Um dos pilares que mais impacta no engajamento das empresas é como as pessoas se projetam em relação ao futuro, ou seja, como os objetivos profissionais dela estão alinhados com as oportunidades de crescimento dentro daquela empresa. 


Melhores práticas identificadas

  • Comunicar todas as oportunidades internamente antes ou simultaneamente com a divulgação externa

É importante que as empresas tenham um canal de comunicação claro para divulgação das vagas abertas que estimule a candidatura das pessoas e também a indicação de conhecidos. Vale ressaltar que esta prática é válida mesmo quando há a percepção da liderança de que não haverão colaboradores aptos à aplicação, uma vez que ter o conhecimento das oportunidades permitirá que o colaborador se sinta parte do processo de crescimento da empresa.


Não. “Gentileza informar onde as vagas são publicadas?”

Não. “Eu pelo menos nunca fiquei sabendo de vagas abertas dentro da empresa.”

Não. “Não que eu tenha interesse, mas nunca sabemos as vagas que vão abrir, processo seletivo interno... As vezes     conhecemos pessoas boas de fora e não conseguimos indicar” 

Sim. "A empresa tem uma ótima comunicação de vagas dentro da empresa, e sempre da preferencia para as             pessoas que ja trabalham aqui."

Sim. “Mas nunca são informadas a vagas, deveriam ter uma área para que possamos procurar vagas dentro da empresas”

Sim. “Aqui na [Empresa], as vagas são oferecidas internamente no primeiro momento, só depois ela é exposta para o público externo.”

Sim. “As vagas internas são avisadas pelo slack. Mas acredito que possa ser um ícone na intranet, para ficar mais fácil para pesquisar.”

Sim. “Eu acredito que exista essa oportunidade sim. Mas não ficamos sabendo de todas as vagas abertas.”


  • Ter um processo claro de como os colaboradores podem se aplicar para as vagas

Estruturar e divulgar quais são os critérios para se aplicar para as vagas internas facilita o entendimento dos colaboradores do caminho a ser trilhado. Sempre que possível, envolva as lideranças, compartilhe os processos de recrutamento e seleção e passe feedbacks para todos os candidatos mesmo que negativo.


Não. “Desconheço um processo que me permita saber e me aplicar para novas vagas internas”

Não. “Falta visão clara das vagas em aberto e processo de seleção e/ou regras de mudança”

Não. “Coloquei não, mas na verdade é algo que não sei. Não tenho conhecimento sobre como funcionaria este     processo.”

Não. “O processo para candidatar para outras vagas dentro da empresa não foi repassado para minha pessoa. Desconheço como devo proceder para candidatar a vagas internas.”

Sim. "Acho que sim, mas não faço ideia de como seria isso na prática."

Não. “Já participei de muitos processos seletivos dentro da empresa, nunca recebi sequer uma resposta, mesmo que negativa. Outras pessoas da equipe relatam o mesmo problema.”

Não. “infelzmente não,me candidatei para uma vaga interna, nem se quer me mandaram um email agradecendo o interesse pela vaga. fiquei decepcionada.Aqui nao tem oportunidade de crescimento nenhum.”

  • Fazer a divulgação das movimentações internas


Dar visibilidade às movimentações internas promove o sentimento de que é possível crescer dentro da empresa. Independente da movimentação ser através de plano de carreira, processo seletivo interno ou a partir de avaliação de potencial.

