Muitas empresas possuem um MVV (missão, visão e valores) definidos. Porém, para aproximar conexão deles com os princípios do colaborador é necessário ir além da definição e publicação. Com base nos dados da plataforma da Vaipe identificamos ótimas práticas para levar o MVV para o próximo nível.


  • Mesmo sem ter um MVV definido, a cultura da empresa é forte e percebida pelos colaboradores

Não ter um MVV estruturado não significa que a empresa não tem uma cultura forte. O primeiro passo para fazer a criação de missão, visão e valores corporativos é identificar esses pontos já existentes na cultura.

"Não foi me passado a visão e missão da empresa, antes de responder até procurei no site e perguntei a uma colega do trabalho que também não sabia, gostaria que fosse apresentada, mas percebo na empresa uma enorme força de vontade para crescer, ambiente agradável, busca por constante melhoria e isso combina com os meus desejos e valores."

"A empresa não tem missão, visão e valores escritos, porém a cultura de empresa é totalmente alinhada com meus princípios de vida"

  • O MVV colocado em prática impacta clientes internos e externos

Colocar em prática o que está definido na Missão, Visão e Valores da empresa clareia a visão do cliente e ajuda no direcionamento dos colaboradores.

“Totalmente, passamos a idéia de humanidade em cada interação com o cliente”

"Sim!! Acredito que pode ser exposto de uma forma mais clara para todos pra gente se lembrar disso todos os dias e manter o foco no alinhamento com a empresa."


  • Deixar MVV explícito para ajudar a vivência na prática

Quando a empresa já tem a Missão, visão e valores definidos, deixar essa informação de fácil acesso ao colaborador pode auxiliar na sua manutenção na prática.

"Sinto um pouco de falta de ter esses princípios escritos em algum lugar para que todos pudessem ler, e que também seja falado com mais frequência e clareza!"

"Não temos explicitados quais são, fica no imaginário coletivo!"



  • Ao ver que missão, visão e valores não ficam apenas no papel, a identificação do colaborador com o negócio aumenta.

Usar ações práticas do dia a dia do colaborador para exemplificar MVV (Missão, visão e valores) e como ele mesmo pode aplicá-las na sua rotina. Reconhecer e incentivar trocas de feedbacks baseados nos MVVs.

"Construímos uma grande premissa, mas a empresa não exerce"

"Sinto falta de uma maior vivência no dia a dia da empresa, com exemplos mais práticos do que teóricos"

"Sim, sempre tenho comigo, que a missão e visão e os valores, não é uma frase bonita, e sim precisa ser algo que de forma simples e clara inspira e motiva a todos para um engajamento."



Sentimentos identificados


Missão, visão e valores da empresa não estão claros para o colaborador

"Não tenho uma visão clara sobre: missão, visão e valores da empresa."

"Na verdade, não conheço os da empresa. Isso não está exposto em nenhum lugar."


Valores da empresa alinhados aos valores do colaborador resultam em identificação com o negócio, facilitando retenção.

"Acredito que este seja um grande diferencial da empresa, pois pode fazer parte da cultura. Trabalho aqui porque acredito no que faço"

"Foi um dos motivos cruciais pra decidir vir pra [Empresa]"