Independente das condições e práticas de benefício vivenciadas e escolhidas pela empresa, é muito importante o alinhamento de expectativas das pessoas colaboradoras e das práticas aplicadas no mercado. Entenda o que as pessoas têm de necessidade dentro da organização e então procure no mercado possíveis soluções e oportunidades de benefícios para sua empresa.


Melhores práticas

  • Mantenha-se competitivo com os benefícios de mercado

As necessidades e oportunidades de benefícios no mercado se alteram com o tempo. É essencial a empresa estar atenta às mudanças e novidades.

Não. “Inclusive, deveriam rever uma ajuda de custo, pois estamos em casa e nossos gastos aumentaram muito principalmente luz e internet, tivemos que nos adequar com a internet para entregar resultados com qualidade e pontualidade.”

Sim. “O mercado tem se moldado de forma muito justa diante dos colaboradores.A [Empresa] acompanha essa maré de se importar com o bem-estar dos colaboradores e dos seus. Desta forma sim, acredito que estão compatíveis com o mercado.”

Sim. “Estão compatíveis, mas poderiam disponibilizar auxílio home office também, por exemplo”

Não. “O ticket alimentação ainda não é compatível com o mercado.”

  • Ter em mente a necessidade dos próprios colaboradores

Uma empresa com muitos benefícios não necessariamente engloba a necessidade das próprias pessoas colaboradoras. Geralmente há um ajuste cultural entre as pessoas e empresa, facilitando as escolhas e adaptações.


Sim. “Estacionamento, reembolso de despesas nas visitas realizadas a cliente,... Não tenho necessidade de mais nenhum beneficio para realizar meu trabalho. Sou PJ e atende perfeitamente.”

Sim. “Falta um convênio ou ajuda de custo para quem está cursando ensino superior e/ou curso de idioma em instituições na região da sede da companhia.”

Sim. “Uma única questão que levaria em consideração na minha atual situação é com uma ajuda de custo, estou trabalhando de casa e por esse motivo minha conta de luz chega mais cara que o normal. Conversando com outros amigos que também trabalham em casa soube que eles recebem essa ajuda, então esse seria um benefício que ajudaria bastante.”

Não. “Acredito ser necessário um estudo sobre nosso valor de VR, diante à redondeza. Em nossos olhos, não está compatível”


  • Conheça as práticas de benefícios flexíveis

Os benefícios flexíveis são uma ótima ferramenta para diversificar dentro da empresa. Eles facilitam a distribuição personalizada e aumentam a autonomia das pessoas colaboradoras em decidir como gastar os benefícios.


Sim. “Acredito que sim, eu amo o Flash, comento sempre que foi a melhor coisa que aconteceu para mim, sempre tinha os benefícios com as tradicionais empresa e era muito ruim, pois os estabelecimentos que frequentava nem sempre era credenciado, dai tinha que ir contra vontade em um que era, resumindo era horrível, o Flash melhorou muito.”

Sim. “Eu realmente amo meu cartãozinho flash =D”

Sim. “Sim, o Caju foi uma ótima opção para dar liberdade as finanças pessoais de cada colaborador. Talvez pensar em um "programa de pontuação", onde o colaborador consiga distribuir os seus benefícios dentro de uma carteira virtual conforme sua necessidade, o Ifood faz isso :)”

Sim. “A toda equipe de RH da [Empresa] obrigado. Pelo entendimento, pela empatia e por todos os esforços, não só em conciliar todos os ganhos que tivemos dentro de um orçamento em execução, como o enfrentamento do cenário e por ter concretizado uma proposta de tamanho valor e percepção. O Caju é uma solução fantástica diante a autonomia que nos proporciona em alocarmos os benefícios diante o cenário de cada um. O auxílio creche aos pais, totalmente inclusivo de acordo com a frente que vem tomando no tema. Entendo a relevância, a importância e o valor percebido dos benefícios, os quais outros que não estão aqui descrito (férias, Gympass, etc). Espetacular a proposta entregue,”


Sentimentos identificados


Desejo por desenvolvimento profissional


Não. "Acredito que deveria ter benefícios que promovam o crescimento do profissional dentro da empresa, como um desafio (cursos técnicos, de línguas, certificações, etc), crescimento contínuo."

Sim. "Sim! vejo os valores alinhados com o ofertado pelo mercado. Um sugestão seria incentivo financeiro para pós e qualificações na área em que o colaborador faz parte e associação com alguma plataforma de cursos, como Udemy."

Não. “Com relação a distribuição de conhecimento, entendo que deveria ser mais enfático, criando assim diversos treinamentos focado na equipe/área. #CompartilhandoConhecimento #Cursos entre outros”

Sim. “Os benefícios foram um enorme ponto positivo ao me candidatar para a vaga. O curso de espanhol foi o que mais chamou minha atenção.”

Sim. “Via de regra sim. De ausências, além da tão comentada PLR, sinto falta de programas de incentivo à educação mais sólidos como os que são oferecidos por outras empresas, que oferecem subsídios acima de 50% em cursos livres, cursos de idiomas, eventos e até mesmo pós-graduações.”


Preocupação com a saúde física e mental


Não. "Seria interessante algo voltado para a saúde corporal e mental do funcionário, uma vez que trabalhamos grande parte do dia sentados e olhando para tela de um computador por várias horas. Benefícios que permitissem o funcionário a praticar atividades físicas que promovessem o desenvolvimento corporal e mental, ajudando a ter uma melhor qualidade de vida e prevenindo doenças/lesões, seria interessante tanto para a empresa, quanto para o funcionário."

Não. “a principal coisa que sinto falta é um auxilio psicológico para ter condições de poder pagar minha psicóloga sem ter que sair de meu bolso, o reembolso do plano não cobre nem 1/3 do valor total.”

Sim. “Agora com a mudança para [Empresa] não tenho tão claro quais são os planos pros nossos benefícios agora e após a pandemia, mas diria que os benefícios que tenho acesso hoje em dia são bem justos (agora com o reajuste do VR mais ainda!!), mas também a plataforma de terapia online que tem sido um baita diferencial nos tempos pandêmicos e nem toda empresa oferece.”


Diversidade de benefícios ofertados pelo mercado


Não. “Observação: O Mercado esta muito agressivo e oferencendo itens a mais, como PLR de 4x, Carro, Auxilio Setup, Auxilio Home Office, e até Luvas”

Não. “O Mercado está muito aquecido e os benefícios ofertados por serem maiores e melhores que temos hoje tendem a ser um fator decisivo na hora do aceite de um candidato, estamos tendo exemplos claros.”

Sim. “Considerando que estamos em um momento histórico com a evidência da diversidade e inclusão e pensando cada vez mais na igualdade entre gêneros, acredito que seja desrespeitoso e inadmissível que nosso convênio tenha valores diferenciados para inclusão de dependentes homens e dependentes mulheres. Um cuidador que queira incluir sua esposa no plano básico não terá custo nenhum e nos demais planos um custo bem menor do que uma cuidadora mulher que queria incluir seu esposo.”