O ser humano é um ser relacional, a qualidade de suas percepções e interações interferem no como o ambiente é sentido, portanto no seu clima. No ambiente de trabalho é natural que uma das análises feitas seja sobre a capacidade e nível de entrega dos colegas, este será um fator que poderá contribuir para a sua motivação e engajamento.


Em análise quantitativa o mercado apresentou resultado positivo para a pergunta em questão. A partir da análise qualitativa entendemos que as melhores práticas vivenciadas ou desejadas pelos colaboradores são:


  • Ciclos rápidos de feedback e boa receptividade para os mesmos

Os ciclos curtos de análise e feedback são mais assertivos e melhor compreendidos. A velocidade vale para reforçar comportamentos ou para modificá-los, uma vez que é possível refletir com mais detalhe e consciência de contexto. 

A abertura por receber feedbacks será essencial para que seja internalizado e que tenha o resultado esperado.


"Já tive oportunidades de observar gaps em meus pares, mas observo também a postura deles diante disso. E achei louvável quando a pessoa entendeu sua limitação e apoiou um colega que claramente desempenhava algumas tarefas melhor"


  • Atenção ao desenvolvimento e atualizações constantes

É importante entender o valor e a importância da capacitação em todas as etapas da jornada do colaborador. Um onboarding estruturado ajuda o início das entregas, mas a ausência de continuidade pode significar a diminuição das possíveis melhorias de processos e defasagem em relação ao mercado.


"Sim, mas seria muito legal ter um programa de treinamento ou algo nesta linha para os colaboradores se desenvolverem e evoluírem cada vez mais."

"O mínimo para ser contratado sim, mas, historicamente, no comercial temos poucos treinamentos. Precisamos de um processo de onboarding mais agressivo na rampagem, bem estruturado e que guie o consultor a poder falar com confiança que é especialista - nosso melhor gatilho de venda"


  • Cultivo de cultura de parceria e crescimento mútuo

Capacitar e desenvolver colaboradores vai além de aplicação de cursos e investimento em formação. O desenvolvimento profissional pode acontecer na riqueza da troca entre os pares e os líderes da organização.


"Faço parte de um time altamente qualificado e competente. Todos meus pares estão sempre a disposição para compartilhar aprendizados e apoiar nas dificuldades caso exista."

"Todos os colegas receberam treinamentos, trabalhamos em equipe e sempre estamos nos ajudando nas dúvidas e trazendo sugestões para a melhoria do trabalho."


Sentimentos identificados


Soft skills que potencializam o desempenho

"Temos uma equipe focada e colaborativa."

"A maioria está sim, e estamos em um ambiente de constante evolução que faz que com que todos tenham que aprender coisas novas e se reinventar. Acho que essa caracteristica, de conseguir aprender e incorporar coisas novas, é muito importante e sinto que meus pares tem isso sim."

"Eu acredito que cada pessoa está fazendo o melhor que ela pode. Com isso, para mim, o que realmente importa não é o QUANTO os meus pares acertam, mas é COMO eles erram. Se eles estão abertos a ouvir, evoluir, aprender e trabalhar em equipe, eu considero que eles estão preparados."


Clareza entre expectativas e cobranças

"Acredito que todos entendam em linhas gerais o que é esperado deles porém creio que, na empresa, não exista uma divisão muito clara de responsabilidades e cobranças para cada nível de senioridade e isso acaba atrapalhando um pouco o conceito de quão preparado cada um está para cada cargo. "


Admiração entre os colegas

"O time comercial da [Empresa] está evoluindo com relação ao conhecimento do mercado de marketing de influência, e vejo que há interesse de todos em trocar informações, e aprender cada vez mais um com os outros."

"Melhores profissionais com quem trabalhei até hoje! Tecnicamente e como seres humanos mesmo! Pessoas muito capazes, dinâmicas, engajadas, alegres, pau pra toda obra Todos se importam uns com os outros e ninguém solta a mão de ninguém!"

"Sim, tenho orgulho em dizer que trabalho com um time muito competente, criativo e responsável."