Quando olhamos as alavancas de engajamento perguntas relacionadas à imagem da empresa estão no TOP 15. Isso quer dizer que quando trabalhamos em uma empresa com uma imagem positiva podemos ser mais engajados! 


Separamos como melhores práticas dois passos essenciais para a construção legítima da imagem da empresa. Já como terceira prática possui um foco na efetividade das ações.


  • Focar no ser

Ter um ambiente agradável, valor aplicados e viver a cultura proposta de uma forma plena é o primeiro passo.

"Entendo que realmente vivemos o que falamos."

"Acredito que o mercado ainda não veja a [Empresa] como uma empresa descontraída e humana como realmente é, porém aos poucos estamos mudando o modo de nos comunicar por meio das redes sociais, adequando a identidade visual e estabelecendo novas estratégias de marketing para conseguirmos transmitir isso."

  • Transparência

Transparência poderia ser classificada como um segundo passo à medida em que apenas transmitir o que se vive já significará uma imagem positiva para o mercado.

"Acredito que sim visto que a empresa passa total transparência e seriedade tanto a nós, colaboradores, quanto ao meio em que atua."

"Com transparência que a empresa vem trabalhando e aplicando, cada vez mais o mercado percebe tudo que a empresa está desenvolvendo e trabalhando para o bem estar das pessoas, comunidades e companhia."

"Mas precisamos melhorar, e muito, a transparência na comunicação com o nosso usuário."


  • Employee Experience + Customer Experience

A experiência do colaborador e do clientes devem andar juntas. 

"Trabalho incansavelmente para que todos a tenham. Faço questão de manter um relacionamento construtivo.e divulgar nossas conquistas e acessibilidade"

"Minha percepção da empresa parece ser um pouco diferente do que ela realmente faz transparecer para o mercado. De dentro da empresa parece que estou trabalhando numa "nave espacial", mas do lado de fora parece só mais um "decolar". Concordo que as evoluções são graduais, porém acredito ser importante dar a sensação de magia para os usuários."

"Não sei exatamente como o mercado vê a empresa para poder fazer esse comparativo, mais eu acredito ver a empresa com uma importância e credibilidade maiores do que o mercado vê. Em parte por estar fazendo parte do quadro de funcionários da empresa assim posso acompanhar todo o processo e desenvolvimento do nosso produto e também por conta da atual situação que estamos enfrentando, devido ao isolamento social."


Sentimentos identificados


Não saber qual é a imagem que o mercado tem da empresa

"Não sei qual é a imagem que o mercado tem da empresa, mas eu tenho uma imagem positiva que tem potencial pra crescer ainda mais!"

"Não sei exatamente qual é a imagem que o mercado tem da empresa. Mas imagino que não, até pq meu envolvimento com a empresa é diferente do envolvimento do mercado."


A vivência interna é melhor do que a imagem externa

"Creio que não, mas isso não é necessariamente ruim. Quem vê de fora acaba que não sabe como é o clima dentro da [Empresa], como a liderança se preocupa com os colaboradores, etc, sabem o que a [Empresa] vende, apenas."

"Acredito que os valores da marca são maiores que a percepção do público"


Marketing positivo transmitindo o oposto do que se vive internamente

"Acredito que tudo que é passado pro mercado é muito mais romantizado. Quando vivemos no dia a dia de uma empresa, nós automaticamente temos outras visões. Isso sobre diversidade na vida real x diversidade entregue para a rua, nível de demanda de trabalho real e saúde mental x nível de demanda de trabalho e saúde mental entregue para a rua, discurso de humanização do trabalho."