A palavra propósito significa objetivo e, quando falamos na vida profissional, é uma das conexões que temos com a empresa na qual trabalhamos. Passamos boa parte do nosso dia trabalhando, por isso, acreditar no objetivo do negócio é algo que nos dá a motivação para acordar de manhã e ir trabalhar.


Quando analisamos as interações e comentários que tivemos nessa semana, conseguimos identificar algumas práticas que facilitam esse entendimento do propósito da empresa.


  • Ter Missão, Visão e Valores definidos pode facilitar o entendimento do propósito

Ter essa estrutura definida e compatível com a realidade da empresa pode ajudar o colaborador a entender qual o objetivo e propósito da empresa.

"Pra mim, o fato de não termos missão, visão e etc, dificulta pra entender onde a empresa quer chegar e deixa impossível eu saber se concordo"

  • Refletir o propósito da empresa nas ações do dia a dia e ser de fácil acesso para todos

A cultura, dinâmica e rotinas da empresa devem ter relação ao propósito geral.

"Mas acho que as vezes vemos exemplos mais na fala do que em ações e atitudes diárias."

"O propósito foi um pouco dificil de encontrar, deveria constar nos sites."

"Com certeza, e são muito claros! Todos eu acho que trabalham na [Empresa] com esse mesmo objetivo, que inclusive vem sendo alcançado da melhor forma, sempre prestando um serviço de extrema qualidade!"

"ter um propósito bem definido é uma das maiores qualidades que vejo na empresa"


  • Definir metas e/ou OKRs com base no propósito

Quando temos definição de metas para as equipes e colaboradores é importante que todas estejam alinhadas ao objetivo geral da empresa.

"Todos nossos OKRs estão alinhados para isso."


  • Liderança ser exemplo do propósito

Ter uma liderança alinhada com o propósito auxilia a compreensão do colaborador.

"Acredito não só no propósito, mas na estratégia de negócio dos nossos lideres, esses webinars onde a liderança nos mostra o objetivo da [Empresa] para o ano e como estamos chegando nos resultados é incrível (e nos engaja cada vez mais), para ser sincero nunca vi em outro lugar uma conexão tão grande dos cabeças com o corpo da empresa."


Sentimentos identificados


Não está claro para os colaboradores qual é o propósito da empresa

"O 'por quê' da [Empresa] ainda não está claro e não acho que as lideranças tem transmitido o core do nosso por quê"


Alinhamento do propósito pessoal com o da empresa  motiva os colaboradores

"Vai além de acreditar, sou fiel à ele. Para mim a real felicidade está nas pessoas, em ajudar e transformar vidas. O propósito da [Empresa] é o meu propósito de vida, só que eu quero ajudar a combater a fome também. Podíamos criar um assignment nesse sentido, né? Reflexão para o futuro."

"Acredito sim e é isso que faz eu acordar para vir trabalhar com muita motivação, eu não estaria aqui se não acretissa no propósito da gente. Podemos só rever os objetivos para alcançarmos nosso propósito. O que acha?"



O propósito aplicado facilita a atração e retenção de colaboradores 

"Isto me mantém na empresa. Acredito que pensar em experiência do cliente é um ganha-ganha num cenário cenário privado e clientes. No geral, empresários e empresas pensam tão somente no lucro. A [Empresa] ajuda a mudar isto. Empresa pode sim e deve pensar no lucro, ela nasceu pra isso! Porém, quando a gente consegue entregar um serviço melhor e ensinar as empresas a pensar mais no cliente, a gente muda esta mentalidade do capitalismo voraz. Especialmente quando conseguimos falar sobre experiência do colaborador aqui no Brasil, país tão flagelado para trabalho e com a mão de obra tão escorraçada e abusada. Isto sim, isto me faz acordar todo dia feliz trabalhando."

"Esse é um ponto sobre o qual constantemente toco sempre que converso com alguém inclusive com meus clientes sobre a vinda para a [Empresa], acreditar no propósito do negócio foi o principal motivo da minha vinda para a empresa."

"Se tem uma coisa que me faz estar aqui é o propósito. Busquei uma empresa que se identificasse com o que eu acredito e cá estou na [Empresa]! <3"

"Inclusive, como esse propósito da [Empresa] conversa com o meu, isso é o que me motiva a estar e me manter aqui."