Durante o período de quarentena tivemos muitas mudanças na nossa rotina de trabalho. Apesar disso a preocupação com a concentração e qualidade do ambiente dos colaboradores deve se manter como uma prioridade da empresa.

Agora precisamos considerar tanto a realidade do escritório quanto do home office. Cada ambiente tem demandas diferentes para conseguirmos trabalhar o conforto e concentração. As práticas e sentimentos apresentados podem ser refletidos e aplicados tanto na realidade de home office quanto na presencial.


  • Quantidade e qualidade de reuniões

Com uma enquete rápida no LinkedIn 34% das pessoas acham que metade ou mais das reuniões poderiam ter sido um e-mail, uma mensagem no Slack, um card no Trello ou uma ligação! Leia mais sobre o assunto no nosso blog.

“Agora, em tempos de Home Office, melhorou bastante, apesar do aumento do número de reuniões, que atrapalham o foco.”

“Mas as vezes sinto que existem reuniões demais, mas só as vezes. Muitas delas são necessárias”

"Têm muitas reuniões. É difícil concentrar em uma atividade que precisa de foco por mais de 1h e tbm não conseguimos fazer atividades em grupo que precisam de concentração por mt tempo (mais de 1h30), pois há poucos intervalos sem reunião durante o dia."

  • Separação de ambiente

Ambiente com sala de concentração ou salinha individual para call. O modelo open office pode ser um pouco mais barulhento.

“Na minha casa consigo me concentrar, porque moro sozinho. No escritório consigo me concentrar também, mas seria melhor se tivesse mais cabines individuais, para momentos de revisão de relatório ou qualquer outro trabalho que exija mais concentração.”

"existe momentos do dia que necessito do ambiente mais tranquilo para realizar atividades que precisam de concentração"

“Devido ao espaço aberto, as conversas das demais equipes e também das pessoas pessoas em seus intervalos ou até mesmo gente que está na recepção, chegam a dar eco, isso sem falar da tremedeira conforme qualquer um suba as escadas ou caminhe próximo (o que acontece o dia todo devido a localização que minha equipe foi alocada). Isso tira a concentração e prejudica muito o desempenho como um todo, além de proporcionar uma facilidade enorme para interação de quem está passando para com quem está trabalhando, isso é péssimo.”

"Sim, quase sempre. Quando não permite posso ir para outro local na empresa sem dificuldade."


  • Dicas de infraestrutura para concentração 

Fone de ouvido, música para concentração e infraestrutura adequada para ajudar o foco.

"O que mais atrapalha é não ter a mobília de escritório, para ter uma boa ergonomia. Tirando isso, não vejo problemas no home office atual."

"Sim, tenho todos os equipamentos que preciso para concentrar."

"Em grande parte sim. Porém, preciso falar sobre os grupos do slack que são muitos e muitas vezes tiram a concentração. Além disso, na sede especificamente, as pessoas caminham pelos corredores do mezanino e faz muito barulho. Fora o barulho que vinha debaixo e tirava a concentração. Sugestão: quando voltarmos, colocar vidro. Hoje, meu ambiente também não tem concentração total pois moro numa região um pouco barulhenta, sempre tem obras acontecendo, carros de som e etc. Me viro com a musica no fone bem alta pra conseguir me concentrar, da mesma forma que fazia na sede."

"No meu caso, o fone de ouvido/música resolve tudo."

"sim, cadeira confortável e o fone me ajudam bastante a manter o foco"



  • Utilização de canais de comunicação

Comunicação assíncrona, volume de informações nos canais de comunicação.

"Toda hora marcam a gente em algo no slack, então todo mundo fica marcando o próprio time, o que gera desconcentração em todos da empresa, pois além de já terem marcado, cada pessoa que comenta dá mais um alerta para todos, essa é uma reclamação geral."

"Na maior parte do tempo sim, porém a empresa deve se estruturar para ajudar, provendo equipamentos de escritório (cadeira, apoio de pé, monitores, etc) para melhorar o desempenho, além disso, é importante que as comunicações sejam majoritariamente assíncronas, levando em conta que as incumbências do dia a dia podem ocasionar momentos fora do PC, (fazer almoço por exemplo) e que tal fato é totalmente natural e não impacta na performance. Em outras palavras, evitar o micro-management por parte de líderes que talvez não estejam tão acostumados com o modelo remoto."

"o slack tem sido uma ferramenta de alto impacto na minha jornada, pela quantidade de notificações que ele tem enviado (principalmente nos canais todos, gerais, comunicados) que a toda hora disparam um @here."


Sentimentos identificados


Variação da qualidade do ambiente de Home Office

"tenho um quarto dedicado ao trabalho, e um ambiente bem silencioso."

"Sim, hoje aprendemos a trabalhar home office, e todos da casa entendem que precisamos de concentração, mesmo eu tendo uma filha de 5 meses, me sinto muito bem nesse novo formato de trabalho."

“Sim, em casa tenho bem mais concentração do que antes do escritório!”

"organizei espaço de trabalho em casa que me permite concentração."

"Sim, é o suficiente, mas é um desafio. Em casa, se as coisas não estão organizadas, é quase impossível a concentração. Eu tenho uma cachorra também, as vezes a portaria chama por algo..."

"Muito difícil trabalhar em casa com minha gata pulando em mim, minha mãe fazendo barulho, ligando a tv alto...."



Adaptação ao Home Office durante a pandemia

"Durante o dia ocorrem muitas interrupções por conta da demanda das crianças . Estou fazendo um experimento em horários alternativos e tenho conseguido maior produtividade durante a noite."

"A resposta é depende, pois trabalhar em casa tem momentos mais fáceis e momentos mais difíceis. Para mim o maior problema é o estado mental que tem sido afetada pela quarentena, pois há momentos que são bem difíceis, acredito que o maior problema é não ter a rotina de antes, principalmente a parte de lazer e social."