resultado simples, mas não é)."
Não. "Não é perceptível a entrega do meu trabalho (e de outros colegas do setor) pela minha liderança, o que gera desmotivação. Embora eu tenha certo reconhecimento em outros setores pela qualidade de entrega do meu trabalho acredito que o reconhecimento deveria ser evidenciado e partir da própria gestão."
Não. "Em geral somente pelo meu time direto e outras equipes que trabalham diretamente comigo. Do nível da gestão não recebo feedbacks. Estou a muito tempo sem saber como estou indo e tenho muitos motivos para pressupor que no nível societário, as pessoas não sabem do meu trabalho e não o reconhecem."


  • Cultura de feedback contínuo

Empresas que possuem cultura de feedback contínuo tendem a ter maiores trocas entre pessoas e equipes, aumentando o sentimento de reconhecimento.


Não. "Os feedbacks sobre as atividades geralmente não acontecem, apenas uma validação para verificar se foi feito de forma correta, não há um reconhecimento em si"
Sim. “Sempre recebo feedback sobre minhas tarefas, e isso estimula o crescimento”
Sim. “Frequentemente recebo mensagens positivas a respeito de tarefas que entrego. Então sim, acredito que sejam reconhecidas.”
Sim. “Normalmente são reconhecidas no feedback, mas acho que a cada 6 meses é muito tempo.”
Sim. “Vejo que da maneira certa, se está bom elogia, se não está critica, assim a qualidade do trabalho fica boa”
Sim. “Acompanhamento e feedbacks constantes.”
Sim. “As tarefas são avaliadas e sempre recebo um feedback a respeito.”
Sim. “Com os feedbacks isso com certeza ficou muito mais perceptivo”
Não. “Não recebo feedbacks pelos meus atendimentos/tarefas entregues e creio que seria uma prática interessante para sabermos o quê melhorar e como fazê-lo.”


  • Atenção ao nível de competitividade dentro da empresa

É importante manter a atenção sobre o nível de competitividade entre as pessoas e times dentro da organização. A competitividade desregulada pode gerar falta de estímulo e desengajamento das pessoas.


Não. “A impressão que passa é que alguns querem passar o outro para trás para aparecer mais.

Falta de conhecimento do que é feito na rotina também é uma consequência da falta de reconhecimento.”
Não. “Não pois Geralmente existem pessoas que ganham reconhecimento por coisas que não foram eles que fizeram sozinhas e pregam que fizeram sem ajuda e eu não tenho este perfil e devido a isso não sou reconhecido”
Não. "O reconhecimento público sobre entregas realizadas e cooperação em projetos é falho na empresa. Muitas vezes, o mérito pela entrega acaba ficando com a equipes correlatas justamente por fazerem a apresentação pública, mas não citam todo processo por traz da entrega e quem de fato efetivou a realização das ações. Consequentemente, não há reconhecimento e isso prejudica crescimento de carreira na empresa e visibilidade."


Sentimentos identificados


  • As entregas são vistas como triviais e rotineiras, portanto, não há mérito nos acertos. São apenas apontados os defeitos.

Não. "Raramente existe uma forma de reconhecimento das atividades entregues e eventualmente parece até que a entrega está abaixo do esperado e que não estou fazendo mais do que minha obrigação."

Não. "Algumas sim, mas a maioria não. No financeiro, temos muitas, muitas rotinas. Se uma não é entregue, há muito impacto. Temos um time muito engajado, que não deixa a peteca cair e executa muito bem as rotinas. Mas elas não são reconhecidas.. Muitas pessoas não tem ideia da quantidade de coisas que entregamos. Não é valorizado.."

Não. “Na maioria das vezes não. São poucos que conseguem ver a importância de um [cargo]. Temos que entregar nosso trabalho sempre em dia, mas não temos incentivos, como por exemplo metas para que também assim como o setor de atendimento possamos ter uma [bonificação], ou uma premiação pelo nosso desempenho.”

Não. “Existe pouco conhecimento e interesse no desempenho de meu trabalho no âmbito institucional.”

Não. “Geralmente o que sai da criação é visto como efêmero, de fácil execução, só "uma artezinha", "rapidinho", "um videozinho". E mesmo que se entregue qualquer material com prazos apertados, é visto como demorado, preguiçoso, enrolado. Poucas pessoas tem o conhecimento técnico da área e a distratam sem a menor consideração. Somos vistos como meros "executores" de demandas. Qualquer um pode opinar sobre nosso trabalho por mera opinião pessoal, sem o mínimo de argumento técnico, o mais puro "achismo"."


  • É motivador ter o reconhecimento do time

Sim. “É muito bom ser reconhecido pelo trabalho e essa empresa não falha em nada nisso”
Sim. “Uma das coisas q me faz sentir confortável de trabalhar na empresa, é o reconhecimento, tanto dos colegas da equipe quanto do próprio gestor do setor. Tudo isso dá mais vontade de evoluir pessoal e profissionalmente”

Sim. “sim, o reconhecimento na [Empresa], tanto por parte da liderança quanto entre os colaboradores é um dos pontos positivos que mais cativam os colaboradores dentro da empresa, e esses reconhecimentos são sempre crescentes, sou muito feliz de fazer parte desse time dessa família."


  • Reconhecimentos de acordo com o nível de proximidade e visibilidade


Não. "Sinto reconhecimento só dentro da equipe mesmo. Enquanto empresa, parece que meu trabalho é invisível"

Não. "Sou reconhecida pela minha equipe e pelos que conhecem meu trabalho. Tem muita gente que ainda nao entende o que faço"
Não. "As entregas são reconhecidas por profissionais mais próximos, outros setores tem dificuldade de entender e/ou enxergar"
Não. "As pessoas não entendem muito bem quais são minhas atribuições e por isso acho que não veem o valor total das entregas que executo."

Não. “A minha área a criação poucas pessoas na empresa tem a noção do quanto somos complexos. pensam que somos só um cara que sabe mexer e um programa e esquece totalmente do criativo ali por traz. pensam que nosso tempo e só para elas ou para o seu departamento e esquece que atendemos a empresa toda.”

Não. “Acredito que a desorganização influencie essa falta de visibilidade…”

Não. “Sinto que o time de engenharia em geral não tem reconhecimento pelo restante da empresa. Um dos motivos é a sensação de que os times de negócio não tem a visão do impacto do nosso trabalho no dia a dia deles. Outro motivo também é que as nossas entregas ficam implícitas com as de Produto e acaba faltando a visibilidade para o  time que realmente desenvolveu, fora as melhorias técnicas que fazemos todos os dias, mas que nunca tem visibilidade. Na minha opinião, deveríamos trabalhar com times mais focados e interseccionados por um objetivo da empresa, e não com projetos já definidos que não tem comprovação de que funcionariam em um ambiente produtivo.”

Sim. “Todo esforço, entrega e dedicação é reconhecido. Seja uma das maiores tarefas até as mais simples!”

Sim. “Senti que minha equipe já sabia dessa pergunta, mas sim minha equipe reconhece meu esforço mesmo quando erro;”