Engajamento é a ligação afetiva do colaborador com a empresa, resultado das experiências passadas que ele teve na organização, seja com colegas ou gestores.  Além disso, é resultado de como a pessoa se sente hoje em relação a perspectivas futuras dentro da organização.

Dados da Vaipe mostram que 42% dos colaboradores estão desengajados na organização. Isso é crítico. Por que? Porque colaboradores engajados são embaixadores da marca, ou seja, vestem a camisa e indicam para outras pessoas virem trabalhar aqui ou até mesmo para potenciais clientes. Outro ponto é a questão de inovação: hoje as empresas têm uma longevidade média de 15 anos. Times que inovam reinventam as empresas para que elas continuem por mais tempo no mercado. Além da questão de entrega: colaboradores engajados são 3x mais comprometidos.

Só melhora quem mensura. Por isso, adotamos o eNPS (employee Net Promoter Score) para mensurar engajamento. Uma pergunta eNPS de resposta 0 a 10 é enviada toda primeira quarta-feira do mês através de um link único e intransferível via e-mail, SMS ou Slack que fica aberto por 48 horas, ou seja, até 09:00 de sexta-feira. Caso o colaborador não responda no primeiro dia, um lembrete é enviado no dia seguinte e é possível alterar a data do envio da pergunta em caso de feriado. 

Essa pergunta é a mesma todo mês: "De 0 a 10, qual a probabilidade de você indicar um familiar ou amigo para trabalhar na sua empresa?" e há um espaço para comentário anônimo e opcional.

É possível filtrar os resultados por departamento, sexo, senioridade ou grupos e há o comparativo de mercado. Os comentários anônimos podem ser respondidos pelo Chat RH e não dá para saber especificamente quem respondeu às perguntas, mas sim qual foi a taxa de adesão.