Sim. “sempre vejo movimentações internas”
Sim. “Sou novo na empresa, então não sei ainda sobre estes processos de mudanças internas. Mas acredito que exista sim a oportunidade porque vejo pessoas migrando de departamentos para exercer suas atividades.”
Não. “Não tenho conhecimento sobre as aplicações e não conheço histórias pessoas que realizaram essa migração.”
Sim. "Oportunidades de vagas dentro da empresa representa uma rica possibilidade de novas e ainda mais importantes contribuições para a empresa, além de significar desenvolvimento profissional."
Sim. "Não imaginava, que mesmo com vagas divulgadas externamente, o colaborador possuindo interesses na vaga, haveriam oportunidades de participar do processo seletivo, mas fui surpreendida na última semana. Fiquei muito motivada! Estou com uma expectativa muito grande, pela possibilidade de crescer ainda mais dentro da [Empresa]"

  • Apoio da liderança nas movimentações

Um dos desafios da mudança de mindset para priorizar que as vagas sejam preenchidas internamente é que a liderança muitas vezes arrisca "perder" a pessoa para o mercado ao invés de incentivar que o profissional vá para a outra área. É muito importante que a liderança se posicione como parceira no desenvolvimento do colaborador, que utilize os momentos de feedback para se aprofundar em ambições profissionais que andem junto com o propósito da empresa, e assim, auxiliar no crescimento do time dentro da própria organização.


Não.“Não vejo essa clareza. Acredito que nem todas as lideranças tem o olhar de desenvolvimento de seus liderados atualmente.”

Sim. “Por conta das reuniões 1:1 e de feedbacks, me sinto com a liberdade de me aplicar para outros setores da empresa”

Sim. “Sim. Inclusive, após os feedbacks com meus gestores, expressei minha vontade de integrar uma nova área que está sendo estruturada, que eu entendo que esteja mais alinhado com meu perfil e também com meu desejo de desenvolvimento profissional.”

Sim. “Sim. E o mais incrível do meu gestor, por exemplo, é que ele trabalha e qualifica quem já está no time para possíveis oportunidades.”

Não. “Não temos este processo estabelecido como em outras empresas. Tivemos sim várias movimentações de profissionais entre áreas e atividades, porém muito mais por movimento dos líderes e não espontâneo por parte do colaborador. É um ponto para aprimorarmos.”

Não. “Sim, temos oportunidade, mas depende do coordenador liberar o funcionário entao considero que não.”

Não. “Meu gestor me barrou em.um processo”


Sentimentos identificados

  • Favoritismo


Não. “Não é possível enxergar até onde você pode crescer ou até onde há possibilidades de chegar, ainda mais considerando que determinadas áreas são favoritas pela alta hierarquia da empresa e outras não há a possibilidade de crescimento por parte dos funcionários menores a cargos maiores, porque eles simplesmente não existem.”

Não. “A oportunidade até pode existir (mas dá a sensação) que são para as pessoas já marcadas, porque, as habilidades ligadas a sistemas (que normalmente são desenvolvidas durante o período do cargo) são exigidos, que no cargo atual não são utilizados, ou seja, não se tem experiência ou vivência em determinados sistemas operacionais. E por esse motivo não são selecionados para essas "vagas". Como ter experiência em um tipo de sistema, que atualmente não é necessário, sem ter contato real com esse sistema? Os recrutadores, não verificam a vontade de crescimento do candidato, apenas se ele tem ou não os requisitos necessários, mas a empresa não dá oportunidade de se obter esses requisitos. A pergunta que deveria ser feita, não é o quanto vc sabe, mas o quanto vc quer aprender ou se desenvolver... e infelizmente isso não acontece por aqui!”

Não. “Não existe a menor intenção de promover funcionários que já apresentaram resultados. 

Só existe nomeações informais que algumas pessoas adoram.” 


  • Pouco tempo na empresa


Não. “Pela regra da empresa, ainda não posso me candidatar, pois tenho 8 meses”

Não. “Pelo tempo de empresa ainda não posso me candidatar a outras vagas. Além disso tenho muito carinho pela vaga atual.”

Sim. “Acredito que sim, mas no momento como sou novo tenho foco na execução de minhas atividades.”

Sim. No momento sou novo na empresa, mas espero que em breve eu consiga minha promoção, baseado é claro no meu esforço e dedicação na empresa.”

Não. "Ainda estou iniciando na empresa e neste momento, não vejo a oportunidade de mudar de cargo."