Independente das condições e práticas de benefício vivenciadas e escolhidas pela empresa, é muito importante que a comunicação interna seja efetiva neste fator. “O combinado não sai caro”. Quando há alinhamento de expectativas e possibilidades o cenário tende a ser positivo.


  • Empresa estar atualizada com os benefícios de mercado

As necessidades e oportunidades de benefícios no mercado se alteram com o tempo. É essencial a empresa estar atenta às mudanças e novidades.

"Os benefícios que já temos creio que super estão alinhados com o mercado sim: VR, plano de saúde, etc. Mas o mercado pratica benefícios que a [Empresa] poderia tb aderir (e seria bem legal): VA, PLR, bônus por performance, auxílios extras para pandemia :)"

  • Ter em mente a necessidade dos próprios colaboradores

Uma empresa com muitos benefícios não necessariamente englobará a necessidade dos próprios colaboradores. Geralmente há um ajuste cultural entre colaboradores e empresa, facilitando as escolhas e adaptações.

"Mas infelizmente nem sempre estar alinhado com o mercado é uma característica positiva. Passamos por um momento muito difícil e trabalhar em casa gera altos custos com conta de energia, por exemplo. Além disso muitas pessoas tem em seus núcleos familiares alguém que está desempregado e com isso aumenta a responsabilidade em contribuir financeiramente. Pensar num reajuste do vale refeição ou refeição seria muito significativo neste momento."


  • Ter a possibilidade de benefícios flexíveis

Facilita a distribuição personalizada e aumenta a probabilidade de satisfação.

"O Flash é o benefício que mais agregou e nos ajudou, grande contratação!"

"Podíamos ter mais flexibilidade no uso dos benefícios."


Sentimentos identificados


Desejo por desenvolvimento profissional

"Acredito que deveria ter benefícios que promovam o crescimento do profissional dentro da empresa, como um desafio (cursos técnicos, de línguas, certificações, etc), crescimento contínuo."

"Sim! vejo os valores alinhados com o ofertado pelo mercado. Um sugestão seria incentivo financeiro para pós e qualificações na área em que o colaborador faz parte e associação com alguma plataforma de cursos, como Udemy."


Preocupação com a saúde física e mental

"Seria interessante algo voltado para a saúde corporal e mental do funcionário, uma vez que trabalhamos grande parte do dia sentados e olhando para tela de um computador por várias horas. Benefícios que permitissem o funcionário a praticar atividades físicas que promovessem o desenvolvimento corporal e mental, ajudando a ter uma melhor qualidade de vida e prevenindo doenças/lesões, seria interessante tanto para a empresa, quanto para o funcionário."