Um dos pilares que mais impacta engajamento nas empresas é o reconhecimento. No nosso mapa de engajamento de 2019 essa alavanca faz parte das top 5 alavancas de engajamento. Quando há reconhecimento do trabalho, o colaborador se sente engajado e valorizado!

  • Ter a comunicação aberta e fluida que incentivem a troca de reconhecimento

Ter canais de comunicação que podem incentivar e deixar a comunicação entre os colaboradores mais abertas. Exs.: Colega Inspirador, Feedbacks constantes, etc.

"Não temos práticas de reconhecimento. Ficamos sempre contando com o feedback dos colegas para reconhecer nosso trabalho. Recentemente com a chegada da ferramenta VAIPE, isso começou a ganhar mais importância."

"Temos um canal de comunicação muito aberto. Tanto entre os colaboradores quanto da gestão acima em diante. Esses feedbacks acontecem pelas plataformas e também pessoalmente e isso é muito bacana."

  • Organização de metas e estruturar quais são os motivos para reconhecimento

Com critérios claros para o reconhecimento podemos mitigar o sentimento de viés e favoritismo.

"Nem sempre. Eu acho o [Programa de Reconhecimento], por exemplo, injusto. Os critérios até podem ser indicações técnicas da liderança, mas a votação torna o prêmio profissional um prêmio de popularidade."

"As pessoas que tem reconhecimento são as mais simpáticas, sorridentes e que interagem com todo mundo, ou seja, pessoas extrovertidas."

"Após a avaliação de desempenho, principalmente, pude ver com mais clareza as práticas da empresa no que diz respeito ao reconhecimento dos funcionários. Mesmo em lockdown com baixa perspectiva de aumento salarial, a [Empresa] faz o possível para ser justo neste quesito"


  • Sentir o crescimento profissional

Quanto mais o colaborador se desenvolve, maiores são as chances de crescimento da empresa, com maior qualidade de entrega.

Cuidado e atenção ao desenvolvimento profissional promove o sentimento de "caminhada em conjunto", quanto mais a empresa cresce mais o colaborador se desenvolve.

"A [Empresa] é sim um dos melhores lugares para trabalhar, mas infelizmente a parte de reconhecimento ainda é o ponto fraco dele. O plano de carreira ainda não é funcional e a sensação de não progredir é grande."

"Acredito que a empresa aposta e treina constante os funcionários"

"Falando da minha experiência na empresa acredito que sim, me sinto reconhecido pelo meu trabalho e esforço frente aos desafios. Vejo a empresa com essa preocupação de que todos sejam incentivados a melhorar e recompensados com crescimento profissional e evolução nas suas carreiras, não faltam exemplos pessoas que começaram em atividades operacionais e hoje fazem parte do processo decisório estratégico da organização."

"Vejo muitas pessoas que começaram na [Empresa] em cargos baixos e foram crescendo a medida que se desenvolveram."


  • Práticas de reconhecimento para todos os setores da empresa

Garantir que exista reconhecimento em todas as áreas da empresa, e não só a critério da liderança.

"Primeiro pq elas não são claras e nem muito bem definidas. Além de depender muito de área para área. Algumas são "privilegiadas" de ter com maior frequência e outras nunca vi acontecer."

"Acredito que algumas áreas estão mais estruturadas para dar reconhecimentos aos membros dela. Imagino que essa defasagem entre as áreas possa gerar alguma insatisfação no momento presente àqueles que não possuem tal estrutura. Acelerar o processo de estruturação das áreas é um passo importante para colocarem todos em igualdade."

"Reconhecimento na empresa é somente para pessoal de vendas - Premios e cursos."

"Seria injusto colocar NÃO como resposta, mas vejo que as áreas de Marketing e Comercial ainda não recebem o devido reconhecimento dos colegas de outras áreas."


Sentimentos identificados


Favoritismo e reconhecimento subjetivo

"Acredito que hoje o reconhecimento é baseado na avaliação subjetiva de cada gestor. Faltam metas claras individualmente para evoluirmos."

"Do ponto de vista de feedback sim, mas do ponto de vista de carreira não, sinto que subir na [Empresa] é muito pessoal, não está claro o que deve ser feito ou não para o cargo ser atingido, a visão do lado de cá é que não é por eficiência e sim por proximidade/amizade."


Falha na comunicação interna sobre status de programas em desenvolvimento


"Reconhecimento de um bom trabalho significa bonificações, um aumento de salário, um bom salário..... e hoje vejo que a [Empresa] peca com isso. Desenharam o plano de carreira, mas até hoje nada foi implementado, entendo que mto tbm por toda a situação que estamos passando, mas pelo menos poderiam dar um status dessa ação."


Ter um equilíbrio entre o reconhecimento da equipe e o individual

"Acredito que temos muitos momentos de trocas que são fundamentais para valorizarmos e reconhecermos as entregas dos nossos pares, assim como situações individuais em que trocamos via slack algum elogio sobre algo que foi bem feito. Isso é mt bom. "


Humanização do colaborador

"Acredito que sejam! A empresa tem feito um trabalho muito legal nos últimos meses. Lembra de todos os aniversário, trata com carinho e respeito seus colaboradores, promove quem se destaca e está em franco crescimento. Acredito que mais reconhecimentos surgirão."